Kepler Weber anuncia contrato de unidade com 240 mil toneladas de armazenagem para indústria de etanol da São Martinho em Goiás
Obra será realizada na cidade de Montividiu e conectará a etapa de recepção e preparo do milho ao processamento industrial da empresa

A Kepler Weber (KEPL3) fechou contrato com a São Martinho, que está entre as maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, para construir uma nova unidade de armazenagem e beneficiamento de grãos em Montividiu, Goiás. O projeto, com capacidade estática de 240 mil toneladas, prevê dois fluxos de recepção de 240 toneladas por hora, e equipamentos com tecnologia inovadora como Secadores KW Max e Máquinas KW Select. Esta nova unidade coletora será responsável pelo recebimento, limpeza, secagem e armazenagem do milho antes do envio à Unidade Boa Vista, planta industrial da empresa em Quirinópolis. O fluxo de expedição será de 300 toneladas por hora.
O cronograma da obra começa com a terraplenagem, seguida pelas etapas civil e mecânica. A unidade deve entrar em operação em 2027.
Essa unidade será fornecida na modalidade “entrega 360”, onde a Kepler Weber fornece a gestão completa do projeto, além dos equipamentos, garantindo praticidade e maior eficiência em todas as disciplinas.
“Em nosso mais recente projeto, assumimos a responsabilidade por todas as etapas — do planejamento à entrega final — oferecendo um pacote completo que elimina preocupações e assegura qualidade superior. Esse projeto, será desenvolvido na metodologia BIM e contará com rotas de fluxos 100% automatizadas”, afirma Leonel Maldaner, gerente de aplicação e implantação de projetos da companhia.
“A Kepler Weber possui liderança em projetos que exigem integração entre armazenagem, logística e processamento industrial. Este contrato reforça a confiança deste grande player do agronegócio na Kepler e acompanha a evolução da produção de biocombustíveis”, afirma Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber.
A nova unidade funcionará como ponto de recepção e armazenagem do milho antes do envio à planta para produção de etanol e derivados.
“Esse é mais um importante passo para garantir eficiência e segurança no abastecimento da Unidade Boa Vista. Essa estrutura permitirá maior previsibilidade operacional, flexibilidade logística aos nossos fornecedores de milho e suporte à expansão da produção, alinhando-se à estratégia de crescimento sustentável da nossa companhia”, destaca Helder Gosling, Diretor Comercial e de Logística da São Martinho.
Para a safra 2024/25, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 141,1 milhões de toneladas de milho, recorde histórico para o país. O aumento é reflexo da maior produtividade no campo e da expansão da área de segunda safra. No mercado interno, o consumo projetado é de 90,6 milhões de toneladas em 2025, alta de 7,8% em relação ao ciclo anterior, impulsionada pelo crescimento das indústrias de etanol de milho.
“Junto aos nossos clientes, estamos protagonizando a industrialização do agronegócio brasileiro, que demanda estruturas integradas entre campo e indústria. Nosso foco tem sido desenvolver soluções que apoiem esse avanço, ampliando eficiência operacional e garantindo o atendimento às necessidades das plantas industriais”, finaliza Nogueira.
Sobre a Kepler Weber
Com 100 anos de atuação, a Kepler Weber é uma empresa brasileira, líder na América Latina em soluções completas para beneficiamento, conservação, armazenamento e movimentação de sementes, grãos, biocombustíveis, rações e alimentos. Listada na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) desde 1980, as unidades industriais da companhia, em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, somam 88 mil metros quadrados.
A missão da empresa é estimular a cultura da armazenagem, como estratégia para o agro brasileiro, visando reduzir o déficit de capacidade estática no Brasil. Este déficit é uma ameaça à segurança alimentar do país e expõe os setores produtivos a riscos financeiros. Sem ter onde guardar os grãos, os produtores têm pouca margem para negociar as safras no mercado de commodities. A Kepler Weber já implantou projetos em mais de 50 países, em 5 continentes, e investe em tecnologia para garantir maior eficiência energética e melhor desempenho das estruturas de armazenagem.
Sobre a São Martinho
A São Martinho é considerada uma das melhores e maiores produtoras de açúcar, etanol e bioenergia do mundo. Referência em gestão agroindustrial sustentável e inovação, tem atuação pioneira na promoção da transição energética para uma economia circular e de baixo carbono. Com capacidade aproximada de moagem de 27 milhões de toneladas por safra, sendo 24,5 de cana-de-açúcar e 2,5 de milho equivalente (500 mil toneladas de milho) e com índice máximo de mecanização de colheita de 100%, a Companhia é reconhecida pela credibilidade, eficiência e excelência dos seus processos. A São Martinho conta com uma diferenciada plataforma logística para escoamento de produtos, alta capacidade de armazenagem e a proximidade de importantes rodovias e ferrovias, além de possuir um terminal próprio de transbordo rodoferroviário de açúcar, com acesso por ramal ferroviário exclusivo. Com capital aberto desde 2007, negocia suas ações no Novo Mercado da B3, segmento mais elevado de governança corporativa, sob o ticker SMTO3. Para mais informações, acesse: www.saomartinho.com.br.






