Ferramenta usada, Bosch zerada: Programa Renovar dá descontos na troca de produtos e fortalece economia circular
- Mais de 10 mil ferramentas usadas já foram trocadas, apenas em 2025, reforçando conceito da logística reversa
- Ao entregar seu produto usado, cliente recebe desconto na compra de uma ferramenta elétrica nova da Bosch
- Sucesso no Brasil, ação deve iniciar em breve no Chile e México

Imagine a possibilidade de descartar adequadamente um produto usado e, de quebra, ganhar um desconto na compra de um novo? É exatamente essa a premissa do Programa Renovar, uma parceria entre a Bosch América Latina e a Green Eletron. A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade, pois além de trazer economia para o “bolso” do consumidor, contribui para a destinação correta dos materiais.
“Essa é uma ação que vem ganhando cada vez mais espaço. E os dados comprovam o sucesso desse projeto, de janeiro a agosto de 2025, já recolhemos mais de 10 mil ferramentas usadas. É o verdadeiro “ganha-ganha”, onde todos os envolvidos são impactados positivamente, a indústria, os distribuidores, o cliente e, claro, o nosso planeta”, afirma Raquel Rizoli, Gerente de Marketing de Ferramentas Elétricas da Bosch no Brasil.

Destinação correta
Desde 2019, a parceira da Bosch neste programa é a Green Eletron, uma das referências em inovação sustentável no país. A entidade sem fins lucrativos, com atuação em todo o Brasil, utiliza a logística reversa, para coletar e direcionar as ferramentas elétricas para um processo de reaproveitamento. Assim, é possível reduzir a extração de novos recursos, com a reciclagem dos materiais coletados. Desde 2016, a organização já recolheu mais de 20 mil toneladas de lixo eletrônico em 373 municípios.
Como funciona?
A dinâmica é simples: o cliente entrega uma ferramenta usada, em bom ou mau estado, de qualquer marca, e pode levar uma Bosch nova com desconto fixo por categoria. Os valores podem chegar até R$150 dependendo do modelo a ser adquirido. A ação ocorre em todo o Brasil, por isso a recomendação é buscar no site oficial do programa qual o estabelecimento mais próximo que faça parte da ação.
Expansão para América Latina
O programa Renovar está rompendo as fronteiras nacionais. A iniciativa que já faz sucesso no Brasil, deve chegar em outros países. A expectativa é que México e Chile também possam fazer parte dessa ação ainda este ano.
“Esse é um passo importante para reafirmar o compromisso da marca Bosch com a sustentabilidade e com o uso consciente dos materiais. Continuaremos investindo em inovação e em iniciativas que gerem valor para nossos clientes e para o futuro das próximas gerações”, reafirma Rizoli.
Economia circular em alta
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) reforça essa tendência no setor. O levantamento, que ouviu quase 2.000 empresas de vários segmentos, aponta que 6 em cada 10 companhias brasileiras adotam práticas de economia circular. Entre os principais benefícios percebidos estão a redução de custos, o fortalecimento da imagem corporativa e o estímulo à inovação.