Impactos dos conflitos no Mar Vermelho podem chegar ao Brasil

Impactos dos conflitos no Mar Vermelho podem chegar ao Brasil

Impactos dos conflitos no Mar Vermelho podem chegar ao Brasil

Investidas de militantes Houthis a navios na região causam aumento no custo do frete marítimo e no tempo de viagem

Dezenas de navios cargueiros que utilizam o Canal de Suez e arredores diariamente seguem realizando o desvio pela África para chegar aos seus destinos. Isso tem acontecido devido a investidas constantes dos Houthis, grupo do Iêmen que apoia os palestinos do Hamas na guerra contra Israel. Os ataques no Mar Vermelho estão ocorrendo desde final de novembro de 2023, e as maiores empresas do ramo optaram por suspender ou redirecionar o trajeto das frotas, visando a segurança das cargas.

O Canal de Suez, no Egito, facilita a ligação entre o Norte da África e o Oriente Médio, assim como a Ásia, sendo responsável pelo trânsito de 12% do comércio global, e o desvio, contornando a África, pode elevar o tempo do transporte em até 15 dias, podendo levar, consequentemente, a um aumento do custo das viagens, analisa o Diretor Corporativo de FLC (Full Container Load) da Craft, Jorge Freitas.

“Duas semanas a mais de tempo de trânsito significa custo de estoque em trânsito, o que impacta na cadeia de suprimentos global, e pode causar efeitos econômicos parecidos com o que evidenciamos na pandemia, caso esse desvio de rotas se torne estrutural, e de médio / longo prazo”, explica Freitas. “É preciso considerar ainda que temos outros fatores acontecendo ao mesmo tempo que também afetam toda a cadeia de abastecimento, como a seca no Canal do Panamá, que reduz a quantidade de navios que transitam por essa importante rota, e o bloqueio da ferrovia que perfaz o cruzamento da fronteira entre México e Estados Unidos, através do estado do Texas”, acrescenta.

Cerca de 50 navios atravessam o Canal de Suez diariamente, e dados da empresa de análise Sea-Intelligence calculam que entre 1 e 1,7 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), em capacidade de navios, estejam agora contornando a África para chegar ao destino. Para minimizar o impacto dessa situação, os armadores poderão aumentar o número de embarcações na rota para continuar oferecendo serviços semanais (em razão dos percursos mais alongado), o que reflete nos custos de frete.

O valor do frete de um contêiner sofreu um aumento de mais de 121% em janeiro, se comparado a dezembro de 2023, passando de US$ 1.179,20 para US$ 2.613,00, de acordo com dados do Freightos Baltic, índice diário que mede as taxas globais de frete de contêineres.

Estima-se que 20% do que é consumido no Brasil vêm de outros países, e a Ásia representa 50% dessa importação. “O Brasil tem cinco serviços diretos da Ásia para a Costa Leste da América do Sul, e custo do frete poderá dobrar em janeiro, se comparado aos valores anteriores ao início do conflito”, aponta o diretor. E a tendência é que aumente ainda mais, na medida que uma parte do volume da Ásia ao Brasil, que hoje é movimentada conectando em serviços para a Europa (que cruzam o Canal de Suez), pressionem a demanda nos serviços diretos. “Isso pode causar um impacto inflacionário não só no Brasil, mas no mundo todo, devido à redução da oferta e aumento da demanda de produtos e insumos, reduzindo o poder de compra da população”, ressalta.

Apesar de ainda estarem limitados, os impactos nas cadeias de suprimentos podem começar a ser sentidos com mais intensidade a partir das próximas semanas, caso a situação não melhore. Com a aproximação do feriado do Ano Novo Chinês, época em que ocorre a redução da capacidade operacional dos portos chineses, os atrasos nos envios podem se agravar, causando uma nova alta nos custos de transporte, que pode ser refletida na demanda e nos preços dos produtos diretamente ao consumidor.

Sobre a Craft  

A Craft é uma multinacional brasileira especializada em transporte internacional de carga, focada na consolidação de embarques e negociação de contratos marítimos, aéreos e terrestres para todos os intervenientes da cadeia logística. Fundada em 1997, tem operação própria em 10 países por meio de 35 escritórios espalhados na América do Sul e do Norte. Suas soluções em escala otimizam, garantem a qualidade, frequência e controle de cada embarque, conectando seus 1100 especialistas às redes globais especializadas por modal. A Craft é fundadora de centros de procurement marítimo e terrestre na Ásia, Europa e Estados Unidos (LP Global e WSL) e reconhecida pelo relacionamento próximo a seus clientes e parceiros. A empresa oferece rotas e serviços exclusivos que somente um intermediador neutro com amplo volume e flexibilidade é capaz de entregar. Para mais informações, acesse: www.craftmulti.com

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades