InpEV: Tecnologia e Logística Reversa conduzindo um Agro Mais Sustentável

InpEV: Tecnologia e Logística Reversa conduzindo um Agro Mais Sustentável

Sistema Campo Limpo alia inovação e logística reversa para transformar o agronegócio em um modelo de sustentabilidade e impacto ambiental positivo.

InpEV: Tecnologia e Logística Reversa conduzindo um Agro Mais Sustentável

A COP29, realizada em Baku, capital do Azerbaijão , destacou o papel da tecnologia digital na ação climática global. Enquanto o mundo discute o futuro, o Brasil já está na vanguarda com iniciativas que colocam o agronegócio no centro da sustentabilidade. O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, lidera esse movimento, integrando inovação e responsabilidade ambiental para impulsionar um agro mais sustentável.

Com tecnologias avançadas de rastreabilidade já em operação, o Sistema Campo Limpo monitora em tempo real e com precisão  o ciclo de vida das embalagens vazias, estabelecendo um processo seguro e legal, assegurando a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias. Quando o agricultor realiza a devolução ambientalmente adequada das embalagens vazias, é possível garantir a rastreabilidade do processo, o que impulsiona a logística reversa no Brasil.  Em 2023, mais de 53 mil toneladas de embalagens foram destinadas, evitando a emissão de 75.239 toneladas de CO2e – o equivalente ao plantio de 7,5 milhões de árvores.

O inpEV está em constante evolução para aprimorar a eficiência, qualidade e segurança nas unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo. A rastreabilidade, implementada em 71 centrais em 2023, representa um avanço significativo. Cada fardo de embalagens compactadas recebe, durante a pesagem, um código DataMatrix – um padrão de identificação –  contendo informações detalhadas, como peso, tipo e origem do material. Esses dados são lidos por equipamentos específicos e integrados ao Sistema de Informação das Centrais (SIC), assegurando monitoramento em tempo real, redução de erros e mais agilidade nas operações. Paralelamente, o Sistema de Informação de Postos (SIP), presente em 184 unidades, reforça a integração tecnológica, otimizando os processos. O inpEV, que gerencia atualmente 64 centrais, também iniciou um projeto de modernização de equipamentos e atualização de processos operacionais, consolidando seu compromisso com a excelência e a inovação.

“A logística reversa, aliada à tecnologia, está transformando o agro brasileiro em um modelo de referência mundial em sustentabilidade. O Sistema Campo Limpo mostra que inovação e compromisso ambiental podem caminhar juntas, criando resultados efetivos  para o meio ambiente e para o futuro do agronegócio”, afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.

Resultados que consolidam o Brasil na liderança do agro sustentável:

  •  754 mil toneladas de embalagens destinadas desde 2002.
  • Redução acumulada de 1,05 milhão de toneladas de CO2e – o equivalente a quase 20 mil viagens de caminhão ao redor da Terra.
  • Economia de energia suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências por um ano.

Com práticas como o frete de retorno, que utiliza os mesmos caminhões que distribuem defensivos agrícolas para transportar embalagens vazias no trajeto de volta, o Sistema Campo Limpo reduz custos e emissões de gases de efeito estufa e fortalece a logística reversa e economia, transformando desafios ambientais em oportunidades de inovação.

Agro e tecnologia: um futuro sustentável e promissor

Ao unir inovação tecnológica e práticas de logística reversa, o inpEV, entidade gestora do Sistema Campo Limpo, reafirma o papel do Brasil como protagonista global em sustentabilidade no agronegócio. Cada embalagem destinada representa mais do que um avanço ambiental: é a consolidação de um agro comprometido com o futuro, com a economia circular e com a liderança em impactos positivos.

InpEV: Tecnologia e Logística Reversa conduzindo um Agro Mais Sustentável

Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 750 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2023, foram 53,2 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!