Inovação na construção civil pesada favorece obras e colaboradores
Construtora Trindade – COTRIN realiza modificações em maquinário como estratégia para facilitar manuseio de colaboradores e otimizar tempo nas obras
No cenário competitivo da indústria da construção pesada, a busca constante por agilidade e eficiência se torna essencial para garantir o sucesso das empresas. Adotar o hábito inovador, permitindo o desenvolvimento de processos e maquinários que facilitam o trabalho dos colaboradores e proporcionam um aumento significativo na produtividade, favorece também a reputação no mercado.
Nesse sentido, uma verdadeira revolução no setor da construção pesada tem sido impulsionada pela evolução tecnológica. Com a introdução de novas máquinas, processos e soluções avançadas, as empresas do ramo têm buscado formas de otimizar seus métodos tradicionais, visando aperfeiçoar cada etapa do processo construtivo.
Segundo dados da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral), divulgado pelo IBGE, em 2021, a taxa de inovação das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5%. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente. A pesquisa aponta ainda que a taxa de inovação é maior em organizações de grande porte, chegando a 76,7% nas empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.
A COTRIN está há 35 anos no mercado de construção pesada, onde é especialista em construção e remodelação de linhas férreas. Segundo o diretor corporativo, Henrique Trindade, a inovação é constantemente estimulada na empresa e os colaboradores sempre sugerem modificações em processos e maquinários de forma a otimizar o trabalho. “A inovação é uma necessidade constante no setor de construção pesada. Aqueles que não acompanham as mudanças tecnológicas correm o risco de ficar para trás, enfrentando desafios cada vez maiores em termos de competitividade e produtividade. Na COTRIN, a inovação está presente no dia a dia do colaborador. Muitas vezes, um trabalhador da linha de frente da construção sugere uma mudança no maquinário ou no processo de construção e, quando implantado, contribui com a melhoria da mão de obra de todos os envolvidos”, explica.
Na organização, duas pequenas modificações propostas pelos trabalhadores resultaram em melhorias significativas. A primeira foi o desenvolvimento de um novo implemento chamado “mãozão”, anteriormente utilizado em pá carregadeira, porém adaptado para escavadeiras. Essa modificação trouxe maior agilidade e segurança ao processo de distribuição de dormentes. Já a a caixa de distribuição de brita, apelidada de “Tracktana”, passou por uma mudança importante. Suas dimensões, que antes causavam várias dificuldades no transporte e armazenamento, foram reduzidas e foram adicionadas rodas com pneus agrícolas. Essas melhorias tornaram o processo de distribuição de britas nas obras ferroviárias mais versátil e leve, ao mesmo tempo proporcionando maior conforto ergonômico aos colaboradores que lidam com o acoplamento deste acessório.
Um dos principais benefícios da inovação na construção civil pesada é a agilidade proporcionada pelos processos e maquinários modernos. Máquinas equipadas com sensores e sistemas automatizados facilitam tarefas que antes demandavam grande esforço físico e tempo, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas. Além disso, a tecnologia avançada permite a redução de erros e retrabalhos, resultando em maior eficiência e qualidade nas obras.
Outro ponto a ser destacado é o bem-estar e a segurança dos colaboradores. Com a introdução de maquinários inovadores, é possível minimizar riscos e garantir melhores condições de trabalho. Equipamentos ergonômicos, por exemplo, reduzem o impacto físico e o desgaste dos operadores no ambiente de trabalho.
O encarregado de manutenção, Marco Aurélio Machala, conta que a COTRIN tem se destacado por investir em pesquisa e desenvolvimento, visando a criação de soluções tecnológicas que promovam a agilidade e que facilitem a mão de obra dos colaboradores. “A inovação é um caminho promissor para aprimorar resultados e nos manter competitivos em um mercado cada vez mais exigente. Muitas vezes, os trabalhadores da linha de frente encontram oportunidades de melhorias em maquinários onde os próprios fabricantes não enxergaram, pois, enquanto os engenheiros conhecem os processos, os colaboradores os vivem. É aí que precisamos estimular a criação e a inovação. Ouvir, estudar, modificar e testar são ações cruciais para mostrar aos colaboradores que a inovação pode partir de cada um de nós, que a empresa estará aberta para ouvir e, se for o caso, colocar em prática”, avalia.
Machala ainda revela que já teve oportunidade de modificar cerca de dez maquinários, por sugestões de colabores e, ainda, criou cerca de quatro do zero. Tudo para contribuir com a agilidade e oferecer mais conforto aos colabores. “A inovação se tornou um fator determinante para o sucesso da COTRIN. Investir em processos e maquinários modernos, bem como proporcionar na prática as modificações sugeridas pelos colaboradores, contribui com o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos projetos. Mas, o mais importante é valorizar o ponto de vista dos colaboradores que, certamente, também são responsáveis pela relevância das empresas no mercado”, diz.