Joint venture JUMTOS permite que empresas de diferentes setores identifiquem pontos de melhoria na gestão de fornecedores e façam compras juntas, potencializando a negociação e reduzindo os custos.

A partir do mês de outubro, as empresas ganharão uma nova funcionalidade que permite unir forças para comprar juntas. Em uma iniciativa inédita no Brasil, a CH Master Data – empresa brasileira de tecnologia de gestão de cadastros de materiais – e a Procurement Garage (PG) – consultoria da área de suprimentos – firmaram uma joint venture para criar um Grupo de Compras Integrado (iGPO), por meio da iniciativa JUMTOS.
A novidade é revolucionária porque a CH Master Data é a única empresa no mundo a gerir um Cadastro de Materiais e Serviços compartilhando informações entre as empresas clientes. Todo item cadastrado recebe um Código CH, que é correlacionado ao código de cada empresa cliente. É uma espécie de CNPJ que identifica e mapeia cada item cadastrado.
Através desse código, é possível identificar todas as empresas clientes que utilizam o item. Além disso, é possível concentrar no Código CH os fornecedores de cada item e as opções de fabricantes possíveis.
Podem participar do JUMTOS todas as empresas já cadastradas no portal Webformat, plataforma da CH Master Data que faz esta gestão dos materiais e catálogos.
Vejam no exemplo abaixo como funciona:

A iniciativa consegue integrar em uma base UNIFICADA as seguintes informações que potencializarão as negociações com os fornecedores:
– Grandes volumes de compras;
– Fornecedores homologados de cada empresa;
– Itens mapeados por fornecedor e fabricante;
– Históricos de preços;
– Fabricantes homologados.
O JUMTOS tem como principais objetivos negociar grandes volumes, com muitos fornecedores confiáveis, para obter os melhores preços e prazos de entrega.
Em um primeiro momento, o JUMTOS atuará na otimização de compras de diesel, ferramentas, material de fixação, material elétrico, EPI´s, pneus, rolamentos e lubrificantes (óleos e graxas).
A solução entregará toda a estratégia de compra e de melhoria, enquanto o cliente final, as empresas, cuidarão somente dos processos finais: implementação do projeto e gerenciamento do fornecedor. Na fase de testes, estudos apontaram uma economia de até 19% em relação ao valor gasto anteriormente.
Em um momento em que a indústria busca melhorar suas margens, a novidade deve em breve ter muitas empresas participantes.
(Fonte:Assessoria de imprensa)