Grupo Sabará investe na relação entre água, clima e biodiversidade para se destacar no combate às alterações climáticas

Grupo Sabará investe na relação entre água, clima e biodiversidade para se destacar no combate às alterações climáticas

Grupo Sabará investe na relação entre água, clima e biodiversidade para se destacar no combate às alterações climáticas

Empresa brasileira foi primeira indústria química da América Latina a aprovar uma meta de redução de emissões pela Science Based Targets Initiative (SBTi) e tem como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

No mês de junho, as atenções se voltam à preservação ao meio ambiente e a relação do homem com a natureza. Afinal, é cada vez mais urgente a participação ativa da iniciativa privada na luta contra os efeitos das alterações climáticas e suas consequências. O Grupo Sabará – empresa brasileira que há 67 anos é referência em soluções para tratamento de água e diversas indústrias – aposta na intersecção entre água, clima e biodiversidade para obter resultados cada vez mais positivos.

Grupo Sabará investe na relação entre água, clima e biodiversidade para se destacar no combate às alterações climáticas

 

Por reconhecer a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e estar ativamente comprometido em alinhar suas operações a essas metas globais, o Grupo Sabará concentra esforços para reduzir o impacto de suas operações, promover a sustentabilidade e conservar a água e a biodiversidade, contribuindo assim para a construção de um mundo mais equitativo e sustentável. Isso é feito por meio das unidades de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, BioE e Concepta Ingredients.

“O ODS 2, por exemplo, é muito relevante, relacionando Fome Zero e Agricultura Sustentável. Nossas unidades Sabará Químicos e Ingredientes e BioE contribuem para esse ODS, garantindo a eficiência no tratamento e segurança da água utilizada para processos de sanitização de alimentos e processos produtivos”, afirma Giovanna Cappellano, coordenadora de ESG do Grupo Sabará. “A segurança nos processos das agroindústrias é indispensável para evitar a perda e o desperdício e pela contaminação, o que ajuda a assegurar maior disponibilidade e promover a segurança alimentar”, acrescenta.

A coordenadora aponta que outro ODS, o de número 6, também direciona as ações da empresa, já que aborda água Potável e Saneamento. “Temos expertise na utilização de tecnologias específicas que garantem o saneamento efetivo e a desinfecção das águas tanto para consumo humano quanto para processos industriais mais eficientes e sustentáveis. Nossas soluções garantem água de qualidade a milhões de pessoas diariamente.

Além disso, para manter uma cadeia de valor sustentável, as unidades de negócio trabalham diariamente para garantir que a captação de água doce necessária para nossas operações seja eficiente e consciente. Pela nossa dependência de água limpa e abundante em nossas operações diretas e indiretas trabalhamos para conservação de áreas verdes em nossas unidades produtivas, como por exemplo a unidade de Itapissuma que possui mais de 10 hectares de áreas verdes, sendo 6 deles com vegetação nativa conservada”, explica.

Programa Bio Abundância

Em alinhamento aos ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 15 (Vida Terrestre), o Grupo Sabará desenvolveu o Programa Bio Abundância, pautado no engajamento de comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos, que garante a rastreabilidade de matérias-primas provenientes tanto da Amazônia quanto de outros biomas brasileiros.

“A conservação dos biomas acontece por meio do trabalho com agroextrativismo e agricultura familiar. Entendemos que assim conseguimos melhorar a renda das comunidades locais e ainda auxiliamos na saúde hídrica, uma vez que quando a floresta se mantém viva, contribui para o ciclo da água. Além disso, existem benefícios para o microclima da região e para que a captura e armazenamento de carbono seja mais eficiente “, acrescenta. “Atualmente são mais de 538 mil hectares conservados indiretamente em quatro biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica”, finaliza Giovanna Cappellano.

Principais conquistas do Grupo Sabará

  • Foi a primeira empresa brasileira e a primeira indústria química da América Latina a aprovar uma meta de redução de emissões pelo método da Science Based Targets Initiative (SBTi).
  • A Sabará Químicos e Ingredientes recebeu o Prêmio AESabesp para Expositores, na categoria “Social”, durante a edição 2023 da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), em reconhecimento às empresas que melhor apresentaram em seus processos práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
  • A Concepta Ingredients foi vice-campeã do Sustainability Leadership Award, no Sustainable Food Summit 2022, na categoria que é considerada a mais importante e conta com 150 empresas cadastradas;
  • O Grupo Sabará conquistou o Prêmio ECO 2020/21 da Amcham, na modalidade “Práticas de Sustentabilidade, Categoria de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, com o projeto de implantação da produção de clorito de sódio, produto que, até então, era 100% importado.
  • Signatário do Pacto Global da ONU desde 2007;
  • Recebeu a classificação Ecovadis Gold pelo seu compromisso global com a sustentabilidade;
  • É a primeira indústria do setor químico na América Latina a emitir títulos verdes (Green Bonds);
  • É membro do Benchmark Club do Carbon Disclosure Project (CDP) e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), duas das maiores plataformas de engajamento no Brasil;

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!