Febrava 2025 supera expectativa de público e encerra maior edição da história
Balanço prévio aponta crescimento de público em relação à última edição; Evento terminou nesta sexta-feira, 12, sediando a entrega do Prêmio Nelson Baptista, destacando as principais inovações para o futuro do setor
A Febrava 2025 encerrou sua 23ª edição nesta sexta-feira, dia 12, no São Paulo Expo, como a maior de sua história. Em balanço prévio, a organização confirma que a expectativa de receber 28 mil visitantes foi superada. A feira se consolidou como o maior encontro do setor de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e Água (AVACR) da América Latina, apresentando inovações, tecnologias, soluções e novidades para a área, além de promover networking e capacitação profissional de alto nível.
“A Febrava se reafirma como um ponto de encontro estratégico para toda a cadeia do AVACR, conectando indústrias, profissionais, entidades e visitantes qualificados em busca de negócios, oportunidades e troca de conhecimento. Uma análise prévia já nos mostrou que a expectativa de público foi superada”, afirma Tatiana Rassini, gestora da Febrava. O evento reuniu mais de 600 marcas do segmento.
Prêmio Nelson Baptista reconhece destaques do setor
Um dos momentos mais aguardados da programação, que ocorreu no último dia da feira, foi a entrega do Prêmio Nelson Baptista, que chegou à sua 2ª edição em 2025. A iniciativa homenageia o legado do profissional que dedicou mais de 45 anos ao desenvolvimento do setor e à consolidação da Febrava como como a referência da indústria AVACR.
Neste ano, a premiação contemplou três categorias. O vencedor do “Produto Destaque para o Visitante”, que tem voto do público entre os itens da Mostra Selo Inovação, foi o Splitão R32, da Elgin. “Nós trabalhamos bastante no quesito eficiência. Para isso, sempre estudamos o mercado para trazer soluções cada vez mais eficientes, proporcionando economia de energia, o que nos garantiu os nossos prêmios de inovação”, comenta Anderson Bruno, Vice-Presidente da Elgin.
Já na categoria “Destaque na Captura de Leads”, que reconhece o expositor com maior número de contatos coletados via leitura de credenciais durante a feira, o prêmio ficou com a Dufrio. “É a primeira vez que participamos do evento e estamos muito felizes por receber esse prêmio. Dedico essa conquista a todos os clientes e visitantes que prestigiaram o nosso estande. E também a todos os colaboradores da Dufrio, que se dedicaram e se empenharam ao longo desses dias. Esse prêmio é nosso”, celebrou Felipe Freitas, diretor comercial da empresa.
Por fim, Joana Canozzi, diretora de marketing da ABRAVA e Director of Engineering Services South Latin America na Copeland, foi eleita como “Personalidade do Setor”. O prêmio foi recebido por Arnaldo Basile, presidente da Comissão da Febrava na Abrava, entidade parceira do evento e apoiadora da premiação.
Febrava Rio estreia em 2026
Realizada tradicionalmente de forma bienal, a feira chega em 2026 ao Rio de Janeiro, com a primeira edição da Febrava Rio. “Diante de um aquecido mercado de AVACR na América Latina, vimos a oportunidade de atender de forma ainda mais direcionada às demandas da indústria e dos grandes complexos do Rio de Janeiro. É uma aposta que foi, inclusive, muito bem acolhida pelas marcas do setor que presenciaram o sucesso da Febrava 2025. Assim a Febrava passa a acontecer de forma alternada, em São Paulo e no Rio”, continua Tatiana Rassini. Ela explica ainda que as expectativas para o evento são muito positivas. “Menos de dois meses após o lançamento para o mercado, a Febrava Rio já tem mais de 20% dos seus espaços comercializados com grandes marcas”, afirma.
O evento acontecerá no Riocentro, de 6 a 8 de outubro de 2026, com foco na indústria e na gestão de processos, com soluções aplicadas à realidade dos grandes complexos industriais da região.