Governo de SP lança programa Cidades Inteligentes para apoiar municípios com soluções tecnológicas inovadoras

Governo de SP lança programa Cidades Inteligentes para apoiar municípios com soluções tecnológicas inovadoras 

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai mapear, avaliar e estruturar soluções para a transformação de cidades, bairros e empreendimentos inteligentes no Estado 

Governo de SP lança programa Cidades Inteligentes para apoiar municípios com soluções tecnológicas inovadoras
Evento de lançamento aconteceu na sede da SDE, na capital

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) lançou, nesta segunda-feira (15), no auditório da sede da pasta, o Programa Cidades Inteligentes SP 360, uma iniciativa voltada a aproximar tecnologia e gestão pública para modernizar os serviços e melhorar a qualidade de vida nos municípios paulistas. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre gestores públicos, empresas e representantes de instituições parceiras.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o programa conecta soluções tecnológicas já disponíveis no mercado às necessidades reais dos municípios, fortalece a capacidade técnica das gestões locais e reúne, em um repositório digital, orientações práticas para contratações públicas, facilitando a implantação de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis.

A iniciativa reforça o protagonismo de São Paulo como polo nacional de inovação. Segundo o Global Startup Ecosystem Report 2025, a Grande São Paulo ocupa a 1ª posição no Brasil e a 23ª colocação no mundo em inovação. Além disso, o segmento de tecnologia representa cerca de 11% do PIB paulista.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) lançou, nesta segunda-feira (15), no auditório da sede da pasta, o Programa Cidades Inteligentes SP 360, uma iniciativa voltada a aproximar tecnologia e gestão pública para modernizar os serviços e melhorar a qualidade de vida nos municípios paulistas. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre gestores públicos, empresas e representantes de instituições parceiras. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o programa conecta soluções tecnológicas já disponíveis no mercado às necessidades reais dos municípios, fortalece a capacidade técnica das gestões locais e reúne, em um repositório digital, orientações práticas para contratações públicas, facilitando a implantação de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis. A iniciativa reforça o protagonismo de São Paulo como polo nacional de inovação. Segundo o Global Startup Ecosystem Report 2025, a Grande São Paulo ocupa a 1ª posição no Brasil e a 23ª colocação no mundo em inovação. Além disso, o segmento de tecnologia representa cerca de 11% do PIB paulista.
Secretário Jorge Lima discursou no evento de lançamento do programa

Durante a abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, destacou o papel estratégico da iniciativa para aproximar inovação, tecnologia e gestão pública. “São Paulo é o maior polo de inovação do Brasil e da América Latina, e o Programa coloca essa força a serviço dos municípios e empresas”, afirmou. “Queremos não só cidades inteligentes, mas também bairros e empreendimentos inteligentes”, concluiu o secretário.

O programa está organizado em cinco eixos temáticos:

  • Conectividade: Infraestrutura e Inclusão Digital;
  • Governança e Planejamento Urbano: Gestão e Dados;
  • Mobilidade Urbana: Fluxo e Sustentabilidade;
  • Segurança: Inteligência e Prevenção;
  • Serviços Públicos: Eficiência e Cidadania.

As soluções inscritas passam por avaliação técnica conduzida pelo IPT, garantindo qualidade, interoperabilidade e aderência às necessidades dos territórios.

“O Programa Cidades Inteligentes foi desenhado para apoiar municípios de diferentes portes, respeitando sua autonomia, características e desafios. Além de mapear soluções, o programa oferece capacitação, orientação técnica e modelos de referência, criando condições reais para que as administrações locais avancem na transformação digital e no planejamento urbano inteligente”, explicou a subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional, Júlia da Motta.

Atualmente, o programa já contabiliza 157 empresas cadastradas e 66 soluções inscritas, dentro da primeira etapa de mapeamento. Na fase seguinte, estão previstas ações de construção de capacidades, como workshops por eixo temático, além de editais voltados a municípios, bairros e empreendimentos inteligentes, com foco na identificação de gargalos e oportunidades para a implementação das soluções. Confira mais detalhes no site cidadesinteligentes.sp.gov.br/

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades