Devido à pandemia do Covid-19, as feiras agropecuárias tiveram que se reinventar, migrando para ambientes digitais, como é o caso da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), tradicionalmente realizada em Palmas pelo governo local. Neste ano, a Agrotins 2020 100% Digital será visitada de 27 a 29 de maio totalmente por meio de uma plataforma on-line, com expositores, cursos, workshops, seminários e palestras ao vivo sobre as principais novidades em serviços, produtos e tecnologias para o campo. A Embrapa Cerrados (DF) estará presente com palestra e na vitrine virtual de tecnologias da Embrapa que contribuem para um Cerrado Sustentável, tema desta edição da feira – acesse a página temática criada pela Embrapa.
No dia 28 (quinta-feira), das 14h às 14h30, o pesquisador Felipe Ribeiro vai falar, ao vivo, sobre o tema Coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes de espécies do cerrado. Segundo Ribeiro, considerando a tendência atual, a conservação dos recursos naturais exigirá, cada vez mais, não apenas a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, mas também a recuperação do que já foi perdido.
“A recuperação de áreas alteradas demanda semeadura direta e mesmo plantios de mudas nativas, o que não é possível sem a obtenção de sementes. Sendo assim, abordaremos a importância, as informações disponíveis e as perspectivas futuras na coleta, no beneficiamento e no armazenamento de sementes do Bioma Cerrado para o Programa de Regularização Ambiental (PRA) dos estados”, anuncia.
Vitrine virtual de tecnologias
Nesta edição da Agrotins, os estandes e plots físicos darão lugar à internet para a apresentação das novidades para o agricultor. Na página temática sobre a participação da Embrapa, além da programação de transmissões ao vivo, das publicações que podem ser baixadas gratuitamente, de conteúdos multimídia e de notícias, são apresentadas as soluções tecnológicas da Empresa voltadas ao público do evento. A Embrapa Cerrados apresentará cultivares e sistemas de produção desenvolvidos e adaptados para o Bioma Cerrado.
Serão apresentadas as cultivares de mandioca de mesa de polpa amarela (BRS 399) e de polpa rosada (BRS 400 e BRS 401); de soja convencionais (BRS 7980 e BRS 8381) e transgênicas (BRS 7380RR, BRS 8781RR, BRS 8980IPRO e BRS 9180IPRO); de maracujás azedos (BRS Gigante Amarelo, BRS Rubi do Cerrado e BRS Sol do Cerrado), silvestres (BRS Pérola do Cerrado e BRS Sertão Forte) e doce (BRS Mel do Cerrado); além de diferentes espécies forrageiras: BRS Paiaguás, BRS Zuri, BRS Tamani, BRS Quênia, BRS RB331 Ypiporã, BRS Mandarim e BRS Bela.
O centro de pesquisas vai também destacar os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o sistema de Integração Lavoura-Pecuária Boi Safrinha.
Assista ao vídeo de divulgação oficial da Agrotins 2020 100% Digital.
Acesse a matéria: https://www.embrapa.br/cerrados/busca-de-noticias/-/noticia/52728463/pela-internet-embrapa-cerrados-apresenta-tecnologias-sustentaveis-na-agrotins-2020-100-digital?mailing
(Fonte:Assessoria de imprensa)