Hapag-Lloyd apresenta o Relatório de Sustentabilidade 2022
Documento destaca o empenho da companhia na navegação limpa e na proteção ambiental, bem como as várias campanhas de auxílio realizadas com funcionários em todo o mundo

A Hapag-Lloyd publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2022, descrevendo as várias medidas que foram tomadas em 2022 para avançar em direção a um futuro mais sustentável. O relatório destaca o compromisso da Hapag-Lloyd com transporte limpo e proteção ambiental, bem como suas inúmeras campanhas de ajuda realizadas com funcionários em todo o mundo.
Gestão prolongada com foco em combustíveis sustentáveis e navios mais eficientes
Para abrir o caminho para o objetivo ambicioso de zerar as emissões de carbono até 2045, a Hapag-Lloyd tem reforçado suas atividades para a descarbonização de sua frota. “Em 2022, criamos um time de descarbonização dedicado e tivemos avanços significativos ao introduzir o biocombustível e tornar nossa frota mais eficiente”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
Em 2022, 24 navios operaram com misturas avançadas de biocombustível, das quais mais de 120,000 toneladas foram adquiridas para proporcionar aos clientes opções de transporte mais sustentáveis, assim reduzindo coletivamente a sua pegada ecológica. Para reduzir as emissões ainda mais, um programa extensivo de modernização para a frota existente foi iniciado, e irá abranger mais de 150 navios ao longo dos próximos cinco anos. A instalação de proas bulbosas otimizadas em função de escoamento, tintas subaquáticas para redução de arrasto e propulsores com novos formatos irão aumentar a eficiência da frota e reduzir o consumo de combustível com o primeiro navio já modernizado em setembro de 2022.
Descarbonização dos escritórios e retribuição à sociedade
A Hapag-Lloyd está constantemente explorando novas oportunidades para a descarbonização. As chamadas equipes verdes internas estão trabalhando para reduzir ainda mais o consumo de energia e as emissões nos escritórios a nível mundial, com o intuito de aumentar a sensibilização dos funcionários para atividades sustentáveis.
Fazendo jus à sua cultura de cidadania corporativa, a transportadora pretende dar um exemplo positivo, através do apoio e início de vários projetos de auxílio e assistência, tais como o programa ampliado de auxílio aos refugiados e vítimas da guerra na Ucrânia, bem como a participação de muitos colaboradores de todo o mundo em iniciativas de proteção oceânica e ambiental, tais como o Dia de Limpeza Costeira.
O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Hapag-Lloyd demonstra a abordagem de transformação de impacto da empresa e envia um sinal claro a toda a indústria – em consonância com o tema do relatório deste ano: ” Fazendo a diferença no futuro dos transportes marítimos.”






