
Industrialização na construção pode ajudar a combater o aquecimento global
Sistema construtivo que consiste em processos de construções feitas quase por inteiro na indústria e com apenas a montagem nos canteiros de obras pode contribuir para a redução das emissões de CO2 responsáveis pelo efeito estufa
A modernização dos sistemas construtivos utilizados no Brasil é uma pauta atual que ganha mais relevância com a expectativa de uma nova onda de investimentos para impulsionar obras de infraestrutura e de habitação em razão da volta do programa Minha Casa Minha Vida e o anúncio de um novo PAC.
A industrialização da construção brasileira, uma das tendências que englobam benefícios, como o alto nível de produtividade e construções mais sustentáveis, é uma das alternativas mais promissoras.
Neste sentido, com a visão de tornar a cadeia construtiva mais sustentável, inteligente e eficiente, na 14ª edição do Concrete Show, evento da cadeia construtiva, que acontecerá de 8 a 10 de agosto, em São Paulo, será realizado o congresso ‘Construindo Conhecimento’, que apresentará seminários, palestras e casos de sucesso para promover a troca de experiências e conhecimento entre os profissionais e especialistas que fazem parte deste universo.
A industrialização na construção civil com uso de pré-fabricados de concreto e seus impactos positivos no meio ambiente é uma das temáticas de destaque com a realização do seminário “A industrialização da construção em concreto – Tecnologias e soluções rumo à neutralidade de carbono”, organizado pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) no dia 9 de agosto, das 10h às 18h30.
“Em meio ao debate e o anúncio de diversas regras e legislações para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e alcançar a neutralidade de carbono no mundo decidimos mostrar como estão sendo desenvolvidas tecnologias e soluções na área do concreto e da pré-fabricação de concreto para contribuir com esse processo, além de apresentar soluções que adotam o sistema construtivo, promovendo a utilização do material concreto de forma mais inteligente e sustentável, atendendo às demandas do Brasil”, destaca a presidente executiva da Abcic, Íria Doniak.
Ela explica que os princípios da sustentabilidade estão alinhados com o uso de materiais pré-fabricados de concreto, uma vez que a construção de estruturas gera menor impacto ambiental no local de execução da obra, propicia mais segurança e melhores condições de trabalho aos colaboradores e acarreta em menos ruído (poluição sonora).
“O processo construtivo industrializado oferece melhores condições de controle do desempenho ambiental em relação à redução no consumo de água, energia e recursos materiais não-renováveis durante a construção e também na montagem no canteiro de obra ao diminuir a emissão de CO2 e gerar menos desperdício, resíduos e entulhos. Isso significa fazer o máximo com o mínimo de material de uma maneira mais econômica, com menor impacto ambiental e maior qualidade de vida aos trabalhadores”, afirma Íria.
Programação do seminário conta com palestra internacional
Na programação prevista está uma palestra com o professor da Iowa State University (EUA), Sri Sritharan, que abordará casos reais do uso da pré-fabricação em concreto com ênfase no potencial de concretos especiais como o Ultra High Performance Concrete (UHPC). O professor foi responsável por coordenar vários projetos em elementos pré-moldados de UHPC visando a aceleração da construção, incluindo inúmeras pontes. Trazendo o assunto para o Brasil, o professor e projetista de estruturas, Ricardo França, vai detalhar a utilização de pré-moldados na torre Sucupira do Complexo Parque da Cidade, em São Paulo.
Também na agenda do seminário está um exemplo de construção modular off-site que será apresentada pelo engenheiro Breno Guilherme Nones. O projeto Bairro Integrado Residencial Ecoparque, que será construído na cidade de Cascavel, no Paraná, a partir de uma fábrica que tem a capacidade de produzir 20 prédios de 15 andares a cada seis meses. No projeto estão previstos 6 mil apartamentos até 2026 no terreno de 900 mil metros quadrados, que é localizado ao lado da fábrica. A ideia é que sejam bairros floridos, com edifícios que ocupam menos de 5% da área total do terreno, mantendo mais de 50% de áreas verdes.
A presidente da Abcic ressalta que o Concrete Show é um importante estímulo para o setor da construção ao apresentar as principais novidades da cadeia de produção. “A Abcic participa ativamente desde a primeira edição do evento, promovendo a pré-fabricação de concreto, por meio de eventos de conteúdo bastante concorridos e com a presença de especialistas do Brasil e do exterior. Neste ano, nossa expectativa é novamente alcançar um público altamente qualificado, formado por diretores, gerentes e profissionais das indústrias, da cadeia produtiva, de construtoras, e representantes da academia e de entidades setoriais”, finaliza Íria.
A programação completa deste seminário da Abcic e de todo o congresso ‘Construindo Conhecimento’ está no site do evento.
Serviço: Concrete Show 2023
Data: 8 a 10 de agosto de 2023.
Horário: das 13 às 20 horas.
Local/Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes na altura do km 1,5, Jabaquara, São Paulo.
Site Oficial: Clique aqui






