Financiado pelo BNDES, trecho do Rodoanel entre a Dutra e a Fernão Dias é entregue em SP
- Ligação faz parte do trecho Norte do anel viário paulista, obra que conta com financiamento de R$ 1,35 bi do BNDES ao Estado e contrapartida de R$ 2 bi da concessionária
Financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a primeira parte do trecho norte do Rodoanel Mário Covas, na Região Metropolitana de São Paulo, foi entregue nesta segunda-feira, 22, e entra em operação nesta terça-feira, 23. O trecho de 24 km que será liberado ao tráfego liga as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com três faixas de rolamento em cada pista, quatro túneis que somam 2 km de extensão, e obras de arte especiais, como pontes e viadutos.
O trecho Norte do Rodoanel tem investimento total de aproximadamente R$ 3,4 bilhões — sendo R$ 1,35 bilhão aportado pelo Estado de São Paulo, com financiamento do BNDES, e R$ 2 bilhões pela concessionária Via SP Serra, do Grupo Via Appia, que executa as obras. Ao longo do período de execução, serão gerados 10 mil empregos diretos e indiretos.
Ao todo, o trecho Norte terá 44 km de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá. Os 20 km restantes, que seguirão até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, têm entrega prevista para o segundo semestre de 2026.

Mercadante participa da cerimônia de entrega da primeira parte do trecho Norte do Rodoanel
Foto: Nicola Labate/BNDES
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância da cooperação entre os entes públicos para avançar nas entregas à população. “Um terço desta obra é financiamento do BNDES, porque o presidente não olha quem é o governador, ele olha o Estado, a população e fala: ‘Vamos trabalhar’”, disse. “Este Rodoanel se chama Mário Covas, uma pessoa que foi perseguida pela ditadura, que foi cassada, que voltou para a vida pública e sempre teve muita dignidade. Quero honrar a memória dele e dizer que precisamos de pessoas públicas que tenham compromisso com a democracia, com o Estado de Direito, com a liberdade, porque isso é fundamental para o desenvolvimento do país”.

Vantagens – A abertura do trecho melhora o fluxo viário, reduz congestionamentos e retira os veículos pesados das marginais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a redução do tempo de viagem. A expectativa é de que cerca de 40 mil veículos utilizem diariamente o novo trecho, mais da metade deles caminhões e carretas.
O trecho contará com uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no quilômetro 135, equipada com estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso, centro de controle de operações no quilômetro 156 e com posto da Polícia Militar Rodoviária. Para preservar a biodiversidade, foram construídas quatro passagens subterrâneas de fauna com monitoramento, reduzindo os atropelamentos dos animais silvestres abrigados na região.
Com informações da Agência SP






