FPT INNOVATION DAY 2025 DISCUTE DESCARBONIZAÇÃO E CONECTIVIDADE
Encontro de inovação da FPT Industrial abordou evolução dos combustíveis alternativos na América Latina, reforçando a estratégia multienergia da marca, e cases de telemetria
Com foco em inovação, a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, promove anualmente o FPT Innovation Day, evento que dissemina conhecimento, networking e interação para o desenvolvimento do motor do futuro. Em 2025, o público formado por startups, acadêmicos e parceiros se reuniu em Belo Horizonte para debater tendências em descarbonização e conectividade.
Nesta 4ª edição, o evento focou em dois grandes painéis: o primeiro abordou os caminhos para Descarbonização na América Latina, mostrando os desafios e oportunidades do uso do Etanol, Biometano e Hidrogênio, com apresentações de cases onde a FPT Industrial tem atuado em parceria com clientes e universidades. No segundo painel o foco foi a Digitalização, aprofundando os temas Ciência de Dados, Redes Neurais e Segurança Cibernética, aplicados em casos reais de Telemetria da FPT Industrial e da IVECO.
Na América Latina, a FPT Industrial considera o grande potencial em biocombustíveis da região. Globalmente, a marca também se comprometeu por meio de eletrificação e a pesquisa em tecnologias como células de combustível e motores a diesel cada vez mais eficientes. “Temos um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. O futuro do powertrain passa por combustíveis alternativos, que se complementarão de acordo com a missão”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PIONEIRAS
Em agosto de 2025, a FPT Industrial iniciou a produção de motores a gás natural e biometano na planta de Córdoba, na Argentina. Os motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG atendem ao padrão PROCONVE P8/Euro VI, adotado no Brasil, e são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas, reforçando o protagonismo da marca na transição energética da América Latina.
Durante a Agrishow 2025, a marca também revelou o motor conceito N67 Etanol. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a CNH, reúne a eficiência do mesmo tipo de combustível para diferentes máquinas agrupadas na colheita de cana-de-açúcar.
“Ambas as tecnologias, com motores Ciclo Otto, contribuem para a redução de emissões, com menor ruído de funcionamento e o desempenho equivalente ao de motores diesel”, explica Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina. “Não existe uma única solução de descarbonização. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região”.