Governo de SP e UFSCar abrem inscrições para turma 2026 do mestrado profissional em Conservação da Fauna
Inscrições vão de 15 de dezembro de 2025 a 20 de fevereiro de 2026; curso tem áreas de Biologia e Genética da Conservação e Gestão e Manejo da Fauna

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau), curso de Mestrado Profissional oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O edital foi publicado em 4 de dezembro e o período de inscrições vai desta segunda-feira (15/12) até 20 de fevereiro de 2026, com ingresso no primeiro semestre de 2026.
O PPGCFau é uma iniciativa da UFSCar em Acordo de Parceria com a Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) da Semil. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4 e aprovado pelo Conselho Universitário da UFSCar, o programa oferece formação qualificada voltada ao fortalecimento de políticas públicas, gestão ambiental e conservação da biodiversidade.
Com área de concentração em Conservação da Fauna, o curso é multidisciplinar e integra teoria, conceitos, métodos e tecnologias de diferentes campos do conhecimento, como educação ambiental, gestão, manejo animal, biologia, ecologia, comportamento e genética, com foco na conservação da biodiversidade.
O programa está organizado em duas linhas de pesquisa: Biologia da Conservação e Genética da Conservação; e Gestão e Manejo in situ, voltada à preservação das espécies em seus ambientes naturais, e ex situ, direcionada à conservação sob cuidados humanos — abordagens complementares que, de forma integrada, fortalecem as estratégias de proteção da biodiversidade.
Ao todo, são oferecidas nove vagas para o mestrado profissional, sendo quatro reservadas para ações afirmativas — duas para candidatos negros, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência. O candidato concorrerá diretamente à vaga vinculada ao orientador associado à temática de pesquisa indicada como primeira opção no formulário eletrônico de inscrição, conforme previsto em edital.
O processo seletivo é destinado a candidatos com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 2.400 horas.
“A parceria com a UFSCar no Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a formação de profissionais altamente qualificados para atuar na proteção da biodiversidade. O mestrado profissional permite a integração entre ciência e gestão pública, contribuindo diretamente para o aprimoramento das políticas, dos instrumentos de manejo e das ações voltadas à conservação da fauna silvestre no estado”, destaca a diretora de Biodiversidade e Biotecnologia, Patrícia Locosque.
Todas as informações sobre o processo seletivo, cronograma, linhas de pesquisa e o edital completo estão disponíveis no endereço https://www.ppgcfau.ufscar.br/






