ICL apresenta Actibio X EVO53: a evolução da bactéria Azospirillum brasilense promete revolucionar a co-inoculação da soja

ICL apresenta Actibio X EVO53: a evolução da bactéria Azospirillum brasilense promete revolucionar a co-inoculação da soja

Desenvolvido com base na evolução adaptativa, o microrganismo oferece alta eficiência na produção de hormônios e fixação de nitrogênio, superando as cepas tradicionais.

ICL apresenta Actibio X EVO53: a evolução da bactéria Azospirillum brasilense promete revolucionar a co-inoculação da soja

A ICL, líder global em soluções e tecnologias nutricionais para a agricultura, está lançando Actibio X EVO53, um inoculante biológico de nova geração que inaugura um novo patamar na co-inoculação da soja. O produto marca a evolução da tecnologia baseada na bactéria Azospirillum brasilense, trazendo a inédita cepa HM053, resultado de um processo de evolução adaptativa para maximizar a produção de hormônios vegetais e a fixação biológica de nitrogênio (FBN).

O EVO53 representa mais um avanço após a aquisição da Nitro 1000, consolidando a entrada da ICL no mercado de biológicos em 2024. A empresa já havia lançado inoculantes com Bradyrhizobium japonicum, promotores de crescimento com Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens, sendo essa última voltada à maior eficiência de nutrientes, em especial o fósforo.

“Seguimos ampliando nossa participação no mercado de biológicos, sempre pautados na inovação, que é um dos valores da ICL. Entendemos que este mercado é ávido por isso. Assim, sempre buscamos ser ágeis e assertivos em nossos desenvolvimentos e nas parcerias que impulsionam ainda mais esse processo”, declara Bernardo Vieira, gerente de Produtos Biológicos.

Evolução natural rumo a produtividade

A inovação do EVO53 está na substituição das cepas Ab-V5 e Ab-V6 — que compõem a maioria dos produtos atualmente no mercado — pela nova cepa HM053, inspirada no princípio da Biomimética, replicando os mecanismos adaptativos da natureza. Essa nova cepa, desenvolvida em parceria com os principais pesquisadores deste microrganismo do País em conjunto com a ANPIIBio (Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos), mostrou desempenho superior em testes de campo, destacando-se como a escolha certa para quem busca maiores produtividades.

“Estudos apontam que o uso do EVO53 resulta, em média, em 17% mais nódulos, 11% mais nitrogênio acumulado nas plantas, resultando em aumento de produtividade em até 3 sacas por hectare, em comparação com as cepas convencionais”

Um novo padrão para a co-inoculação da soja

Atualmente recomendado para tratamento via sementes na soja, o Actibio X EVO53 integra o programa Nodulação Ativa da ICL, sendo aplicado em conjunto com os produtos Actibio X Brady e Up!Seeds para garantir o melhor estabelecimento da nodulação. O manejo é completado com o uso do Bioz Tônus nos primeiros estágios da cultura, assegurando nódulos ativos e eficientes ao longo de todo o ciclo.

A empresa já iniciou o processo de extensão de recomendação para outras culturas, como milho, cujos resultados em campo indicam potencial superior às cepas tradicionais também nesse cultivo.

Produção nacional com alta capacidade

O Actibio X EVO53 será produzido na unidade da ICL em Cascavel (PR), uma das maiores do País voltadas à produção de inoculantes, que possui equipe técnica com mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de microrganismos de alta qualidade. Com estrutura já preparada para a crescente demanda, a ICL projeta que o EVO53 se tornará o novo padrão do mercado em poucos anos.

O produto será comercializado sob as marcas da ICL, com disponibilidade prevista já para as próximas safras.

Co-inoculação da soja – potencializando a produtividade

O que é?
Co-inoculação da soja é a aplicação conjunta de microrganismos benéficos para potencializar a fixação biológica de nitrogênio (FBN) e promover maior desenvolvimento da planta.

Como funciona?

1. Bradyrhizobium japonicum

Forma nódulos nas raízes
Fixa o nitrogênio atmosférico
Fornece N em forma assimilável à planta

2. Azospirillum brasilense HM053

Aumenta o crescimento das raízes
Produz fitohormônios (auxinas) e fixa nitrogênio em uma única cepa
Melhora absorção de nutrientes e água

✅ Benefícios da Co-inoculação

✔️ Mais nódulos ativos
✔️ Melhor aproveitamento de nutrientes
✔️ Plantas mais vigorosas
✔️ Aumento da produtividade

Quando aplicar?

Tratamento via sementes, ou seja, no início do plantio
Para manter nódulos ativos durante todo o ciclo, a ICL recomenda a adoção do programa Nodulação Ativa com o uso do Up!Seeds no tratamento de semente e do Bioz Tônus no estágio vegetativo para manter os nódulos com o máximo de eficiência durante todo o ciclo da cultura.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades