Inteligência Artificial é prioridade número um para 2026, mas 77% das empresas ainda investem até 2% do orçamento, aponta Amcham

Inteligência Artificial é prioridade número um para 2026, mas 77% das empresas ainda investem até 2% do orçamento, aponta Amcham

Pesquisa Panorama 2026 da Amcham & Humanizadas revela que a maioria das companhias não consegue transformar discurso em impacto real; Amcham lança Hub de IA para apoiar jornada de competitividade

Inteligência Artificial é prioridade número um para 2026, mas 77% das empresas ainda investem até 2% do orçamento, aponta Amcham

 

A Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, lança nesta quinta-feira (25) a pesquisa Panorama 2026, que ouviu 629 executivos de médias e grandes empresas, representando mais de 592 mil colaboradores. O estudo revela que, embora a Inteligência Artificial (IA) tenha se consolidado como prioridade número um para 2026, 77% das companhias ainda investem até 2% de seu orçamento na tecnologia. Como consequência, 61% dos líderes afirmam não ter percebido impacto relevante nos resultados.

“O Panorama 2026 revela um paradoxo claro: a Inteligência Artificial é a prioridade número um das empresas no Brasil, mas o investimento ainda não acompanha o discurso. A empresa que não investir nem aprender a criar modelos e processos a partir das oportunidades tecnológicas que a IA oferece desde já abrirão uma lacuna que poderá inviabilizar a competitividade do seu negócio”, afirma Marcelo Rodrigues, Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil.

Desafios vão além da tecnologia

A pesquisa mostra que o avanço da IA esbarra menos em acesso técnico e mais em fatores humanos e organizacionais. Entre os principais obstáculos citados pelos executivos estão: execução da estratégia, cultura resistente à mudança, lideranças despreparadas, qualidade dos dados internos e falta de capacitação das equipes.

“Os maiores desafios para o avanço das empresas brasileiras não são apenas tecnológicos, mas humanos e organizacionais. A dificuldade em executar a estratégia, a resistência cultural e a falta de liderança preparada superam, inclusive, as limitações de acesso à tecnologia”, destaca Rodrigues.

O futuro da competitividade

Para o diretor da Amcham, a competitividade não será definida apenas por quem adotar mais IA, mas por quem conseguir integrá-la de forma estratégica e transversal: “Fazer igual com uma camada de inteligência artificial será insuficiente. A vantagem competitiva nos próximos anos virá de quem souber combinar tecnologia, dados, liderança e cultura organizacional. Empresas que organizarem seus dados, redefinirem modelos de gestão a partir da tecnologia e aplicarem IA em seus nichos terão saltos de produtividade que não serão possíveis para quem ficar para trás.”

Amcham lança Hub de IA

Como resposta prática aos resultados da pesquisa, a Amcham anuncia o lançamento do Hub de Inteligência Artificial, iniciativa que terá três frentes de atuação:

  • Capacitação executiva – camps e masterclasses internacionais.
  • Troca de melhores práticas – relatórios, webinars e comunidade de líderes.
  • Projetos colaborativos – conexão entre empresas, startups e universidades.
    “O Hub de IA é a resposta prática que a Amcham oferece para transformar dados em ação. Queremos apoiar empresas em todos os estágios de maturidade, desde quem está começando até quem já busca escala global”, completa Rodrigues.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades