John Deere investe em mão de obra jovem no setor agrícola

John Deere investe em mão de obra jovem no setor agrícola

John Deere investe em mão de obra jovem no setor agrícola

A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura, incentiva a atração de mão de obra jovem para o setor agrícola, seguindo uma tendência de mercado. No período de 2020 até final de 2021, em meio à pandemia, metade dos funcionários admitidos na John Deere tinham até 25 anos de idade, enquanto 79% ainda não haviam passado dos 30 anos.

Segundo um levantamento da consultoria IDados, o total de trabalhadores rurais com até 29 anos é o mais alto desde 2015, com 2,2 milhões no terceiro trimestre de 2021. Isso mostra que os jovens estão cada vez mais voltando para o campo, uma tendência refletida diretamente nos modelos de contratação das empresas no mercado. A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) em 2021, identificou que a idade média dos produtores hoje é de 46,5 anos, número 3,1% menor em relação ao estudo feito em 2013 — outro dado que comprova o rejuvenescimento do campo.

Para Wellington Silvério, diretor de Recursos Humanos da John Deere para América Latina, o País precisa de pessoas bem-preparadas para encarar o desafio de dar suporte às demandas internas e externas, tornando o agronegócio um mercado de trabalho amplo e diverso. “Por conta da evolução tecnológica do agronegócio, hoje os jovens enxergam no meio rural uma excelente oportunidade para construir carreira”, ressalta Silvério.

21% dos funcionários da John Deere na América Latina pertencem à Geração Z, ou seja, nasceram entre 1997 e 2010. Enquanto isso, 55% dos funcionários fazem parte da Geração Y — ou Millenials –, e nasceram entre 1981 e 1996. “É importante dar espaço para que esses jovens possam se expressar. Cada geração tem seu modo de enxergar o mundo, e sempre temos muito a ensinar e a aprender uns com os outros”, complementa o diretor de RH.

Além de iniciativas internas para diminuir o gap geracional dentro da empresa, a John Deere se mantém muito próxima de suas comunidades e de instituições de ensino, o que impacta diretamente na média de idade cada vez mais baixa de colaboradores e potenciais profissionais interessados na marca e na área de atuação da companhia. Desde 2015, com o apoio do Instituto John Deere — braço social da companhia –, a empresa tem parceria com seis escolas públicas próximas às suas unidades fabris no Brasil para desenvolver e estimular jovens na área de robótica. “Hoje, a John Deere emprega mais de 200 funcionários dedicados exclusivamente à Tecnologia e Inovação (ISG). O movimento é um reflexo do investimento que a companhia faz todos os dias, globalmente, de US$ 6,7 milhões para Pesquisa & Desenvolvimento”, conclui Silvério.

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