Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo

Representante das indústrias de bioinsumos, ANPII Bio abre inscrições para o Programa Interlaboratorial e duas capacitações em controle de qualidade, atendendo exigências do MAPA e fortalecendo a confiabilidade dos produtos entregues ao produtor rural

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Inscrições para o programa estão abertas até o dia 20 de fevereiro

Em um momento de amadurecimento regulatório e crescimento econômico do mercado de bioinsumos no Brasil, que já movimentou R$ 5,7 bilhões na última safra e deve crescer 60% até 2030, a Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos (ANPII Bio), entidade que representa as indústrias de bioinsumos, abre as inscrições para a 3ª edição do Programa Interlaboratorial para Inoculantes Biológicos, realizado em parceria com a IdeeLab Biotecnologia. A iniciativa, que está com as inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro, tanto para empresas associadas quanto não associadas, visa fortalecer a qualidade analítica e a padronização dos processos laboratoriais de controle de qualidade de inoculantes e cumprir a exigência de participação dos laboratórios pelo Ministério da Agricultura (MAPA), contribuindo diretamente para a entrega de bioinsumos mais eficientes, seguros e previsíveis no campo.

A entidade também mantém abertas, até o fim de fevereiro, asbiosin inscrições para capacitações destinadas a profissionais da área de controle de qualidade e análises laboratoriais de bioinsumos, como a 3ª edição do Treinamento e Aperfeiçoamento em Controle de Qualidade para Inoculantes Biológicos, que será realizada entre 2 e 6 de março, em parceria com a IdeeLab; e a 1ª edição do Treinamento e Aperfeiçoamento em Controle de Qualidade para Fungos, entre os dias 13 e 17 de abril, em parceria com a ALS Laboratórios. O intuito, por meio do Programa Interlaboratorial e das capacitações, é acelerar cada vez mais o desenvolvimento de profissionais, laboratórios e indústrias do setor.

“A indústria de bioinsumos está amadurecendo e assumindo um compromisso cada vez maior com a qualidade dos produtos entregues ao campo. Investir em programas interlaboratoriais e capacitações técnicas é uma forma de garantir que os bioinsumos sejam eficientes, seguros e confiáveis para quem recomenda e para quem usa.

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Larissa Bonotto, diretora de operações da ANPII Bio

Esse movimento mostra que o setor deixou uma fase mais exploratória e avança para um estágio mais regulado, técnico e responsável, no qual a qualidade analítica e a formação contínua das equipes se tornam fatores estratégicos para a competitividade e a sustentabilidade do mercado”, afirma Larissa Bonotto, diretora de operações da ANPII Bio.

Programa Interlaboratorial para Inoculantes Biológicos — Atendendo as exigências do MAPA, previstas no Decreto nº 4.954/2004 e na Instrução Normativa nº 53/2013, alterada pela IN MAPA nº 03/2020, que determinam que laboratórios do setor integrem programas capazes de organizar, realizar e avaliar análises químicas, físicas e biológicas de produtos, o Programa Interlaboratorial visa ampliar o acesso do setor a um processo estruturado de avaliação e melhoria contínua dos laboratórios de controle de qualidade.

Entre as atividades previstas estão a comparação de resultados, análises estatísticas, discussão de desvios e treinamentos técnicos opcionais, que promovem alinhamento metodológico e maior assertividade nas análises de concentração, pureza e identidade de microrganismos, fortalecendo a padronização operacional dos laboratórios e contribuindo para a integridade e a conformidade dos inoculantes biológicos. Com isso, são reduzidos riscos regulatórios e produtivos, bem como a ocorrência de não conformidades, retrabalhos e descarte de produtos, com impactos diretos na segurança do uso dos insumos no campo e na tomada de decisão técnica e gerencial das empresas.

Iniciativa contribui para a entrega de bioinsumos mais eficientes, seguros e previsíveis no campo

“Na prática, essas iniciativas ajudam a padronizar rotinas laboratoriais, reduzir variações nos resultados e qualificar a interpretação das análises. O avanço dos bioinsumos exige equipes bem treinadas, capazes de aplicar métodos com consistência e dentro das exigências regulatórias. Nosso papel é oferecer capacitações aplicadas, conectadas à realidade dos laboratórios e às normas do MAPA, para apoiar resultados mais confiáveis e decisões técnicas mais seguras”, ressalta a diretora de operações da ANPII Bio.

Parceira do programa, a IdeeLab Biotecnologia é uma empresa brasileira de referência no desenvolvimento e transferência de biotecnologias agrícolas, com atuação no mercado B2B mundial de insumos biológicos. Reconhecida por sua excelência em controle de qualidade, a empresa opera com laboratórios certificados e acreditados junto ao MAPA para a emissão de laudos oficiais de controle de qualidade de inoculantes, contemplando análises de pureza e concentração, conforme a legislação vigente. A robustez técnica, regulatória e científica fundamenta a parceria entre a IdeeLab e a ANPII Bio e também habilita a empresa à emissão dos certificados de participação em programas interlaboratoriais.

As empresas que desejam participar do Programa Interlaboratorial devem se inscrever por meio de formulário online até o dia 20 de fevereiro. 

Treinamentos presenciais – Reforçando sua atuação na qualificação de profissionais e no fortalecimento das bases técnicas da indústria de bioinsumos, a ANPII Bio também realiza duas capacitações presenciais nos próximos meses, voltadas a profissionais do setor.

Em março, entre os dias 2 e 6, ocorre a 3ª edição do Treinamento e Aperfeiçoamento em Controle de Qualidade para Inoculantes Biológicos, também em parceria com a IdeeLab e com realização na sede da companhia, no município de Piracicaba (SP). A iniciativa, que está com as inscrições abertas até o final de fevereiro, por meio de formulário online, é voltada ao aprimoramento técnico e à qualificação de análises laboratoriais no setor de bioinsumos.

Já entre os dias 13 e 17 de abril, a entidade promove a 1ª edição do Treinamento e Aperfeiçoamento em Controle de Qualidade para Fungos, que combina aulas teóricas online com atividades teórico-práticas presenciais, realizadas na unidade da ALS Laboratórios em Charqueada (SP), empresa global de análises laboratoriais e serviços técnicos e parceira do projeto. O treinamento será ministrado por especialistas de referência, entre eles o pesquisador Marcos Faria, da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia. As inscrições também seguem abertas até o final de fevereiro, por meio de formulário online.

As iniciativas integram a premissa da ANPII Bio em promover a melhora contínua do setor, com uma agenda que visa apoiar a consolidação de práticas analíticas mais padronizadas e confiáveis, em um momento de expansão do mercado e de maior atenção às exigências de qualidade, rastreabilidade e conformidade técnica na indústria de bioinsumos.

Para mais informações, acesse: www.anpiibio.org.br

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades