Grão Direto utiliza dados para gerar inteligência de mercado

Grão Direto utiliza dados para gerar inteligência de mercado

Grão Direto utiliza dados para gerar inteligência de mercado

Com o apoio de ferramentas da Microsoft, a startup encontrou um ambiente seguro, rápido, escalável e com disponibilidade que auxiliou na criação de uma cultura voltada a dados e acelerou seu processo de desenvolvimento

Com o objetivo de ampliar sua abrangência e o potencial de seus serviços, a Grão Direto, plataforma de comercialização digital de grãos presente na América Latina, está utilizando serviços nuvem da Microsoft Azure para suportar suas plataformas, à medida que gera dados e os transforma em inteligência para orientar as estratégias da companhia. Por meio do Microsoft Azure e do Power BI, ferramentas da Microsoft, a empresa registrou cerca de 500 mil arquivos de dados nos últimos dois anos, e esta taxa está aumentando continuamente.

Fundada em 2016 como um marketplace de grãos, a empresa também atua com serviços B2B, auxiliando outras empresas do agronegócio no processo de transformação digital e em operações como trading de grãos, jornada do cliente e formalização de contratos. Com o crescimento nas operações, a empresa viu a necessidade de consolidar as milhares de informações que obtinha com as operações comerciais na plataforma, o que foi fundamental para a tomada de decisões de forma mais assertiva e realizar análises de mercado exclusivas para seus clientes.

“Muitos dados já eram registrados nas nossas diversas plataformas, mas ainda não havia o tratamento consolidado das milhões de informações de preços, transações e demais ações comerciais realizadas na plataforma. Hoje, conseguimos agrupar uma amostragem muito grande desses dados, de diversas fontes internas e externas, e, com o apoio de inteligência artificial, geramos inteligência de mercado para toda a nossa base.”, comenta Fred Marques, cofundador e CTO da Grão Direto.

Uma das soluções utilizadas no processo de transformação digital da empresa foi o Azure Databricks, plataforma de construção de pipelines de dados e de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft. Para Marques, a ferramenta trouxe ainda mais camadas de segurança, privacidade e usabilidade, elementos importantes para a empresa, que tem contato com um grande volume de informações de diversos produtores e organizações do agronegócio que realizam suas operações comerciais pela Grão Direto. “Conseguimos consolidar nossa base de dados de maneira simples, em uma plataforma que não precisa ser configurada em uma máquina física. É tudo feito e armazenado digitalmente em servidores cloud. Com o Azure, também conseguimos isolar e segmentar os dados de cada cliente que atendemos, preservando a privacidade e garantindo a segurança dessas informações.”, pontua ele.

A Inteligência Artificial integrada ao Azure, por sua vez, auxilia na previsão de preços médios, um dos serviços que a empresa oferece para produtores e outras empresas do agronegócio. “Hoje, além de um sistema de precificação em real time, a Grão Direto tem os preços médios do mercado futuro. Com a ajuda da IA, conseguimos dar confiabilidade aos preços de grãos em cada praça que atuamos, permitindo ao produtor conhecer melhor o momento de mercado e tomar decisões sobre a comercialização de grãos disponíveis ou que ainda nem foram colhidos”, acrescenta o executivo.

Além de auxiliar em operações como a precificação de grãos, o registro e consolidação de dados também tem um papel importante na definição de métricas internas. Com apoio do Power BI, a empresa analisa informações como número e categoria das transações, quantidade e perfis de usuários da plataforma, além de dados de comportamento comercial de todos os usuários. Esses dados são usados para definir metas internas, mensurar resultados e orientar decisões estratégicas de negócio.

“O uso de tecnologia tem o potencial de auxiliar em uma agricultura mais sustentável e em gerar mais eficiência no cultivo e venda das commodities agrícolas. Ter uma base de dados estruturada e ferramentas para analisar essas informações é crucial para que o ecossistema agrícola utilize seus ativos, como dados, para aprimorar as estratégias de negócios”, finaliza Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!