Garantia estendida da Atlas Copco reduz custos e impactos ambientais
Programa mitiga paradas não programadas, aumentando a disponibilidade do equipamento
Estudos realizados pela Atlas Copco apontam que a adoção de garantias estendidas, em conjunto com peças genuínas em equipamentos industriais, pode reduzir em até 20% o custo total de manutenção e diminuir significativamente a ocorrência de paradas não programadas. Essas práticas preventivas garantem um melhor desempenho dos componentes, resultando em até 14% de redução no consumo de combustível. Esse menor consumo, viabilizado especialmente pela eficiência das peças genuínas, favorece a redução das emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida dos equipamentos.
No Brasil, a Atlas Copco reforça os benefícios da garantia estendida para os clientes. Embora esse serviço já faça parte do portfólio da empresa, o que chama a atenção do mercado são os resultados práticos que o programa traz para as operações, possibilitando uma economia significativa de recursos, a maior previsibilidade relacionada ao custo de propriedade dos equipamentos e redução dos impactos ambientais.
De acordo com o assistente de Venda de Peças, André Luiz Santana, clientes que adotam a Garantia Estendida, em conjunto com o Plano de Peças, observam uma queda expressiva nos custos de reparo, uma vez que o programa prevê revisões periódicas, que evitam problemas graves, e paradas não programadas. Ele explica que, com o programa da fabricante, o cliente já sabe os custos de manutenção previstos para todo o ciclo de vida do equipamento.
As manutenções preventivas são planejadas de forma estruturada, eliminando a necessidade de intervenções de última hora, além de gerenciar a disponibilidade de peças em todo o ciclo de vida do equipamento e disponibilidade dos profissionais técnicos para execução dos serviços. “O cliente não precisa ter em estoque todas as peças. Nós também assumimos essa gestão de estoque quando ele opta pela Garantia Estendida e pelo Plano de Peças, que vai contemplar os itens de reposição durante o período contratado pelo cliente”, explica Santana.
Além do aspecto financeiro, ele destaca que a Garantia Estendida impacta positivamente o meio ambiente. Com o uso de peças originais e a realização de revisões regulares, prolonga-se a vida útil dos equipamentos e diminui-se a geração de resíduos. Na prática, isso também representa menor consumo de energia e, consequentemente, redução das emissões de CO2. Alguns clientes, segundo Santana, relatam uma diminuição significativa no descarte de componentes ao longo dos ciclos de manutenção, comprovando que a decisão de investir nesse contrato pode ser um passo importante para tornar as operações mais sustentáveis.
A Atlas Copco também disponibiliza outras soluções que complementam a Garantia Estendida, proporcionando um pacote ainda mais abrangente de suporte e serviços. Entre eles, destacam-se o Power Connect, que centraliza informações, facilita o acesso a dados técnicos dos equipamentos e traz um histórico dos serviços realizados no equipamento, e o FleetLink, um sistema de conectividade projetado para proporcionar aos clientes o controle sobre o desempenho, localização e informações em tempo real e a eficiência das frotas de equipamentos. Segundo Santana, esses programas são fundamentais para otimizar a gestão dos ativos, reduzir paradas não planejadas e garantir maior sustentabilidade nos processos industriais.
Para saber mais sobre a Garantia Estendida e conhecer outros casos de sucesso, visite o site oficial da Atlas Copco