Impermeabilização na construção: por que começar no projeto evita prejuízos na obra
Ausência ou má execução da impermeabilização pode causar problemas graves à edificação. Veja o que diz Priscila Bezerra, diretora técnica da Obra Seca!
Impermeabilização deve ser considerada já na etapa de projeto
Na opinião de Priscila Bezerra, considerar a impermeabilização já na etapa de projeto da obra é fundamental por diferentes motivos, tanto técnicos como econômicos. Ela, inclusive, cita 5 deles:
“Pensar na impermeabilização na etapa de projeto da obra é essencial, pois assim é possível integrar com outros planejamentos em andamento (arquitetura, estrutura e paisagismo, por exemplo), escolher cada sistema de impermeabilização em específico e prevenir manifestações patológicas”, ressalta.
“Além disso, é possível racionalizar os custos e cronograma e atender às normas técnicas, principalmente a ABNT NBR 9575, que exige que a impermeabilização seja pensada desde a fase de projeto, incluindo análise de riscos, escolha de sistemas e detalhamento técnico”, explica.
Os principais problemas causados pela ausência ou má execução da impermeabilização
Muitas adversidades podem decorrer da não impermeabilização ou, então, da má execução do serviço durante a obra. Os problemas, conforme Bezerra, podem ser estruturais , funcionais e/ou estéticos.
“A ausência ou a má execução da impermeabilização pode causar infiltrações e umidade, comprometimento da estrutura, descolamento de revestimentos, ambientes insalubres, custos elevados com manutenção corretiva e a desvalorização do imóvel”, cita a especialista.
Ela observa que negligenciar a impermeabilização ou executá-la de forma inadequada é um erro que compromete a durabilidade, o conforto, a estética e até a segurança da edificação.
“Por isso, a impermeabilização deve ser tratada com o mesmo nível de importância dos demais sistemas construtivos”, salienta.
O impacto da impermeabilização na sustentabilidade e durabilidade das construções
Priscila Bezerra afirma que a impermeabilização tem um papel estratégico tanto na sustentabilidade quanto na durabilidade das construções, impactando diretamente a vida útil da edificação e o consumo de recursos ao longo do tempo.
Segundo a diretora técnica, no quesito sustentabilidade, a impermeabilização promove:
• Redução do consumo de materiais e energia;
• Melhoria da eficiência energética;
• Qualidade ambiental interna
Já sobre durabilidade, é possível observar a proteção da estrutura e dos sistemas construtivos e um melhor desempenho a longo prazo.
“Portanto, investir em impermeabilização é investir em construção sustentável. Não se trata apenas de evitar vazamentos, mas de garantir que a edificação seja resiliente, eficiente, saudável e duradoura”, reforça a convidada.
O papel do engenheiro projetista e do executor na definição e aplicação correta da impermeabilização
Priscila Bezerra destaca a importância do trabalho do engenheiro projetista e do executor quando o assunto é promover uma correta aplicação da impermeabilização.
“O engenheiro projetista e o executor são fundamentais para o sucesso da impermeabilização, pois o trabalho envolve responsabilidade técnica, conhecimento específico e uma atuação integrada”, explica.
Ela ressalta que cada profissional tem atribuições distintas, mas complementares.
“O papel do engenheiro projetista é analisar a construção do ponto de vista técnico, definir o sistema impermeabilizante mais apropriado para cada área, apresentar detalhes executivos claros e fornecer um memorial com diretrizes de aplicação, cuidados durante a execução e orientações”, aponta.
Já o executor, na opinião da especialista, deve seguir rigorosamente o projeto, preparar corretamente a superfície, aplicar os sistemas impermeabilizantes e registrar cada etapa da obra.
“O projetista garante o caminho certo, e o executor é quem percorre esse caminho com técnica, precisão e responsabilidade. Quando ambos cumprem bem seus papéis, o resultado é uma impermeabilização eficiente, durável e segura”, finaliza.
Quer saber mais? Aproveite e conheça os diferentes tipos de impermeabilização para obras em nosso artigo sobre o tema!
Fonte: Redação Concrete Show Digital-05 de junho, 2025