Fórum AtivaCred Amazônia reúne 260 participantes em Breves, no Pará
3ª edição do evento realizado pelo Instituto Conexões Sustentáveis contou com 30 organizações parceiras para fomentar a ativação de crédito rural na região
A 3ª edição do Fórum AtivaCred Amazônia, realizado na última quinta-feira (24) pelo Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus, reuniu 261 participantes no município de Breves, no estado do Pará. Produtores locais tiveram acesso a atendimentos, mutirão de atualização documental, suporte técnico para facilitar o acesso às linhas de crédito rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), por intermédio de 30 organizações parceiras.
A programação do Fórum AtivaCred Amazônia contou com palestras sobre diferentes temas, além de oficinas sobre educação financeira, cooperativismo e associativismo, práticas produtivas sustentáveis e mercados institucionais. Representantes das instituições parceiras realizaram, ainda, a visita técnica no Centro de Referência Manejaí, unidade Breves.
Para Joercir Miranda, um dos agricultores rurais participantes do evento, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar foi uma das atividades mais importantes da programação, que contou com análise do Cadastro Ambiental Rural, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA), atendimento bancário, orientações sobre acesso ao cadastro socioprodutivo, oficinas práticas, além da Feira de Saberes e Sabores, com exposição de produtos locais. “Eu creio que, não só eu, como todas as pessoas que estiveram aqui vão sair com esse documento na mão, e esse já é um grande passo para o desenvolvimento do nosso trabalho”, declarou.
O coordenador do programa da rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus, Renan Matias, destacou que o encontro promoveu um diálogo importante sobre formação técnica e inclusão socioprodutiva, com destaque para a ampliação da Rede de Ativadores de Crédito na promoção do acesso ao PRONAF e outras políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A Conexsus tem esse olhar de fortalecimento dos negócios comunitários com estratégias de diálogo e integração de políticas públicas”, ressaltou.
João Valadares, gerente da área de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Banco do Brasil, comentou sobre a importância da participação da instituição no evento. “Estamos muito felizes em participar, mais uma vez, junto à Conexsus, do terceiro fórum de ativação de crédito da Amazônia. Podemos trazer um pouco do nosso trabalho e do nosso conhecimento em linhas de crédito para os negócios comunitários do Marajó”, disse.
Para Joercir Moreira, um dos produtores locais participantes do evento, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar foi uma das atividades mais importantes da programação, que contou com análise do Cadastro Ambiental Rural, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA), atendimento bancário, orientações sobre acesso ao cadastro socioprodutivo, oficinas práticas, além da Feira de Saberes e Sabores, com exposição de produtos locais. “Eu creio que, não só eu, como todas as pessoas que estiveram aqui vão sair com esse documento na mão, e esse já é um grande passo para o desenvolvimento do nosso trabalho”, declarou.
Fotos: Acervo Conexsus