Librelato inaugura novo Complexo Industrial e Comercial em São Paulo
- Nova fábrica e concessionária em Guarulhos terão 27 mil metros quadrados
- Objetivo é de produzir dois mil implementos/ano e alcançar 15% de market share em SP
- Concessionária própria vai aproximar a marca dos principais corredores logísticos da Grande São Paulo, unindo showroom e atendimento consultivo
A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos inaugura um novo Complexo Industrial e Comercial em Guarulhos, (SP), o Librelato Center SP, que integra fábrica e concessionária própria em uma área de 27 mil m² e representa um marco na estratégia de expansão da companhia no Brasil. O Complexo abrigará áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. O desenho prioriza fluxos logísticos curtos, integração entre manufatura e vendas e infraestrutura para treinamentos e capacitação. Trata-se de uma unidade concebida para elevar a produtividade, reduzir prazos e aprimorar a jornada do cliente — do pedido à entrega, passando por serviços e pós-venda.
Segundo Simone Martins, CEO da Librelato, o investimento na nova unidade faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais. “Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, em nossos clientes e no setor de transporte. Este investimento estratégico evidencia o potencial do Grupo e sua determinação em seguir contribuindo para o desenvolvimento do país. Ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e à satisfação plena dos nossos parceiros”, destaca Simone Martins. Com essa nova unidade, a Librelato fortalece sua rede, otimiza custos logísticos e amplia a competitividade no setor de implementos rodoviários nacional, consolidando-se como parceira estratégica ideal de transportadores autônomos e grandes frotistas no País.
Na nova unidade industrial serão produzidos modelos como furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas. Localizada próxima a polos industriais e centros de distribuição, o novo Complexo fortalece a presença da marca no maior mercado consumidor do País e abre caminho para fortalecer as exportações. “Vamos fortalecer ainda mais a nossa presença no Brasil e no exterior, mantendo a qualidade e a confiabilidade que sempre foram a base da Librelato. Nossa estratégia é clara: crescer com responsabilidade, inovação e compromisso com as pessoas”, afirma a executiva.
Inicialmente, a nova operação estima a geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número ao longo do ramp-up.
Aumento de produção e maior presença na região Sudeste
A nova unidade industrial localizada em São Paulo tem por capacidade instalada de produzir dois mil implementos / ano em regime CKD. Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca Librelato no estado de São Paulo se iguale à média nacional, hoje em torno de 15%.
A expectativa é que haja um impacto significativo no desempenho comercial da empresa a partir do novo Complexo. Em 2024, a Librelato manteve posição entre as três maiores fabricantes do País, com 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca. Em 2024 foram atendidos cerca de 3.3 mil clientes, com crescimento de 5 pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022. Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 pinos vendidos apenas no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista, fortalecendo o relacionamento com grandes empresas e ampliando a base de clientes na região Sudeste.
Estrutura completa de pós-venda na nova concessionária paulista
A nova concessionária Librelato Center SP, integrada ao novo espaço fabril conta com showroom de peças e implementos, áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio.

A unidade também disponibilizará oficina para manutenções corretivas e pós-vendas, priorizando a rápida retomada da operação dos clientes. A partir da nova estrutura, a Librelato passará a contar com novos pontos de atendimento técnico complementares nas regiões de Guararema, Embu das Artes, Jundiaí e São Bernardo do Campo, além de suporte de rede credenciada no estado. “Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo, além de otimizar pontos de manutenção garantindo que o implemento rodoviário esteja sempre trabalhando”, diz João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
“O Librelato Center SP nasce como concessionária própria e parte de um novo Complexo Industrial e Comercial, estrategicamente localizado para aproximar a marca dos principais corredores logísticos da Grande São Paulo. A estrutura une showroom e atendimento consultivo à engenharia para especificação por aplicação, customizações e entrega técnica, além de permitir maior inteligência de mercado por meio da operação direta com clientes e concessionários. Isso possibilita mapear tendências, ouvir o mercado com mais agilidade e responder rapidamente, seja com soluções de pós-venda, seja com melhorias nos produtos.
O centro também representa um ponto estratégico para todos os representantes da Librelato, especialmente aqueles com clientes estratégicos que possuem filiais em São Paulo, oferecendo uma base sólida para atendê-los de forma mais próxima e eficiente”, diz João Librelato. Com equipe certificada e ligação direta com a fábrica, o pós-venda ganha agilidade em peças e serviços, enquanto a integração ao ecossistema Librepar amplia a proposta de valor com Libreparts (peças de reposição), Librelato Financial (soluções de financiamento), Consórcio Nacional Librelato e a inteligência de dados da Sigaway para gestão de frotas. O resultado é uma experiência de ponta a ponta — da escolha do implemento à operação — com prazos menores, custos mais previsíveis e a segurança de uma operação própria da marca.
Com o novo Librelato Center SP, a presença da Librelato combina capilaridade nacional e expansão sul-americana para sustentar vendas, pós-venda e disponibilidade de peças. No Brasil, a rede reúne 42 postos de venda e 43 oficinas homologadas, enquanto a Libreparts reforça o atendimento com 31 lojas e 8 boxes dedicados a reposição de peças. Fora do País, a marca avança com postos de venda no Chile (1), Argentina (5), Uruguai (1), Bolívia (3), Paraguai (6) e Colômbia (1), garantindo proximidade com clientes estratégicos e maior agilidade na entrega de soluções e serviços em toda a região.
Indústria 4.0 em ritmo acelerado
As operações industriais da Librelato vêm ganhando novos contornos ao longo dos anos, com novos maquinários sendo introduzidos em cada planta, com o objetivo de aprimoramento dos processos de produção, elevando a transformação digital e a implementação de células robotizadas. “A área de manufatura da Librelato, incluindo a nova unidade de São Paulo, está inserida em um plano contínuo de investimentos voltado à modernização das plantas industriais. Esse movimento estratégico tem como foco a ocupação otimizada dos espaços fabris e a internalização total dos serviços, sem terceirizações, com o objetivo de aprimorar o fluxo produtivo, elevar os padrões de qualidade, reduzir custos operacionais e acelerar o atendimento ao cliente”, diz Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da empresa.
O Librelato Center SP entra em operação com foco em agilidade e escala. A estratégia é adotar o formato CKD (Completely Knocked Down), com os implementos sendo fabricados e expedidos desmontados a partir da matriz, em Içara, SC, para montagem em SP, eliminando a fase de produção e desenvolvimento, o que otimiza a logística, reduz custos e facilita a entrega em diferentes regiões. Com isso, a unidade amplia a capacidade de expedição, melhora a conexão com o cliente e garante movimentação logística mais eficiente, encurtando prazos do pedido à entrega.
De acordo com Corso, até 2028, o objetivo é de digitalizar 100% das unidades industriais da empresa no Brasil, considerando máquinas de dobras, corte térmico, gabarito, com implantação de telas touch screen ao longo da produção para checar a montagem correta dos implementos, considerando também uma produção 100% paper less até o final deste mesmo período.
As ações estratégicas de sustentabilidade da Librelato estão trazendo efeitos mensuráveis no chão de fábrica. A taxa de sucata caiu 1%, refletindo melhor aproveitamento de matéria-prima e processos mais estáveis; a verticalização do corte reduziu a dependência de terceiros e a eficiência fabril avançou consideravelmente, combinando ganhos operacionais e ambientais com menor índice de desperdício, menor pegada de carbono por peça produzida e mais competitividade ao longo de toda a cadeia.
Sob o Sistema Librelato de Excelência (SLE), a linha de carga fechada (furgão lonado e furgão alumínio), em Içara, SC, foi redesenhada para ganhar ritmo e previsibilidade. Com isso, o takt-time chegou a redução de 38,8%, o que elevou a cadência em 12 unidades produzidas por dia. As mudanças vieram com maior padronização das operações, implantação de fluxo contínuo de produção e redução significativa de desperdícios. O processo também aumentou o engajamento da equipe, que participou ativamente do desenvolvimento do projeto, e o comparativo “antes e depois” evidencia um ambiente mais organizado e fluído, compatível com os novos padrões de eficiência.
A verticalização de processos levou a Librelato a internalizar o corte térmico e a prensagem, incorporando máquinas de alta potência ao parque fabril. Com essa base, a empresa passa a realizar internamente cortes retos e chanfrados com maior precisão e repetibilidade, reduz a dependência de terceiros, encurta prazos e melhora o aproveitamento de matéria-prima; a etapa de prensa fecha o ciclo, elevando a capacidade e o controle de qualidade.
No capítulo que destaca a valorização das pessoas, a Librelato evidencia uma estratégia que combina qualificação técnica e cuidado com o bem-estar. Nos últimos 4 anos, 70 profissionais concluíram o MBA em Excelência Operacional. Já em 2024, tivemos resultados expressivos em outras iniciativas: 72 pessoas da comunidade se formaram no curso de solda, 110 participantes passaram pela Mini Fábrica – ambiente que simula o chão de fábrica – e 500 profissionais foram capacitados nos treinamentos de Metrologia e LID.

Esse ciclo de formação é reforçado por iniciativas de engajamento e saúde que aproximam lideranças e times — Café com a Presidente, Conscientização Outubro Rosa, Conscientização Novembro Azul, Programa Bebê a Bordo, Celebração do Dia das Crianças e palestras de educação financeira —, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor, produtivo e sustentável. “Em conjunto, essas iniciativas elevam a padronização e a qualidade dos processos, fortalecem a cultura de melhoria contínua e ampliam o impacto social ao preparar pessoas para as demandas reais da produção”, finaliza Rodrigo Corso.