Governo de São Paulo lança curso EaD gratuito para capacitar municípios em adaptação às mudanças climáticas

Governo de São Paulo lança curso EaD gratuito para capacitar municípios em adaptação às mudanças climáticas

Iniciativa do Instituto de Pesquisas Ambientais visa fortalecer a resiliência municipal diante dos impactos da mudança do clima e serve de base para política nacional

Governo de São Paulo lança curso EaD gratuito para capacitar municípios em adaptação às mudanças climáticas

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) — agência alemã de cooperação técnica voltada ao desenvolvimento sustentável e à proteção ambiental — e Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, lança a trilha de aprendizagem em Ensino a Distância (EaD) “Como Elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima”. Disponível gratuitamente na plataforma da Escola Virtual de Governo, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a iniciativa visa apoiar gestores públicos de todo o país na construção de estratégias locais de adaptação frente às mudanças climáticas.

Na prática, a formação vai ampliar o número de municípios preparados para enfrentar eventos climáticos extremos. Os gestores terão acesso a conteúdos e ferramentas para elaborar planos de adaptação, obter certificação oficial e, no caso de São Paulo, conquistar pontuação extra no Programa Município Verde Azul (PMVA) a partir de 2025. Isso significa mais cidades capacitadas para reduzir riscos, proteger populações vulneráveis e orientar investimentos públicos de forma segura e sustentável.

O conteúdo é voltado a gestores e técnicos das administrações municipais, profissionais de consórcios intermunicipais, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências metropolitanas e demais atores envolvidos em políticas públicas territoriais, ambientais e climáticas. Embora disponível para todos os municípios brasileiros, a iniciativa dá ênfase especial ao estado de São Paulo. A partir de 2025, o Programa Município Verde Azul (PMVA) — de incentivo à sustentabilidade nos municípios do estado — passará a pontuar as prefeituras que elaborarem seus planos de adaptação às mudanças climáticas e realizarem mapeamentos de risco. A expectativa é ampliar significativamente o número de cidades capacitadas e engajadas.

O projeto elaborou conteúdos, metodologias, mapas de vulnerabilidade e um ambiente virtual para análise de dados climáticos e socioambientais. O EaD é composto por cinco cursos autoinstrucionais e modulares. A formação aborda temas que vão desde a formação da governança, o diagnóstico territorial e análise de risco até a implementação, monitoramento e comunicação de resultados. A carga horária total é de 51 horas. Cada módulo oferece certificação individual, e os participantes que concluírem todos os cursos também recebem um certificado da trilha completa. A capacitação é gratuita, aberta a qualquer interessado e pode ser realizada no ritmo do aluno.

A iniciativa resulta da experiência acumulada no Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR), coordenado pelo IPA entre 2020 e 2022, com participação de equipes técnicas da Semil e da Defesa Civil do Estado de São Paulo. “A formação EaD é resultado da experiência bem-sucedida do PMPR e agora serve de base para a iniciativa nacional AdaptaCidades, promovida pelo MMA no âmbito do Programa Cidades Verdes Resilientes”, destaca Marco Aurélio Nalon, diretor do IPA.

Cidades resilientes são aquelas que desenvolvem a capacidade de resistir, absorver, se adaptar e se recuperar dos efeitos de eventos extremos — como enchentes, secas, deslizamentos e ondas de calor — preservando vidas, infraestrutura e serviços essenciais. Essa resiliência exige planejamento urbano sustentável, participação social, gestão de riscos e ações baseadas em evidências.“Com essa capacitação, os municípios estarão mais preparados para proteger suas populações mais vulnerabilizadas, patrimônios e ecossistemas frente à mudança do clima”, reforça Jussara Carvalho, assessora técnica do IPA.

O curso está alinhado à Lei nº 14.904/2024, que define as diretrizes para elaboração de Planos de Adaptação Climática para os três níveis de governo, ao Plano Nacional do Clima Adaptação e ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (Pearc). Este último foi criado para organizar e orientar medidas de adaptação no estado de São Paulo, estruturado em sete eixos: cinco temáticos (biodiversidade; saúde única; segurança alimentar e nutricional; segurança hídrica; zona costeira), um transversal (justiça climática) e um estruturante (infraestrutura). O Pearc tem horizonte de 10 anos, com ciclos de três anos, permitindo ajustes progressivos a partir do monitoramento contínuo dos resultados.

Assim, a capacitação oferecida cumpre papel fundamental ao conectar a estratégia estadual com a ação local. A trilha de cursos está disponível na Escola Virtual de Governo, com inscrições gratuitas. Após a matrícula, o participante pode iniciar as atividades imediatamente. A emissão dos certificados é feita pela própria plataforma, na Secretaria Virtual da ENAP: Link.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades