Lactec e Cedra unem forças em pesquisa para integrar energia e agroindústria digital
- Lactec e Cedra unem forças em pesquisa para integrar energia e agroindústria digital
- Centros de Competência Embrapii assinam termo de cooperação para desenvolver projetos inovadores na intersecção entre smart grids, eletromobilidade e agricultura digital

Em uma iniciativa estratégica para impulsionar a competitividade das empresas nacionais, o Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, e o Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra) assinaram um termo de cooperação técnica. O acordo une dois Centros de Competência da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com o objetivo de somar esforços em pesquisas que conectam as áreas de energia e agroindústria.
A cooperação será conduzida por meio de ações conjuntas entre o Centro de Competência Embrapii Future Grid do Lactec, especializado em smart grids e eletromobilidade, e o Centro Embrapii Cedra, do ISI Sensoriamento, voltado para agricultura digital.
As frentes de trabalho incluirão projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), formação de recursos humanos, apoio a startups e associação tecnológica. O primeiro projeto de pesquisa conjunto entre o Future Grid e o Cedra já está em fase de formalização. De acordo com o pesquisador do Lactec, Rodrigo Jardim Riella, a sinergia entre os centros é fundamental para potencializar resultados e gerar inovações de impacto.
“A cooperação entre Centros de Competência é essencial para somar esforços e potencializar iniciativas de ambas as instituições, trazendo resultados como o desenvolvimento de pesquisas que serão inovadoras nas áreas de energia e agroindústria. A parceria marca um passo significativo na missão de ambas as instituições de tratar a ciência como negócio e posicionar o Brasil na vanguarda da pesquisa tecnológica aplicada”, afirmou Riella.
Ele destacou ainda a relevância da parceria para o Lactec. “Para o Lactec, esta cooperação é de grande importância, pois irá consolidar a atuação em energia e potencializar a atuação na agroindústria, conjuntamente com o Cedra”.
Sobre a importância da consolidação desses polos para o agronegócio brasileiro, o pesquisador ressaltou o papel de referência que os Centros de Competência Embrapii buscam construir. “A cooperação irá consolidar esses polos de pesquisa tornando-os referência nacional e internacional no desenvolvimento de novas tecnologias e, consequentemente, de novos conhecimentos e pessoal especializado”, analisa.
Maturidade tecnológica
O Future Grid é o Centro de Competência Embrapii para promoção de conhecimentos em Smart Grid e Eletromobilidade que conta com toda a expertise e infraestrutura do Lactec. Ideal para empresas que buscam desenvolver competências científicas e tecnológicas por meio de pesquisas e projetos de PD&I com TRLs (Technology Readiness Levels, ou Níveis de Prontidão Tecnológica) de 2 a 6. TRL é uma escala de 1 a 9 criada pela NASA para medir a maturidade de uma tecnologia, desde a ideia inicial (TRL 1) até a comercialização ou uso operacional (TRL 9).
O Cedra é um Centro de Competência em agronegócio digital, credenciado pela Embrapii e apoiado pelo Sistema Fiergs. Suas operações, sediadas no Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, em São Leopoldo (RS), funcionam como uma “associação tecnológica”, na qual empresas participantes direcionam as pesquisas.