Grupo Manitou anuncia novo roteiro estratégico “LIFT” para 2030
Empresa mudou seu modelo operacional para uma estrutura baseada em três zonas geográficas: América do Norte, Europa e LAPAM (América Latina, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio)
O Grupo Manitou anuncia seu novo roteiro estratégico “LIFT” para consolidar sua liderança mundial e oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes, envolvendo seus colaboradores e parceiros na inovação de soluções com impacto positivo social e ambiental. Este plano estratégico, aprovado pelo Conselho de Administração, cobre os anos de 2026 a 2030 e está estruturado nos seguintes eixos:
- Liderança nos mercados de movimentação de materiais e elevação de pessoas: O Grupo Manitou irá consolidar sua posição de liderança em manipuladores telescópicos e reforçar sua presença no mercado de plataformas de trabalho aéreo.
- Inovação com foco em sustentabilidade e nas necessidades do cliente: O grupo está acelerando sua transição energética, ampliando suas linhas de máquinas elétricas e serviços associados, adaptados às necessidades dos clientes. A circularidade também está no centro de suas ambições, com a implantação de centros de recondicionamento e o desenvolvimento de ofertas de “retrofit”.
- Foco na experiência do cliente: Com base na expertise de sua rede de concessionários, o Grupo Manitou está organizado para oferecer aos clientes a melhor experiência possível. A empresa planeja impulsionar sua transformação acelerando sua digitalização e o uso de dados.
- Transformação para o futuro: Foco em dois aspectos-chave: “recursos humanos” e “competitividade”. O Grupo Manitou transformará sua marca empregadora para atrair talentos e melhorar a experiência de seus colaboradores em todo o mundo. A empresa também planeja lançar programas ambiciosos para impulsionar a competitividade e acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para a América Latina, aponta a importância deste novo direcionamento para o futuro da empresa. “Estamos sempre em busca de oferecer as melhores soluções ao mercado, equilibrando bons resultados e as necessidades do planeta. Essa nova divisão geográfica nos trará ainda mais proximidade com nossos clientes e parceiros de negócios”.
Para melhor atender às expectativas dos clientes e às necessidades específicas de seus mercados, o grupo está transformando seu modelo operacional de uma organização com duas divisões (Divisão de Produtos e Divisão de Serviços e Soluções) para uma estrutura baseada em três zonas geográficas: América do Norte, Europa e LAPAM (América Latina, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio).
Este plano estratégico é acompanhado pelos objetivos do Grupo para 2030:*
- Receita superior a €3,8 bilhões
- Resultado operacional recorrente superior a 7,5% da receita
- EBITDA recorrente superior a 10% da receita
- 28% das máquinas vendidas serão elétricas
- Investimento de €600 milhões em 5 anos
Michel Denis, Presidente e CEO do Grupo Manitou, acrescenta:
“Diante de um ambiente geopolítico e econômico de volatilidade sem precedentes e de uma concorrência cada vez mais acirrada, precisamos continuar nos adaptando constantemente para consolidar nossa liderança e oferecer soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes aos nossos clientes. É com esse espírito e essas convicções que elaboramos este novo roteiro estratégico ‘LIFT’. Para atingirmos nossos objetivos, também precisamos mudar a forma como estamos organizados para reforçar nossa agilidade, comprometimento e proximidade com os clientes. Nosso projeto se baseia em uma divisão em três zonas geográficas, cada uma das quais poderá gerir seu próprio desempenho de vendas e eficiência industrial. A combinação de todas as iniciativas deste roteiro estratégico com esse novo modelo operacional permitirá realizar a profunda transformação necessária em um mundo em constante mudança.”
*Todos esses objetivos são definidos sem considerar aquisições e assumindo que as condições de mercado não sejam afetadas por nenhuma nova crise estrutural ou de grande porte.