Lideranças globais da Kemin se reúnem no Brasil para discutir o futuro da tecnologia na nutrição animal com base em ciência e dados
Na última semana, Campinas (SP) se tornou o centro de discussões estratégicas da Kemin Industries, fabricante global de ingredientes e soluções para nutrição e saúde animal. O evento exclusivo reuniu lideranças da empresa de diferentes partes do mundo para debater os principais desafios, oportunidades e, sobretudo, as inovações que estão moldando o futuro da produção de ração animal.
Mais do que uma reunião corporativa, o encontro reforçou o principal diferencial da Kemin: sua presença global aliada a um compromisso inegociável com a ciência. Atendendo clientes em mais de 120 países, a empresa leva inteligência aplicada a seus parceiros, conectando dados, experiências e tecnologias desenvolvidas em diversas partes do mundo — e traduzindo isso em ganhos reais de desempenho para os produtores.
“Mesmo sendo países diferentes, os processos de produção de ração apresentam diversas similaridades. Com a SciORIAN™, conseguimos obter insights mais profundos e prever padrões na produção. Isso ajuda o cliente a monitorar em tempo real, se preparar para o futuro e alcançar melhores resultados em suas fábricas”, explicou Karen Li, vice-presidente global de marketing da Kemin.
A plataforma citada por Karen, SciORIAN™, foi o centro das atenções do evento. Trata-se de uma solução digital baseada em internet das coisas (IoT) que, por meio de sensores e softwares integrados às fábricas de ração, permite a previsão analítica e o monitoramento em tempo real de processos, otimizando o uso de insumos e maximizando a eficiência produtiva.
O SciORIAN™ é um novo serviço digital global de valor agregado, desenvolvido internamente pela Kemin. Trata-se de uma plataforma de gestão de aplicadores baseada em nuvem, que utiliza tecnologia de ponta para oferecer novos recursos, com escalabilidade global, segurança e estabilidade. Ela fornece ferramentas completas de monitoramento para assegurar a continuidade do serviço dos aplicadores e transforma dados de processo em insights, promovendo maior eficiência e redução de custos.
Segundo a executiva, a SciORIAN™ é mais do que uma ferramenta digital — é o reflexo do novo posicionamento estratégico da Kemin: entregar mais do que ingredientes, entregar inteligência aplicada.
A troca de experiências entre os mercados é uma das fortalezas da empresa. “A vantagem de sermos uma empresa global é que conseguimos usar a experiência de países mais avançados digitalmente, como o Brasil, para acelerar a adoção de soluções em outras regiões. Quando é o mesmo cliente em diferentes países, ele pode ver os dados de todas as suas plantas conectadas ao SciORIAN™, o que facilita a previsibilidade e a eficiência”, complementa Karen.
A construção da SciORIAN™ é feita com base em um programa de desenvolvimento contínuo e colaborativo. Ralf Snoekx, diretor global de desenvolvimento de soluções digitais da Kemin, destaca que a plataforma foi pensada para se adaptar à realidade de diferentes fábricas. “Cada cliente tem seu próprio sistema, então temos a possibilidade de customizar painéis e dashboards com os dados de cada fábrica. Com isso, conseguimos oferecer insights operacionais relevantes e práticos para todos”, afirma.
O setor de nutrição animal tem passado por transformações significativas, com unidades de produção cada vez maiores e mais automatizadas. A escassez de mão de obra e a necessidade de aumento de eficiência e sustentabilidade impulsionam a digitalização. O SciORIAN™ surge como resposta direta a essa nova realidade, substituindo processos manuais por inteligência baseada em dados.
Para os usuários da plataforma, os benefícios são claros: insights estratégicos baseados em dados confiáveis, maior eficiência, segurança e produtividade na aplicação de ingredientes, além de um compromisso contínuo da Kemin com suporte técnico ágil e especializado.
Segurança digital e expansão global
Com a digitalização acelerada, também cresce a preocupação com a segurança dos dados. Snoekx tranquiliza os parceiros: “A SciORIAN™ opera com o mesmo nível de segurança que sistemas bancários. Temos autenticação em duas etapas, controle por função e ambientes separados por região. Nunca tivemos um incidente de cibersegurança e trabalhamos incansavelmente para manter esse status”.
Tom Verleyen, diretor global da Kemin, conta que a companhia mantém acordos de confidencialidade e licenciamento de dados com seus clientes, garantindo que a coleta e o uso das informações sigam padrões éticos e legais. Além disso, a empresa monitora continuamente possíveis ameaças e mantém protocolos rígidos de escalonamento.
A expansão da SciORIAN™ está dividida em três fases. “Atualmente em plena operação nas Américas, a plataforma será implementada em breve na Ásia-Pacífico e, até o final de 2025, estará disponível também na Europa, Oriente Médio e África (EMEA)”, detalha Verleyen.
A expectativa é que, até 2025, a plataforma ofereça notificações e alertas em tempo real, comunicação bidirecional para ajuste de parâmetros nos aplicadores, funcionalidades avançadas de relatórios e integração com novas tecnologias de sensores — como sistemas de qualidade e umidade dos pellets.
Presença global, soluções locais
Para clientes brasileiros, estar conectado a uma rede global como a da Kemin representa mais do que acesso a produtos — é ter à disposição uma inteligência mundial aplicada localmente. A empresa investe em capacitação das equipes locais, integração de sistemas e desenvolvimento de ferramentas que ajudam a reduzir consumo de energia, monitorar níveis de produto e economizar tempo de gestão — tudo isso em tempo real.
Os serviços de softwares e sensores são oferecidos por assinatura, proporcionando maior flexibilidade, atualizações contínuas e suporte técnico especializado, garantindo assim a melhor experiência para nossos clientes.” relata Anderson Oliveira, gerente de marketing para o programa millSMART™ e Feed Safety na Europa.
“Queremos garantir que a Kemin esteja à frente na revolução digital que o setor vive. Estamos só no começo da jornada com inteligência artificial, mas temos certeza de que quanto mais dados coletarmos com a SciORIAN™, melhores serão os resultados entregues aos nossos clientes”, finaliza Karen Li.