Febrava 2025 tem abertura com recorde de público e intensa programação no primeiro dia
Evento reúne autoridades, especialistas e empresas com foco em inovação, qualidade do ar e agenda ESG
Febrava 2025 tem abertura com recorde de público e intensa programação no primeiro dia
Evento reúne autoridades, especialistas e empresas com foco em inovação, qualidade do ar e agenda ESG
A 23ª edição da Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e de Águas) começou nesta terça-feira, 9 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Com mais de 600 marcas expositoras e recorde de público já nas primeiras horas, a feira se consolidou como o maior encontro do setor AVACR da América Latina.
A gestora da Febrava, Tatiana Rassini, ressaltou a dimensão alcançada pelo evento já em seu primeiro dia. “Com poucas horas, já foi possível identificar que seria o melhor primeiro dia da história da Febrava. O público, os debates e o interesse do mercado superaram todas as expectativas e mostram a força deste setor para o futuro da economia e da sustentabilidade no Brasil”, afirmou.
A abertura da feira foi marcada por uma cerimônia que reuniu autoridades, lideranças setoriais e representantes do poder público. Márcio Alves, diretor de Portfólio da RX Brasil, destacou o crescimento da feira em relação à edição anterior, com aumento de 25% na área de exposição e 20% no credenciamento de visitantes. “Esses números refletem a potência e a relevância do setor. Convido a todos a aproveitarem cada momento dessa jornada, a compartilhar conhecimento e a fortalecerem as relações que impulsionam o nosso mercado”, afirmou.
O Secretário de Mudanças Climáticas de São Paulo, José Renato Nalini, ressaltou a importância do setor frente aos desafios urbanos e climáticos da maior cidade do país. “A Febrava converge exatamente com a política municipal. A descarbonização, a redução da emissão de gases, a eficiência energética e a segurança alimentar não são apenas questões ecológicas, mas de saúde. Não só o planeta corre riscos, mas a humanidade também.”
Para Leonardo Cozac, presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), o setor AVACR vive um momento estratégico, com crescimento acima da média da economia nacional. “O faturamento médio das empresas do setor cresceu 6,9% no segundo trimestre de 2025 em relação ao ano anterior e a projeção é que encerre o ano com alta de 13,1%. O setor está presente em hospitais, escolas, mercados, indústrias, shoppings, aeroportos e lares brasileiros, e garante saúde e segurança alimentar, conforto térmico, eficiência energética e competitividade para toda a economia nacional. Não se trata apenas de conforto, mas de um setor vital para o desenvolvimento sustentável do país”, comentou.
A cerimônia contou ainda com a presença de Pedro Evangelinos (Sindratar-SP), Humberto Barbato e Cláudio Lorenzetti (ABINEE), além de Mariana Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, representando o governador Tarcísio Freitas.
Programação
Entre as novidades desta edição, as arenas de conteúdo do Water Treatment Expo (WTE) e do Smart Heat Expo (SHE) receberam um público engajado para bate-papos com especialistas. Juliano Benetti, da Tholz Wellness Evolution, falou sobre como simplificar a instalação e a manutenção de sistemas de aquecimento de água residenciais. Na sequência, Marcus Vinicius Nicolosi Libanori, da Oilon do Brasil, destacou soluções para o aquecimento descarbonizado. O dia foi encerrado com a palestra de Fernando Zago, CEO da Zago Consultoria, sobre energia limpa, ESG e sustentabilidade como motores de crescimento e lucro para as empresas.
A programação técnica também foi um dos destaques do dia. A Ilha Senai abriu a agenda de conteúdos com a palestra “Jornada de Descarbonização” e promoveu debates sobre qualidade do ar interno, bombas de calor, transição para fluidos de baixo GWP e tecnologia VRF de recuperação de calor.
A Febrava segue até sexta-feira, 12 de setembro, com palestras, arenas de conteúdo, lançamentos e debates sobre os principais temas do setor. A expectativa é que mais de 28 mil pessoas passem pelo evento.