Fumacense Alimentos investe em ampliação de Estação de Tratamento de Água

Fumacense Alimentos investe em ampliação de Estação de Tratamento de Água

Fumacense Alimentos investe em ampliação de Estação de Tratamento de Água

Fumacense Alimentos investe em ampliação de Estação de Tratamento de Água
Equipamento visa reduzir agentes poluidores presentes no recurso hídrico, operando de maneira sustentável nos processos da indústria

Preservar e cuidar da água é uma ação que ajuda tanto o meio ambiente, quanto os seres humanos que consomem este bem natural todos os dias. Nesse cenário, com o intuito de manuseá-la de maneira ainda mais sustentável nos processos internos, a Fumacense Alimentos investiu na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da sua unidade matriz, em Morro da Fumaça (SC). O recurso hídrico, além de estar presente no abastecimento doméstico, também é utilizado na indústria catarinense ao longo do processo de parboilização e na geração de energia.

Com capacidade de tratar 50m³/h de água, a instalação no parque fabril tem a característica principal de pegar a água do lago próprio da empresa e tratar o líquido para que fique limpo, puro e isento de micro-organismos. Desta maneira, evita a contaminação por resíduos sólidos sedimentares, matéria orgânica e agentes biológicos, como algas, bactérias e fungos. É por este motivo, que o equipamento visa a redução de agentes poluidores, ajudando o ecossistema e a saúde pública.

“Ao possuir esta estação, temos benefícios econômicos e ambientais, pois por meio do seu próprio tratamento conseguimos evitar o desperdício da água e, consequentemente, aumentar os ciclos de concentração dos equipamentos na geração de energia. Além de ser aplicada no processo de parboilização do arroz”, explica o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza.

Funcionamento da ETA

Para melhorar o processo de absorção da água, a empresa conta com um lago para armazenamento e reutilização. Da mesma forma que ela é tratada para os domicílios, acontece também na indústria. Nesse contexto, a estação de tratamento abrange as seguintes etapas para a limpeza: coagulação, floculação, decantação e purificação por meio de filtros. Tudo para remover as impurezas, com a ajuda de agentes químicos que regulam o potencial hidrogeniônico (Ph) da água.

Após passar por estes ciclos, o recurso hídrico está pronto para ser usado no processo de geração de energia para a caldeira, nos sistemas de resfriamento a vapor e na parboilização do arroz. “Essa prática da Fumacense Alimentos, além de ajudar no processo produtivo, é uma ação sustentável, pois reaproveitamos o recurso natural do lago, que provém das chuvas, para utilizar na indústria. Desta forma, conseguimos reduzir o impacto ambiental e aprimorar ainda mais a qualidade dos nossos grãos”, enfatiza Tezza.

Fumacense Alimentos investe em ampliação de Estação de Tratamento de Água

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!