IEG expande presença no Brasil com aquisição da Fenagra
Grupo italiano mira potencial de crescimento do agronegócio no país e sinergia com portfólio global de eventos
O Italian Exhibition Group (IEG) continua crescendo e acaba de adquirir 51% da Fenagra – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, organizada pela Editora Stilo. Esta será a 12ª marca do portfólio liderado pela subsidiária IEG Brasil. A transação, a mais importante aquisição já realizada pelo grupo italiano no país, representa uma forte aposta no potencial de crescimento do agronegócio e na relevância da feira nos segmentos de nutrição animal, óleos e gorduras.
A decisão de adquirir a Fenagra se insere no plano de expansão do grupo, voltado a reforçar a sua presença global em setores estratégicos e a valorizar as sinergias entre diferentes áreas da economia. A IEG traz ao Brasil sua competência internacional, comprovada pela Ecomondo na Itália, feira líder na economia verde e circular, que em 2024 registrou números recordes com 166.000 metros quadrados de área expositiva e 1.620 marcas presentes.“Queremos transferir essa experiência internacional, aumentar a visibilidade global da Fenagra e, assim, criar valor para todos os stakeholders”, afirma Graziano Messana, sócio nas operações da IEG no Brasil.
O organizador demonstra otimismo em relação ao Brasil. “A economia circular é a palavra de ordem hoje e, nesse setor, o Brasil não está atrasado. Ao contrário, é um dos países que mais está investindo em transição energética e uso consciente de matérias-primas. Não por acaso, sediará a COP30 este ano”, reforça.
Nos últimos dois anos, o grupo adquiriu 100% da Expo InfraFM e da MundoGeo, e continuará investindo tanto organicamente quanto por meio de M&A, com o claro objetivo de se tornar um dos cinco maiores organizadores de feiras do país.
“Nosso portfólio é tão diversificado porque acreditamos na força da inovação e na sinergia entre diferentes setores econômicos. Entrar em um novo setor sempre traz desafios, mas nossa experiência global em organização de feiras nos permite identificar oportunidades e conectar os principais atores de cada mercado. Além disso, o agronegócio tem pontos de contato relevantes com áreas em que já atuamos, como sustentabilidade e inovação. Com a aquisição da Fenagra, não estamos apenas entrando em um novo setor, mas trazendo o know-how desenvolvido na Itália para potencializar o evento no Brasil e oferecer ainda mais valor ao mercado”, conclui Messana.
Fenagra 2025
A 18ª edição da Fenagra será realizada de 13 a 15 de maio, no Pavilhão Principal do Distrito Anhembi, em São Paulo, e promete uma edição recorde em público e negócios. Serão 230 expositores de 17 países vindos da Europa, Ásia, América do Sul, Estados Unidos e Austrália e uma área de 16.000 metros quadrados.
A importância da Fenagra é ainda mais destacada pelas previsões de crescimento do setor. O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) estima que, em 2025, serão produzidas 90 milhões de toneladas de rações e concentrados, além de quase 4 milhões de toneladas de suplementos. Segundo projeções do Euromonitor Internacional o setor de alimentos saudáveis no Brasil crescerá 27% este ano.