Investimentos e estruturação de governança corporativa marcam novo ciclo da Girassol Agrícola

Investimentos e estruturação de governança corporativa marcam novo ciclo da Girassol Agrícola

Mudanças recentes reforçam o compromisso da sementeira com o crescimento sustentável

Investimentos e estruturação de governança corporativa marcam novo ciclo da Girassol Agrícola

O agro é feito de desafios, mas com a perseverança dos produtores rurais e de quem nele trabalha tudo é superado. Continuar produzindo com qualidade, tendo à frente commodities em baixa e juro alto, e manter a expansão da participação no mercado são algumas das provocações para quem trabalha com o setor.

Com mais de 40 anos de história, a Girassol Agrícola, com sede em Rondonópolis, região sudeste de Mato Grosso, vive um novo ciclo após a estruturação da governança corporativa, investimentos em tecnologia e a chegada de uma nova diretoria com robustez no mercado de sementes, que representa 60% de sua receita. Nos últimos três anos, a companhia vem passando por mudanças tanto em sua estrutura quanto na formação do time de produção, marketing e comercial. Além disso, R$ 100 milhões foram investidos na implantação de duas Indústrias de Beneficiamento de Sementes (IBS), consideradas a mais modernas do Brasil, na criação do Bag ATI, entre outros projetos que visam proporcionar um valor adicional à semente com já reconhecida qualidade.

Investimentos e estruturação de governança corporativa marcam novo ciclo da Girassol Agrícola

Em meio a todo esse processo, a Girassol Agrícola passa a ter um novo CEO, Gilmar Meneghini, após a escalada de Neusa Lopes para o Conselho Administrativo da empresa. Com experiências próximas ao agronegócio, no segmento de caminhões e máquinas agrícolas, e profundo conhecimento em empresas familiares e profissionalizadas, com governança forte, o catarinense chega para somar à sementeira. “Sempre estive próximo do agro. Isso me motivou muito, fora a paixão em fazer parte desse ecossistema e acreditar que ele pode ajudar muitas pessoas. E como profissional, sempre gostei de desafios, então fez muito sentido”, afirma Meneghini sobre aceitar o convite da companhia. Com raízes no agro, construiu uma carreira sólida passando por grandes grupos como Dpaschoal, Fundo de Investimento Advent, concessionárias Scania e John Deere. É formado em Administração, com especialização em Controladoria pela FGV São Paulo, consolidando sua trajetória com forte expertise em gestão, governança e inovação no setor.

Mais qualidade e valor à semente

Os próximos passos da empresa, de acordo com o CEO, envolvem um planejamento estratégico que visa agregar ainda mais qualidade e valor à semente, e para isso diversos estudos estão sendo realizados. “Nosso grande investimento é estar junto com a semente que vendemos, dar todo o apoio para que o produtor tenha a melhor produtividade, junto da tecnologia que pode trazer isso, e com nosso time técnico. Então, o nosso desafio dos próximos anos é buscar um patamar ainda maior na qualidade das nossas sementes”, destaca. Benefícios como o Supera (seguro para replantio), o Bag ATI, o Melhor Área, QR Code, Lona Branca, Embarque Perfeito e TSI Eclipse já são realidade junto aos produtores.

Investimentos e estruturação de governança corporativa marcam novo ciclo da Girassol Agrícola

Outra importante mudança está na chegada do diretor comercial Jhonathan Costa, que há mais de uma década atua no setor sementeiro. O engenheiro agrônomo reforça a estrutura da área de sementes, hoje com três coordenadores e mais de 20 RTV’s. O time, sob sua gestão, tem a missão de fortalecer as estratégias comerciais e ampliar ainda mais o relacionamento com parceiros e clientes, com o objetivo maior de consolidar o crescimento da empresa, mantendo e dando continuidade na inovação. “A Girassol vem se preparando nos últimos anos, é uma empresa certificada com o selo GPTW, e agora chegou o momento de estruturar o crescimento com inovação, com serviços, sendo protagonista como sempre foi desde a época do senhor Gilberto Goellner. Além disso, nosso diferencial é ser líder de sementes de algodão licenciado no Brasil e somos a única empresa que possui uma equipe especializada na cultura”, ressalta o diretor.

Os investimentos realizados pela Girassol Agrícola, visando a qualidade que faz a diferença no campo, envolvem ainda a construção de uma biofábrica na Fazenda Girassol, em Pedra Preta, mais precisamente na região da Serra da Petrovina. A unidade, explica o CEO Gilmar Meneghini, atende a demanda interna da produção comercial de soja, milho e algodão, a produção de sementes, bem como as áreas de eucalipto da empresa. As operações tiveram início em outubro de 2024 e a biofábrica possui homologação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Produção de biomassa em foco

Para 2025, a projeção da Girassol Agrícola é a de superar R$1 bilhão em faturamento. Em termos de comercialização de sementes, a perspectiva é de crescimento de aproximadamente 30%. Na produção comercial, a companhia teve aumento de área em 2024, hoje com mais de 60 mil hectares divididos em soja, milho e algodão. Além das sementes e produção de grãos e fibras, para os próximos anos, conta com o seu olhar para a produção de biomassa. “Sementes é o nosso DNA, porém, nossos investimentos em floresta para biomassa são em torno de 3 mil hectares por ano, com áreas em processo de crescimento. A ideia é continuar com bastante foco nesse segmento de reflorestamento e seguir produzindo sementes com qualidade acima do mercado, aliado à tecnologia para que o nosso produtor tenha acesso na palma da mão a tudo o que a semente entregar”, pontua Gilmar Meneghini.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades