Fertilizantes funcionais garantem redução de perdas na agricultura

Fertilizantes funcionais garantem redução de perdas na agricultura

Da pesquisa aos campos comerciais, lavouras têm ganho médio de 12,7% nas perdas ocasionadas por adversidades climáticas

Fertilizantes funcionais garantem redução de perdas na agricultura

Dados das últimas quatro safras revelam que a tecnologia de fertilizantes funcionais tem garantido incremento de produtividade com redução de perdas nas lavouras de soja, milho, trigo, café, batata e tomate, especialmente em ambientes com adversidades climáticas. Os campos testados revelam desempenho positivo com ganho médio de produtividade de 12,7%.

Conduzidos por universidades e centros de pesquisa nas principais regiões produtoras do país, os experimentos atestam a mitigação de perdas em lavouras submetidas a situações de estresse climático. O fenômeno é associado por exemplo aos veranicos e às altas temperaturas.

O rendimento superior foi comprovado a partir de resultados obtidos em mais de 30 áreas de validação, cultivadas nas safras 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25. As pesquisas foram realizadas em parceria com a UNESP – Universidade Estadual Paulista, UFV – Universidade Federal de Viçosa, Fundação ABC, Fundação MT, Fundação MS e UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas.

A performance verificada se deve ao estímulo provocado nas plantas para maior produção de raízes, teor de clorofila, eficiência da fotossíntese e produção de enzimas que respondem ao estresse, mantendo maior desenvolvimento e produtividade mesmo em condições climáticas desfavoráveis. O ganho está na maior resiliência fisiológica das plantas, principal diferencial dos fertilizantes funcionais, explica Mário Cunha, engenheiro agrônomo Diretor de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da Unity Agro.

Ele destaca que os resultados obtidos nas pesquisas cientificas também se comprovam a campo. Cunha apresenta dados da safra 2024/25, do acompanhamento de 15 lavouras de diferentes cooperados Coamo, a maior cooperativa da América Latina, onde o uso do Agrosix, fertilizante funcional derivado do xisto, foi de 66,1 sc/ha. Nas demais áreas ficou em 61,9 sc/ha.

O engenheiro agrônomo Leori Hermann, CEO da Unity Agro, explica que a tecnologia dos fertilizantes funcionais possibilita reduzir os prejuízos econômicos causados pelas adversidades climáticas. Atualmente essas perdas, somadas ao desperdício de alimentos no mundo supera 1 trilhão de dólares por ano.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades