JLG celebra 25 anos de Brasil com lançamento de ClearSky Smart Fleet
Nova tecnologia vai possibilitar maior interação entre empresário e máquinas de elevação
A JLG, uma das principais fabricantes de plataformas aéreas de trabalho, comemora 25 anos de atividades no Brasil com o lançamento do ClearSky Smart Fleet, uma nova tecnologia desenvolvida exclusivamente para o mercado de plataformas que possibilita comunicação e gerenciamento da frota.
O novo produto foi apresentado ao mercado brasileiro em abril durante um evento em São Paulo, para celebrar duas décadas e meia de atividades da empresa no Brasil. Além da imprensa, estiveram presentes mais de 100 convidados, entre empresários do setor industrial e parceiros da JLG na América Latina. Durante o evento, os primeiros cinco clientes da empresa no Brasil receberam homenagens em agradecimento a parceria.
O evento, que ocorreu em uma sala de cinema, contou com três filmes com a história da JLG no Brasil, além de depoimentos de colaboradores de carreira e parceiros de negócios da empresa. Porém, vale ressaltar que apesar chegar a marca de 25 anos de Brasil, a história da JLG começou aqui dois anos antes por conta da uma parceria entre a empresa americana e a empresa MILLS.
O gerente Sênior de Vendas e Desenvolvimento de Mercado – América Latina, Adriano Peres Leandro, explicou que anteriormente não havia um sistema de telemetria desenvolvido exclusivamente para o mercado de plataformas, já que o utilizado atualmente é uma ferramenta adaptada para esse setor. “O ClearSky é uma tecnologia desenvolvida pela JLG exclusivamente para máquinas de elevação”, disse.
Com o novo sistema, o proprietário do equipamento terá a possibilidade de fazer uma leitura, além de enviar informações e obter um retorno de desempenho da máquina. “Com isso conseguimos atender as reais necessidades dos clientes, sendo que atualmente, nenhum outro fabricantes possui esse serviço no momento”, destaca o gerente.
Informações à disposição
Entre as características das máquinas que poderão ser verificadas a partir do ClearSky, estão o nível de combustível e bateria; tempo de atividade, histórico de manutenção, entre outros aspectos. Já a alimentação de informações na plataforma fornece mais de 35 pontos de dados exclusivos para apresentar uma imagem mais próxima da realidade da atividade e do status dos equipamentos, ao mesmo tempo que permite acessar as horas de máquina em um nível fracionário.
O gerente explica que a nova ferramenta também vai possibilita analisar se a máquina está sendo utilizada para outra finalidade ou se está excedendo sua capacidade de uso. “Todas essas informações aparecem na plataforma e, com isso, podemos acionar o proprietário para que ajustes sejam feitos”, exemplificou.
Leandro explica que com a nova tecnologia é possível que haja uma mudança nos tipos de solicitações de manutenção realizadas pelos clientes, pois muitas decisões poderão ser tomadas no canteiro de obras, na residência do proprietário do equipamento e como esse atendimento deverá ser feito.
O ClearSky também já está integrado ao programa Custo Total de Propriedade (TCO), lançado no ano passado pela JLG e que visa diminuir o tempo ocioso causado por frequentes manutenções, o que pode causar redução da receita, além das despesas adicionais geradas por atrasos em serviços ou na obtenção das peças corretas de reposição aumentam o custo operacional.
Treinamento
Para facilitar essa interação entre proprietário e máquina, o ClearSky Smart Fleet será instalado em um sistema que já de conhecimento dos empresários do mercado – agora dando a possibilidade de o usuário ter todo o controle de telemetria do equipamento
De acordo com o gerente da JLG, a alimentação de dados também pode ser compartilhada com qualquer fornecedor de software para permitir a visualização dos dados. Também é possível extrair dados dos equipamentos e exibi-los em qualquer local necessário para tomada de decisões.
Por se tratar de uma nova tecnologia, a JLG informou que irá oferecer treinamento para os empresários que tiverem acesso ao serviço, porém Leandro afirma que a plataforma é interativa e de fácil manuseio. “A interação com o sistema ClearSky é de fácil interação. Toda a interface do serviço foi pensada e desenvolvida para que nossos clientes tenham facilidade de manuseio”, explica.
A marca reforça que o objetivo é que todos os equipamentos da JLG tenham acesso ao novo serviço. A ideia é que a tecnologia já esteja disponível em novas máquinas e, no segundo semestre, se for necessário, a empresa disse que será realizado um retrofit dos equipamentos que já estão no mercado para modernização.