Jornada de sustentabilidade da ADAMA com automação do inventário de carbono é tema de palestra no Universo TOTVS 2024
Líder da empresa em Sustentabilidade e Inovação, Roberson Marczak compartilhou com o público como a empresa pretende automatizar seu inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Da esq. p/dir., Marczak, Covatti, Roseli e Caminitti- Divulgação
Roberson Marczak, gerente sênior de Sustentabilidade e Inovação da ADAMA, participou hoje do Universo TOTVS 2024, evento sobre tecnologia e negócios que aconteceu ontem e hoje na capital paulista, revelando ao público presente como tem sido a jornada de sustentabilidade da ADAMA e dando foco especial para o projeto de automação do inventário de carbono da empresa.
Em painel do qual participaram também Arthur Covatti, CEO da DEEP ESG, Roseli Nogueira, gerente de Estratégia ESG da TOTVS Consulting, e Thiago Caminitti, gerente sênior da TOTVS Consulting; ele falou sobre os principais temas materiais ESG que foram elencados durante a construção da matriz de Materialidade e Maturidade ESG, como gestão da cadeia de fornecedores, introdução de aspectos ESG em todas as políticas já vigentes na ADAMA e inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). “Temos feito o inventário de GEE anualmente, desde 2022, e, com a ferramenta da DEEP, empresa associada da TOTVS que trabalha com a automatização de inventário de GEE, podemos acelerar o processo de coleta e consolidação dos dados, trabalhando de forma mais dinâmica e possibilitando correções e tomadas de ações em tempo real e que vão nos ajudar a mitigar nossas emissões de GEE. Vamos poder trabalhar com o inventário de forma muito mais proativa e não reativa somente”, afirmou.
Alinhada com a estratégia global da empresa, a ADAMA Brasil caminha de forma consistente na tarefa da mensuração, reporte e principalmente em ações para a mitigação de suas emissões de GEE de escopo 1 e 2.
Neste mês, a ADAMA global publicou seu Relatório de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG) de 2023, detalhando seu compromisso com a transparência e a incorporação de várias normas-chave do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e da Global Reporting Initiative (GRI), e mantendo seu compromisso com a meta de reduzir as emissões de carbono de Escopo 1 e 2 em uma média de 5% ao ano até 2030.
“Entregamos soluções que aumentam a produtividade das culturas dos agricultores, limitam seu impacto ambiental e reduzem nossa própria pegada de carbono. Nossas equipes alcançaram isso incorporando efetivamente a sustentabilidade nas áreas centrais de nossos negócios e vendo-a como parte integrante de nosso processo de desenvolvimento de produtos, inovação e esforços de gestão” (Roberson Marczak)
O relatório global de ESG da ADAMA pode ser lido aqui aqui.






