Grunner participa pela primeira vez do Fórum Nordeste, que discute descarbonização e transição energética

Grunner participa pela primeira vez do Fórum Nordeste, que discute descarbonização e transição energética

Em evento promovido pelo Grupo EQM, empresa destaca tecnologia inédita de motor movido 100% a etanol, que em breve estará disponível no mercado e planos de expansão para a região Nordeste

Grunner participa pela primeira vez do Fórum Nordeste, que discute descarbonização e transição energética

Da esquerda para a direita: Eduardo Monteiro (presidente do Grupo EQM), André Amaral (gerente comercial da Grunnere Mateus Belei (um dos fundadores da Grunner) Crédito: Divulgação Fórum do Nordeste

A Grunner, indústria de Smart Machines, reconhecida por sua liderança em soluções tecnológicas para o agronegócio, foi uma das patrocinadoras do 13º Fórum Nordeste, que ocorreu no dia 2 de setembro, em Recife (PE). O evento, que teve como tema descarbonização e transição energética, contou com a presença de autoridades, além de empresários e produtores.

“Aqui estão congregados a área técnica, o poder público, a iniciativa privada e o setor de tecnologia para tratar de um tema vital. Nós, como uma empresa de inovação tecnológica que traz soluções para as questões centrais discutidas no evento e que conhece as premissas necessárias no campo, conseguimos conversar com todos esses players, posicionando a nossa tecnologia para além da questão operacional e com a visão do setor que está empenhado em balanço de carbono, redução de combustíveis fósseis e aumento de produtividade agrícola”, destaca o gerente Comercial da Grunner, André do Amaral.

Nos últimos cinco anos, a frota da Grunner, ao consumir 50% menos combustível do que as operações tradicionais, permitiu uma economia de 90 milhões de litros de óleo diesel. A frota de Smart Machines em operação em todo o Brasil possibilitou a não emissão de 234 mil toneladas de gás carbônico equivalente (CO2eq). Em equivalência, os “Grunners” reduziram o mesmo que 1,6 milhões de árvores da Mata Atlântica sequestrariam de carbono nos seus 20 primeiros anos de crescimento.

A empresa possui um forte plano de expansão na região Nordeste, que está iniciando a mecanização das lavouras de cana-de-açúcar. “Existem diversos aprendizados que estamos trazendo para cá e temos a oportunidade de começar a mecanização com Grunner em algumas usinas, com premissas já validadas no Centro-Sul, e que trazem benefícios como redução de 50% no uso de combustíveis fósseis, mais eficiência operacional e sem pisoteio da lavoura, que compromete a produtividade”, complementa Amaral. A Grunner possui uma sólida parceria com usinas do grupo EQM e vem ampliando sua atuação na região.

Para um dos fundadores da Grunner, o produtor de cana Mateus Belei, que junto com seus irmãos desenvolveu a tecnologia das Smart Machines, a busca por energias limpas e renováveis pressupõe inovação e a necessidade de se reinventar continuamente.

“O setor sucroenergético vive constantes desafios e dificuldades, que precisam ser superados com reinvenção e ideias que saiam do óbvio. Foi assim que nasceu a Grunner, essa empresa jovem e cheia de ideias inovadoras, que nasceu a partir das nossas dificuldades como produtores de cana. Para diminuir os custos de produção e obter mais produtividade, tivemos que nos reinventar e desenvolvemos uma solução realmente inovadora, que economiza 50% de combustível em comparação operações tradicionais, além dos benefícios para o meio ambiente e para a lavoura”, ressalta Belei.

Motor a etanol

“A busca por energia renovável e limpa deve seguir essa mesma linha de raciocínio de reinvenção, em um ecossistema que precisa ser sustentável. Por isso, uma das nossas apostas é o equipamento 100% etanol que estamos desenvolvendo com uma tecnologia inédita e que em breve estará disponível no mercado. Não existe outra alternativa mais eficaz, econômica e limpa do que o etanol. Dessa forma, estamos plenamente conectados com a proposta do Fórum do Nordeste na busca pela descarbonização, com muita inovação”, comemora o empresário.

Trazendo ainda mais inovação ao setor, durante a Agrishow 2024, a Grunner apresentou ao mercado o estudo, em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, do motor movido a etanol para equipamentos pesados. “Uma das perguntas que mais nos fazem é como é possível transformar um motor a diesel em etanol e a resposta é pesquisa. Desenvolvemos e mudamos os injetores diesel pelos Injetores DSA de etanol e da central eletrônica diesel pela Central Eletrônica DSA para etanol. Nossa parceria com a Grunner é colocar o etanol como o protagonista que deve ser e limpar cada vez mais todo o ecossistema. Vamos ter motores muito mais limpos do que qualquer padrão que é aplicado hoje. Junto com a Grunner, estamos forjando uma revolução no mercado e é extremamente gratificante ver essa mudança acontecendo”, finaliza Daniel Sofer.

Mais informações: www.grunner.com.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Como o fim do inverno pode impulsionar a produtividade de maçãs
Como o fim do inverno pode impulsionar a produtividade de maçãs Produtores devem preparar pomares para nova estação, utilizando fitorreguladores, a fim de otimizar
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!