Inovação e sustentabilidade na 20ª Conferência de Inovação ANPEI: Ultracargo apresenta projeto com 90% de economia de água em portos
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) promove entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro a 20ª edição de sua Conferência ANPEI de Inovação, em Campinas-SP. O evento, que é o maior encontro de inovação e pesquisa do Brasil, está há menos de um mês de acontecer e traz uma programação especial com mais de 20 horas sobre novos negócios, tecnologia, inteligência artificial, gestão de pessoas e networking. A previsão é reunir mais de três mil participantes em debates e painéis sobre inovação e desenvolvimento sustentável.
O evento será realizado no Centro de Convenções Royal Palm e contará com cinco palcos temáticos, dentre eles um dedicado à apresentação dos cases de sucesso selecionados pela Comissão Técnica da ANPEI para o evento. A Ultracargo, maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, é uma das empresas selecionadas para apresentar seu case de inovação e sucesso.
Por meio do projeto do novo de método de limpeza de tanques de armazenagem de granéis líquidos, a Ultracargo reduziu o consumo de água de mil litros por hora para apenas 80 litros, eliminou a geração de resíduos e trouxe mais segurança ao permitir que a operação seja conduzida do solo – quando antes era realizada por pessoas suspensas em rapel. A novidade foi desenvolvida no terminal da Ultracargo no Porto de Santos, e será apresentada na Conferência da ANPEI, no dia 30 de novembro, pelo gerente de Engenharia da Qualidade da Ultracargo, Renê Guilherme Lopes.
O método tradicional envolve um jato que despeja mil litros de água por hora, o que soma cerca de 40 mil litros gastos para lavar um tanque. A água, misturada a detergente industrial, precisa ser recolhida e tratada por empresa especializada ao final do processo. Um trabalho que necessita de quatro profissionais capacitados, envolve atividade em altura e leva cerca de 40 horas para ser concluído. Já no novo método, o trabalho pode ser realizado do solo, o que representa um ganho importante em segurança, e pode ser executado por apenas duas pessoas. Um extensor emite uma névoa de água desmineralizada – que age como detergente – misturada a uma pequena quantidade de cloro. Uma escova completa o trabalho, gastando apenas 80 litros de água, que evapora rapidamente, não havendo geração de resíduos.
A mudança tem ainda o potencial de gerar uma economia de R$ 2,5 milhões ao ano nos terminais da empresa. A iniciativa já foi implementada nos terminais de Santos e de Suape (PE) e será levada aos Portos de Aratu (BA) e Itaqui (MA).
Programação especial
Além dos cases de sucesso como o projeto da Ultracargo, esta edição da Conferência contará com palestras e painéis com importantes atores do ecossistema de inovação brasileiro: Antônio José Roque da Silva, diretor Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e coordenador do projeto Sirius, acelerador de partículas considerado a maior e mais complexa infraestrutura científica do país; Celso Procknor Filho, diretor do Escritório de Transformação e Gestão da Inovação – Braskem; Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson; Fabrício Luiz Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade do Sistema Fiep; Fernanda Saraiva Gusmão, gerente de Soluções para Gestão da Pesquisa – Elsevier; Flávia da Veiga, especialista em Ciência da Felicidade e fundadora da startup Be Happier; Guilherme Baeta, CDO da Braskem; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Marcus Gurgel, diretor de Inovação do Ifood; Marina Loures, diretora de Inovação e Transformação Digital – ABGI; Rafael Navarro, líder global de Gestão do Conhecimento Braskem; Regina Magalhães, diretora de Sustentabilidade da Johnson’s Controls; e Suzi Silva, especialista em Gestão de Mudança – Braskem.
Dentre os palestrantes internacionais, está confirmada a participação de Cordell Hardy, o vice-presidente sênior de R&D da 3M; David Kellis, adido de Propriedade Intelectual do Mercosul no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) no Brasil; Gayle Schueller, vice-presidente sênior de Sustentabilidade da 3M; e Patrick Teyssonneyre, CEO e cofundador da Xinterra.
Vale destacar que a programação e atividades da Conferência serão realizadas sobre os eixos temáticos Tecnologia, Pessoas e Novos Negócios. “Queremos o público envolvido com o que vamos proporcionar nestes dias de evento após dois anos sem contato com o público. É importante que haja uma verdadeira troca entre todos que estiverem conosco nesses dias”, reforça o convite a diretora da ANPEI, Marcela Flores.
SERVIÇO
20ª Conferência ANPEI
“Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”
30 de novembro e 1º de dezembro
Centro de Convenções Royal Palm Hall, Campinas – SP
Inscrições e mais informações no site: https://anpei.org.br/conferencia-2022/