Jaguar Mining reforça compromisso com excelência e inovação através de sua produção científica

Além da busca constante pela eficiência operacional, a Jaguar Mining também busca reforçar através do incentivo à produção acadêmica, a constante busca por excelência e inovação. Em um mercado cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a empresa se consolida como verdadeiro celeiro de desenvolvimento científico, contribuindo para o avanço do conhecimento no setor de mineração.
Essa excelência científica é demonstrada pela participação ativa da empresa em eventos técnico-científicos de renome, como ocorreu recentemente no XI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN) e no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica. A presença da Jaguar Mining nos eventos não só destaca a importância da empresa na comunidade de pesquisa mineral, mas também fortalece seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Para Armando José Massucatto, Gerente de Geologia e Exploração da Jaguar, a participação no SIMEXMIN proporcionou à equipe valiosos aprendizados. “As pesquisas e inovações compartilhadas durante o evento fornecem insights valiosos que podemos aplicar diretamente em nossos projetos. Isso não só aumenta a eficiência e a rentabilidade de nossas operações, mas também promove práticas mais sustentáveis”, explicou.
Outro trabalho científico reconhecido pela qualidade foi liderado pela Gerente de Metalurgia da Unidade RG (Caeté/MG), Istelamares Barros, premiado no 26º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica de 2024, promovido pela Revista Minérios & Minerales. O trabalho também foi apresentado no 15º Workshop Opex 2024 – Redução de Custos na Mina e na Planta, realizado pela publicação, em Belo Horizonte.
Impacto da produção científica
A produção científica da Jaguar Mining é resultado do trabalho dedicado de equipes diversas, como Geologia de Exploração, Recursos e Reservas, Serviços Técnicos, Projetos de Crescimento, Processos, Laboratórios, Operação e Manutenção de Planta. A empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, fomentando um ambiente onde o conhecimento técnico e as novas tecnologias são valorizados e aplicados em suas operações.
Os trabalhos científicos desenvolvidos pelos colaboradores da Jaguar abordam temas que conduzem à evolução do setor de mineração, como a importância dos granitos para depósitos de ouro complexos, a análise de padrões de dispersão geoquímica e o modelamento em nuvem de anisotropias geoquímicas, dentre outros. Esses estudos não apenas aumentam a eficiência e a rentabilidade das operações da Jaguar, mas também promovem práticas mais sustentáveis, alinhadas com as necessidades de uma mineração responsável e ambientalmente consciente.
Destaque no SIMEXMIN e no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica
A participação da Jaguar Mining no XI SIMEXMIN 2024, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, e organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), foi marcada por um recorde de 23 representantes. Entre os presentes estavam as equipes de Geologia de Exploração; Recursos e Reservas; Serviços Técnicos; e Growth Projects.
Além disso, a Jaguar contou com a presença de seus executivos como o VP de Desenvolvimento do Negócio, Eric Duarte; o Qualified Person, Jonathan Victor Hill; o CFO, Alfred Colas; e a membra do Conselho Administrativo Shastri Ramnath.
No evento, o time Jaguar apresentou sete trabalhos, incluindo seis pôsteres científicos e uma palestra. Destes, dois pôsteres foram selecionados como destaque pela Comissão Organizadora do SIMEXMIN, recebendo nota máxima.
Já no 26º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica desse ano, a Jaguar Mining foi representada pela Gerente de Metalurgia da Unidade RG (Caeté/MG), Istelamares Barros; pelo Gerente de Mina e Serviços Técnicos da Unidade Pilar (Santa Bárbara/MG), Filipe Sá e Rocha; pelo Coordenador de Geologia da Unidade de Pilar, Tiago Souza; pela Geóloga Jussara Toffoli e pelo Analista de Processo, Alberto Vilela da Costa. O projeto “Elevação da performance operacional por meio dos conhecimentos obtidos no estudo geometalúrgico” foi uns dos trabalhos premiados e permitiu aplicação prática nas atividades da Jaguar.
Segundo Istelamares Barros, “o prêmio foi um reconhecimento ao compromisso com a excelência e a inovação da Jaguar Mining. Através da pesquisa geometalúrgica, conseguimos não apenas otimizar nossos processos, mas contribuir para o desenvolvimento do setor como um todo”, comentou.