Entenda agora as principais diferenças entre os tipos de fornecimento de energia e saiba como escolher o gerador ideal para suas necessidades!
Geradores são equipamentos que têm a função de transformar a energia mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza em energia elétrica. Os geradores podem fornecer energia em três sistemas diferentes: monofásicos, bifásicos e trifásicos. Os sistemas de fornecimento de energia são definidos pela concessionária de energia, de acordo com a potência consumida pela instalação. Para cada sistema existem geradores compatíveis para fornecimento de energia. Conheça-os abaixo:
Geradores monofásicos
A característica do sistema monofásico é sua composição de 2 fios: um fio de fase e um fio de neutro. Esse sistema permite o fornecimento de apenas um valor tensão para carga, que é medida pelo diferencial de potencial entre a fase e o neutro.
Geradores bifásicos
A característica principal do sistema bifásico é sua composição de 3 fios: dois fios de fase e um fio de neutro. Esse sistema permite o fornecimento de dois valores de tensão para carga, que é medida pelo diferencial de potencial entre a fase e o neutro e pelo diferencial de potencial entre as duas fases. No sistema bifásico, a relação de tensão entre fase e neutro corresponde a 50% da tensão de fase. Esse sistema pode ser utilizado sem neutro acessível.
Geradores trifásicos
Normalmente, o sistema trifásico é composto de quatro fios: três fases e um neutro. Esse sistema também permite o fornecimento de dois valores de tensão para carga, que é medida pelo diferencial de potencial entre a fase e o neutro e pelo diferencial de potencial entre as três fases. No sistema trifásico, a relação de tensão entre fase e neutro corresponde a 57,73% da tensão de fase. Esse sistema pode ser utilizado sem neutro acessível.
O sistema trifásico possui três tensões defasadas de 120° entre si. Esse gerador é composto por três enrolamentos denominados fases, posicionados de modo que a tensão induzida em cada fase esteja atrasada 120° em relação a uma e adiantada em 120° em relação à outra fase. Se as três tensões possuem a mesma amplitude o gerador está balanceado.
A maior parte da energia elétrica distribuída pelo mundo é feita através do sistema trifásico, visto que ele oferece uma série de vantagens em relação aos demais. Algumas delas são:
- Corrente de linha menor, permitindo uso de condutores de menor diâmetro na instalação (carga);
- Gerador trifásico permite alteração de tensão através de configuração das bobinas;
- Componentes trifásicos possuem menores dimensões construtivas se comparados a sistemas monofásicos de potência equivalente;
- Permite alimentar cargas monofásicas.
Escolhendo o Gerador ideal
Uma vez que se define a tensão de trabalho que será necessária, é preciso calcular a potência consumida pela instalação (carga) para realizar o dimensionamento correto do alternador do grupo gerador. Os sistemas de fornecimento de energia podem ser definidos de acordo com o sistema fornecido pela concessionária de energia ou de acordo com uma carga (equipamento) específico.
Seja qual for o seu negócio ou a sua necessidade, saiba que a YANMAR tem o gerador ideal que atende suas demandas, com tecnologia japonesa inovadora para que você nunca fique na mão!
Conheça nossos modelos acessando o link abaixo e consulte nossa revenda autorizada para te ajudar a encontrar o modelo ideal para você.
bit.ly/GeradoresYanmar
(Fonte: Assessoria de imprensa)