Ícone da cultura começa a tomar forma: Consórcio anuncia detalhes do projeto arquitetônico do Canecão

Ícone da cultura começa a tomar forma: Consórcio anuncia detalhes do projeto arquitetônico do Canecão

Assinado pelo arquiteto João Niemeyer, projeto terá acústica e sonorização da grande sala desenvolvidas por José Nepomuceno, especialista em grandes projetos da área de entretenimento no Brasil e no mundo.

Ícone da cultura começa a tomar forma: Consórcio anuncia detalhes do projeto arquitetônico do Canecão

O lendário Canecão, símbolo da música e da cultura carioca e brasileira, está prestes a renascer. O Consórcio Bonus Klefer, composto pelas empresas Bonus Track e KLEFER, responsável pela concessão do espaço, se prepara para dar os primeiros grandes passos na reconstrução do Canecão, que já iniciou o processo de demolições internas da estrutura existente.

O renomado arquiteto João Niemeyer foi escolhido para dar vida ao novo empreendimento, que terá um investimento total de R$200 milhões. Indo muito além de uma casa de shows, Niemeyer desenhou um complexo multicultural em um terreno de 15.000m² e área construída de 20.000m², distribuída em cinco pavimentos (subsolo, térreo e três andares).

O projeto arquitetônico será um complexo multicultural de vanguarda, mantendo viva a rica história do local. A inauguração está prevista para 2026. “O conceito principal foi criar um empreendimento bonito, atrativo e funcional. Um prédio com um programa abrangente que irá oferecer ao público carioca e aos turistas um espaço multifuncional completo: um local de encontros e de celebração da arte, da música e da brasilidade em sua forma mais pura”, conta João Niemeyer.

Para a grande sala de shows, o projeto de acústica, amplificação de som e iluminação cênica será assinado por José Augusto Nepomuceno, da Acústica & Sônica. José Nepomuceno, arquiteto especializado em acústica desde 1978, tem em seu currículo grandiosos projetos acústicos na área de cultura e entretenimento, como por exemplo a Sala São Paulo e o Teatro B 32 (SP).  Fora do Brasil, trabalhou no Gran Teatro Nacional de Lima, no Peru, no Museu de Arte de Cleveland, nos Estados Unidos, e no Teatro de San Luis Potosi, no México. Para o Canecão, o grande objetivo é tornar o espaço referência em modernidade e tecnologia no Brasil, em um projeto pensado para 30 anos, com múltiplas possibilidades.

“No projeto do Canecão, foram adotados os mais recentes estudos de escuta em locais de som amplificado. Nossa meta é proporcionar uma escuta intimista, clara e envolvente, para os espetáculos de alta definição sonora. Sistemas especiais permitem variar a assinatura sonora do Canecão, oferecendo uma condição inovadora para casas de espetáculos no Brasil. O sistema de amplificação de som será de alta qualidade e precisão, que é essencial para a experiência Canecão. Para escolher as soluções mais apropriadas para a volumetria do espaço e dos programas artísticos, diferentes sistemas foram testados por meio de simulações computacionais. A filosofia do projeto foi manter excelência, segurança e flexibilidade para atender aos mais exigentes artistas, produtores, light designers e engenheiros de som.”, conta o especialista.

O complexo Canecão está dividido em sete unidades de entretenimento, incluindo:

Ícone da cultura começa a tomar forma: Consórcio anuncia detalhes do projeto arquitetônico do Canecão

  • Grande Sala de Espetáculos: com 3.300m² e capacidade para até 6 mil pessoas, distribuída em três pavimentos. Espaço onde serão realizados os shows, concertos, peças e apresentações gerais. O projeto acústico e de iluminação de palco será assinado pelo renomado consultor José Augusto Nepomuceno.
  • Espaço Multiuso: espaço multiuso, com 600m², voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos. Ambiente que irá abrigar o famoso mural do artista e cartunista Ziraldo, que será restaurado pela equipe da UFRJ.
  • Espaço de Exposições: área de 500m² para mostras artísticas visuais.
  • Microteatro: inovador ambiente de 1.000m² voltado para experiências únicas cênico-gastronômicas.
  • Estúdio Criativo: espaço destinado à criação de produtos musicais, captação de vídeos, entrevistas, podcasts e toda estrutura para apoiar os novos talentos da música e das artes.
  • Museu da Música – espaço com ações imersivas dedicado ao resgate de experiências e histórias do Canecão e da música mundial, com curadoria especial e acervo exclusivo. São 600m² de espaço; 350 sessões por ano; Público estimado por ano: 100 mil pessoas.
  • Bosque: área verde descoberta de 5.000m², ideal para feiras e eventos ao ar livre. Espaço gratuito, terá funcionamento independente das demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do Rio de Janeiro.
  • Lounge Canecão – Um espaço exclusivo com 600m² para os patrocinadores se encontrarem com convidados e parceiros nos dias de evento na Grande Sala, onde o objetivo é facilitar novas conexões e estreitar relacionamentos. Ideal para receptivos, jantares e eventos corporativos.

O arquiteto Niemeyer destaca que um dos principais desafios foi criar um projeto que homenageia o legado do antigo Canecão, ao mesmo tempo em que incorpora elementos modernos para atender às demandas contemporâneas. “O novo prédio vai proporcionar ao público um complexo multicultural com diversas atividades simultâneas e, inspirado no passado, desenvolvemos um design que evoca memórias afetivas nos antigos frequentadores e que desperte também a curiosidade e o encanto dos novos visitantes”, detalha o arquiteto.

Do ponto de vista arquitetônico, a equipe de João Niemeyer incorporou referências e soluções de diversas casas de espetáculo do mundo para oferecer ao público e ao corpo técnico uma estrutura moderna, tecnológica e acessível, capaz de receber os mais importantes nomes do showbiz.  O projeto técnico da grande sala de shows foi planejado para permitir diferentes tipos de eventos, garantindo flexibilidade e conforto, com uma configuração que oferece uma experiência acústica e visual de alta qualidade. Já o bosque, na área externa, preserva as árvores centenárias do terreno, com um imenso trabalho de paisagismo, com objetivo de oferecer ao público um espaço de lazer e contemplação.

Para a parte frontal do complexo, o objetivo foi encontrar uma solução que causasse surpresa, com um grande espaço livre na frente e fachadas que integram os espaços externos e internos – trazendo o público para dentro do prédio antes mesmo de chegar. A grande esplanada será o ponto de acomodação segura do público em grandes eventos, evitando que a aglomeração ocorra nas ruas do entorno. Ela favorece uma visão privilegiada da arquitetura do prédio que, através de sua grande fachada curva de vidro, une os ambientes internos e externos, aumentando a sensação de amplidão.

“Essas grandes aberturas permitem que a arquitetura e seus detalhes sejam observados de fora, ao mesmo tempo que, quem está no prédio, não se desconecta da cidade e seu entorno. Esses amplos espaços integram o prédio ao seu entorno e fornecem uma perspectiva diferente da grande sala que, por questões técnicas, deve ser fechada para oferecer melhor qualidade acústica e impedir distúrbios aos prédios vizinhos”, conta Niemeyer.

O Canecão está sendo pensado para funcionar durante todo o dia e sete dias por semana. “Esse é um empreendimento pensado para funcionar full time, acolhendo pessoas para um café logo cedo até a noite, para shows e apresentações. Isso se reflete nas suas áreas externas que convidam para o lazer, o encontro e o descanso em contraponto com a atmosfera vibrante do interior do prédio, cheia de história, de música e de arte como deve ser um complexo cultural multiuso como esse”, adianta o arquiteto.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades