IoT global terá realinhamento estratégico, segundo Eseye
Novo relatório 2026 identifica cinco tendências que redefinem conectividade, modelos de serviços e papel da IA na Internet das Coisas.

Eseye indica transformações em IoT e telecom, em seu Relatório de Previsões IoT 2026.(créditos: divulgação)
A Eseye, líder mundial em soluções de conectividade IoT, anuncia sua mais recente projeção estratégica para o setor com o relatório Previsões de IoT para 2026, que mapeia os principais vetores de transformação que moldarão o mercado nos próximos dois anos. O documento traz visões de especialistas da companhia sobre as mudanças estruturais em conectividade global, expectativa de serviços gerenciados, implicações de novos padrões técnicos e a ascensão do AIoT como diferencial competitivo. “Este relatório funciona como um guia estratégico para empresas e operadoras que navegam por um cenário de variabilidade regulatória, novos padrões técnicos e crescente exigência por automação e inteligência, servindo muito bem à realidade atual brasileira e latino-americana”, analisa Ana Carolina Bussab, CEO da Eseye no Brasil.
“O ano de 2026 será muito mais do que um período de ajustes incrementais — estamos diante de um momento de grande realinhamento na IoT global, no qual conectividade, serviços gerenciados e inteligência artificial convergem para reconfigurar a forma como empresas e operadoras competem e entregam valor”, afirma Nick Earle, Chairman Executivo da Eseye. Segundo ele, as decisões estratégicas tomadas neste ciclo terão impacto direto na vantagem competitiva e no risco operacional das organizações que lideram implantações IoT em escala global. Veja, a seguir, a principais tendências apontadas no relatório:
Fragmentação global e estratégias de dispositivos
A primeira tendência destacada no relatório é a divisão crescente do panorama de conectividade celular global. Enquanto mercados como Estados Unidos e Ásia-Pacífico aceleram a adoção de redes de próxima geração, partes da Europa enfrentam restrições que atrasam a harmonização tecnológica, exigindo das empresas soluções que equilibrem compatibilidade com tecnologias legadas e preparação para o futuro. Projetos com designs multi-RAT e gestão flexível de conectividade — incluindo suporte a eUICC/eSIM — são apresentados como respostas estratégicas a esse desafio.
Conectividade 5G FWA em destaque comercial
O relatório também ressalta a ascensão do 5G Fixed Wireless Access (FWA) como opção escalável e de alto desempenho para conectividade empresarial. Para Tony Byrne, CEO da Eseye, o diferencial competitivo em 2026 está menos na conectividade básica e mais em soluções gerenciadas integradas, que combinem cobertura, hardware e suporte em uma oferta coesa voltada para necessidades corporativas.
Operadoras enfrentam momento de decisão
Ian Marsden, cofundador e CTO da Eseye, observa que o modelo econômico tradicional da IoT já não se alinha às plataformas e estruturas de custo legadas das operadoras de redes móveis (MNOs). O relatório indica que elas precisarão decidir se escalam IoT por meio de parcerias especializadas ou revisitam suas prioridades, concentrando-se em serviços essenciais ao consumidor. Essa escolha terá impacto direto nas estratégias de compradores corporativos que dependem de conectividade global.
SGP.32 impulsiona demanda por serviços gerenciados
Outro ponto de foco é o novo padrão SGP.32, que promete maior autonomia técnica às empresas, porém demanda capacidade de teste de performance global e gestão de múltiplos perfis de operadoras. O relatório explica que a complexidade operacional dessa transição tende a acelerar a demanda por serviços IoT gerenciados, que simplificam integração e criam um ponto único de controle para implantações em larga escala.
AIoT como motor estratégico de inovação
Por fim, a Eseye destaca a tendência de AIoT perceptivo, em que sistemas autônomos orientados por IA transformam dados de IoT em automação inteligente, eficiência operacional e decisões preditivas. Conforme o relatório, à medida que tais sistemas escalarem, a qualidade dos dados de IoT será um fator-chave para desempenho e competitividade no futuro próximo.
Sobre a Eseye
Como líder global em soluções de conectividade IoT e orquestração de eSIM, a Eseye capacita empresas e operadoras a fornecer IoT global onipresente e de alto desempenho, oferecendo a expertise em engenharia de dispositivos e plataformas necessária para integrar, gerenciar e orquestrar a conectividade IoT para ambientes de qualquer escala ou complexidade. Fundada em 2007, no Reino Unido, e presente no Brasil desde 2016, a Eseye otimiza de forma inteligente as conexões com milhões de dispositivos em 190 países, aproveitando mais de 800 redes, todas com disponibilidade próxima a 100%. Com inovadora tecnologia de orquestração de eSIM, que oferece recursos avançados de localização federada, a Eseye capacita MNOs e empresas a personalizar e gerenciar perfis de eSIM em diversas regiões e plataformas, permitindo escalabilidade global com precisão de conectividade local a empresas como TELUS, AT&T, MTN, Amazon, Shell, entre outras. www.eseye.com/pt-br






