John Deere desenvolve soluções que reduzem os efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

 John Deere desenvolve soluções que reduzemos efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

Novas tecnologias são capazes de prever o fenômeno e emitir alertas nos equipamentos

 John Deere desenvolve soluções que reduzemos efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, apresenta duas novas tecnologias capazes de auxiliar na redução dos efeitos que a cintilação causa nos equipamentos: o ROTI (índice de cintilação por máquina) e o Mapa TEC (Conteúdo Total de Elétrons). As novidades compõem o Pacote de Cintilação ExactPosition, que reúne soluções desenvolvidas pela empresa para melhorar a precisão dos equipamentos.

A cintilação consiste em uma interferência nos sinais de rádio causada por zonas na atmosfera carregadas de elétrons vindos das explosões solares que atingem a Terra. A cada 11 anos, ocorre uma alteração no campo magnético do sol, o que interfere na frequência e na intensidade dessas explosões. Por conta disso, há um pico na concentração das partículas elétricas em 2025.

Esse fenômeno afeta a conexão dos equipamentos agrícolas e pode atrapalhar a coleta de dados, a telemetria, o GPS das máquinas e outras funções que dependem da localização. Isso provoca sobreposições, espaçamentos inadequados e alteração na aplicação dos insumos.

As novas soluções desenvolvidas visam reduzir os efeitos da cintilação e ajudar os produtores a se anteciparem a esse tipo de evento. O ROTI, por exemplo, identifica a ocorrência do fenômeno, sua intensidade e localização, além de emitir avisos para o operador. Essa tecnologia está disponível por meio de uma atualização de software no receptor StarFire 7500.

Já o Mapa TEC é uma funcionalidade do Operations Center™ que mostra no mapa a probabilidade de ocorrer cintilação no local de atuação do equipamento. O sistema mede a quantidade de elétrons na atmosfera e gera um mapa de previsões com antecedência de três horas. O cliente pode analisar tanto a previsão como o histórico de até seis meses.

“Este ano, a Terra vive um dos picos de incidências de cintilação, que está mais forte desde setembro, quando grande parte dos produtores rurais começou o plantio da safra. Por isso, nós buscamos desenvolver novas soluções que auxiliem os clientes a enfrentarem esse período de forma mais fácil e com redução de danos”, afirma Daniel Slapelis, gerente de Marketing de Produto da John Deere Brasil.

Além das duas novas tecnologias, a John Deere já conta com soluções que contribuem para a redução dos efeitos da cintilação. Entre elas, estão:

  • MCMF (Multi Constelação Multi Frequência): As antenas StarFire 7000 e 7500 contam com um receptor capaz de se conectar a quatro constelações de satélite: GPS, Glonass, Galileo e Beidou, o que auxilia no aumento da precisão da localização dos equipamentos — atualmente de 2,5 cm. Como a cintilação ocorre em zonas específicas da ionosfera, a máquina pode encontrar sinais que não foram afetados por estar conectada a 40 satélites diferentes, em média.
  • RTK Flexível: Os receptores da companhia recebem dois sinais de correção: RTK (analógico, via rádio e disponível por meio de uma compra definitiva) e SF-RTK (digital, via satélite e disponível por meio de uma licença anual). Quando o sistema RTK perde o sinal, o cliente pode optar por usar o SF-RTK por até 14 dias sem custo. Isso pode ocorrer de forma imediata, com a falta do sinal, ou pode ser programado para horários específicos, geralmente os momentos com maior incidência de cintilação.
  • MFT (Rastreamento Multi-Frequência): Essa tecnologia faz o monitoramento das frequências de satélite de maneira múltipla e identifica quais estão com o melhor sinal para se conectar de forma automática.
  • Motivo de Cintilação para funcionalidade de Motivos Ociosos: Essa funcionalidade disponível no Operations Center™ envia um aviso ao monitor quando o equipamento está parado para que o operador informe o motivo do tempo ocioso. Entre as opções de justificativa, está a cintilação. Essa informação é registrada no relatório de trabalho da máquina e permite que, ao analisar a operação, o gestor contabilize quais momentos foram afetados pelo fenômeno.

“A John Deere investe diariamente em inovação e tecnologia para desenvolver soluções que atendam às necessidades de seus clientes e permitam que as suas operações sejam mais produtivas, rentáveis, eficientes e sustentáveis. Reduzir os efeitos da cintilação é uma forma de diminuir os fatores que possam interferir no trabalho dos agricultores, contribuindo para que seja possível entregar safras cada vez mais produtivas”, acrescenta Slapelis.

O Pacote de Cintilação ExactPosition está disponível para aquisição a partir de 6 de outubro. Para garantir o pleno funcionamento de cada solução, é preciso verificar os requisitos mínimos de compatibilidade com os equipamentos John Deere.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades