Fundepag fomenta estratégias para aumentar competitividade de produtos agro no mercado global
Debates baseados em comprovação técnica, certificação e governança fortalecem a confiança de compradores e consumidores
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) segue fomentando discussões sobre como a convergência entre tecnologia, métricas e governança se apresenta como um estímulo à cadeia agrícola, com o objetivo de oferecer mais garantias de sustentabilidade ao mercado global de produtos agro e aos consumidores finais. Análises realizadas pela entidade indicam que o registro de dados e a comprovação técnica dos processos produtivos são essenciais para validar o impacto ambiental e a origem das mercadorias.

A estruturação desses indicadores é debatida pela Fundepag a partir da perspectiva de representantes das áreas de tecnologia e certificação. As discussões avaliam como alianças entre consultorias especializadas e sistemas digitais contribuem para preparar o setor frente às exigências de mercados internacionais. Segundo o líder de novos negócios da Fundepag, Denys Biaggi, a aplicação de normas e o monitoramento de resultados moldam a produção agrícola com valor agregado para a comercialização.
“O alinhamento entre soluções digitais, indicadores de desempenho e modelos de gestão é fundamental para assegurar que produtor, indústria e consumidor confiem tanto nos resultados quanto no impacto ambiental da produção agro”, afirma Biaggi.
Agronegócio competitivo e sustentável

O consultor da Fundepag, Fernando Naufal, cita práticas voltadas à recuperação do solo e à mensuração de carbono, destacando caminhos como o uso de biochar e o atendimento a requisitos regulatórios que conectam o campo a compradores dispostos a remunerar a preservação ambiental.
“Trata-se de uma relação de boas práticas agrícolas e mercado. A regeneração baseada em dados e comprovação técnica conecta o produtor a compradores que remuneram a sustentabilidade e fortalecem as relações comerciais”, declarou.
Especialistas destacam que a infraestrutura tecnológica necessária para viabilizar essa conexão entre produção e consumo também merece atenção. Soluções voltadas ao registro de origem, qualidade e às condições de transporte dos produtos contribuem para a construção de sistemas de rastreabilidade ao longo de toda a cadeia, favorecendo a comercialização.
Também é ressaltada a importância das auditorias e do reconhecimento internacional de normas de qualidade. A conformidade com padrões técnicos é apontada como fator determinante para o acesso a mercados com critérios rigorosos de seleção. A transparência e a conformidade são instrumentos estratégicos para ganho competitivo e para a construção de confiança junto ao consumidor.
Biaggi pontua que a ampliação da escala do agronegócio está diretamente associada à integração entre digitalização e certificação. “A convergência desses elementos contribui para a redução de perdas, a prevenção de fraudes e o fortalecimento da governança baseada em evidências técnicas, ampliando a segurança na aquisição de produtos de origem rural e favorecendo competitividade na hora de sua comercialização”, conclui o líder de novos negócios da Fundepag.
Mais informações: https://portal.






