InpEV reforça liderança em qualidade com 52 Unidades Certificadas pela ISO 9001

InpEV reforça liderança em qualidade com 52 Unidades Certificadas pela ISO 9001

O Instituto alcança um marco inédito no país ao ser pioneiro na certificação entre as empresas avaliadas pelo TÜV NORD Brasil

InpEV reforça liderança em qualidade com 52 Unidades Certificadas pela ISO 9001

inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) alcança um marco histórico ao conquistar a certificação ISO 9001 para 52 centrais de recebimento, além de sua matriz. Essa conquista consolida o Instituto como referência em excelência operacional e gestão da qualidade no setor de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Entre as empresas avaliadas pelo TÜV NORD Brasil ao longo de seus 30 anos de atuação no país, o inpEV é a primeira a atingir a marca de mais de 50 unidades certificadas ISO 9001. A conquista mais recente inclui as centrais de Luziânia (GO), Chapadão do Sul (MS), São Gabriel do Oeste (MS), Vitória da Conquista (BA) e Santa Terezinha de Itaipu (PR), que foram submetidas a rigorosas auditorias externas realizadas pelo renomado órgão certificador.

A certificação ISO 9001 é reconhecida globalmente por atestar padronização, eficiência e compromisso com a gestão da qualidade. No caso do inpEV, a norma também reforça a base para integrar práticas alinhadas à agenda ESG, promovendo impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade.

O TÜV NORD Brasil contribuiu significativamente na história do inpEV ao realizar auditorias externas seguindo os mais elevados padrões internacionais que resultaram na certificação ISO 9001 de 52 unidades operacionais, além da matriz do inpEV. Estas certificações foram relevantes para a consolidação do inpEV como uma referência em excelência operacional e gestão da qualidade no setor. O relatório de auditoria do TÜV NORD Brasil destacou como pontos fortes do inpEV a infraestrutura, a organização e o ambiente de trabalho, evidenciando a maturidade de suas operações.

“A certificação ISO 9001 das 52 unidades operacionais do inpEV é um marco significativo para o setor. Esse resultado reflete o comprometimento do Instituto com padrões de qualidade e a busca constante pela excelência operacional. O trabalho conjunto com o inpEV reafirma nossa missão de promover as melhores práticas de gestão e apoiar organizações que fazem a diferença para a sustentabilidade e a sociedade,” comenta Reginaldo Maia, Diretor Presidente do TÜV NORD Brasil.

“Esse é um marco histórico para o inpEV e para o setor de destinação de embalagens vazias. Sermos pioneiros ao certificar 52 centrais pela ISO 9001 no nosso ramo de atuação demonstra nosso compromisso em liderar pelo exemplo e promover elevados padrões de qualidade, organização e transparência. Essa conquista é fruto do trabalho dedicado das nossas equipes e do alinhamento estratégico à nossa missão de excelência e sustentabilidade,” afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV

Avanços previstos para 2025

O inpEV já planeja novos passos para ampliar ainda mais sua excelência operacional e sustentabilidade, com a inclusão de outras certificações ISO em seu portfólio.

Sobre o TÜV NORD

O Organismo de Certificação TÜV NORD Brasil – BRTÜV, membro do TÜV NORD GROUP estabelecido na Alemanha em 1869, foi um dos pioneiros na certificação ISO 9001 no Brasil. Desde então, ampliou sua atuação para incluir certificações de sistemas de gestão e produtos, inspeções industriais, mobilidade e treinamentos. O Organismo destaca-se pela qualificação de seu corpo técnico, garantindo consistência nas interpretações, diversidade no perfil dos auditores e treinamento contínuo. Com uma equipe de mais de 100 profissionais altamente qualificados, O TÜV NORD Brasil busca ser referência em multinegócios, oferecendo certificações, engenharia, treinamentos, inspeções e ensaios, através de unidades de negócios independentes para um atendimento abrangente e direcionado.

Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 416 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagramLinkedIn e TikTok.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades