Linhagens de soja em desenvolvimento tem potencial de elevar em 5% a média produtiva nacional

 

 

Linhagens de soja em desenvolvimento tem potencial de elevar em 5% a média produtiva nacional

Linhagens de soja em desenvolvimento tem potencial de elevar em 5% a média produtiva nacional

TMG investe em tecnologias para ampliar a produtividade de cultivares, atendendo à crescente demanda do mercado agrícola

Uma pesquisa conduzida pela TMG – Tropical Melhoramento & Genética –, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que trabalha para entregar inovação ao campo, identificou materiais de seu germoplasma que superam os padrões disponíveis atualmente no mercado em 5% na média dos ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU). O indicador avalia o potencial das linhagens perante a média dos padrões de mercado testados e demonstra não apenas uma melhor produtividade, mas também uma maior capacidade de adaptação e resistência, algo essencial diante do atual cenário enfrentado pela agricultura.

De acordo com Matheus Todeschini, Supervisor de Pesquisa da TMG, “as constantes mudanças climáticas e a incidência de doenças que desafiam os produtores tornam a busca por técnicas que assegurem o desenvolvimento de cultivares produtivas e que sejam resistentes a diferentes patologias e condições extremas de clima cada vez mais necessária. Para isso, estamos nos preparando para atender às crescentes demandas globais”.

“Atualmente, conseguimos identificar quais cultivares apresentam maior potencial produtivo, quais são mais resistentes a algumas doenças específicas e como é a adaptação de cada uma em climas distintos. Tudo isso é possível graças aos aportes que estamos fazendo em tecnologia e estrutura de experimentação”, explica o especialista. Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em equipamentos, infraestrutura e projetos de P&D. “A partir disso, utilizamos ferramentas inovadoras, como IA, para programar os cruzamentos, aumentando as chances de alcançar os resultados desejados em menos tempo. Assim, em um futuro próximo, seremos ainda mais eficientes em oferecer produtos mais estáveis e adaptados”, explica o especialista.

Esse aporte permitiu à empresa realizar um aumento no número de cruzamentos realizados por ano e nos locais de teste assim como o número de linhagens testadas, ampliando as chances de alcançar genótipos mais produtivos e que tragam maior segurança e estabilidade para os produtores, resultado que está conectado a missão da TMG.

Transformação digital favorece resultados no campo

Além das tecnologias para elevar a produtividade, a TMG também investe no aprimoramento de suas ferramentas para alimentar um banco de dados exclusivo (Big Data) com informações coletadas em diversas fases do desenvolvimento de cultivares. Isso proporciona soluções mais eficazes para processos de avanço e seleção no melhoramento.

“A transformação digital, resultado de todos os investimentos, não diminui a importância do trabalho humano; pelo contrário, é a combinação dos dois que eleva os números de produtividade”, enfatiza Todeschini. Nos últimos oito anos, a empresa quadruplicou o número de profissionais com mestrado, doutorado e pós-doutorado, reforçando seu compromisso com a qualidade de suas soluções, comenta Todeschini.

“Registramos um aprimoramento constante das análises que realizamos dos resultados de cada etapa do desenvolvimento de nossas cultivares e das necessidades que surgem com o passar do tempo. Nossos colaboradores se tornam cada vez mais estratégicos, e os números falam por si: na última safra, nossas cultivares de lançamento alcançaram uma média de 63% de vitórias em confrontos diretos sobre os principais checks do mercado”, pontua o especialista.

Com 14 bases de pesquisa distribuídas em regiões estratégicas do Brasil, além de mais de 100 ambientes de seleção e caracterização de novas cultivares, a TMG figura como a empresa brasileira de melhoramento genético que mais investe em tecnologia para o agronegócio. Até 2031, a empresa deve alocar R$ 2 bilhões em mais de 70 projetos de P&D, os quais têm trazido resultados positivos.

Para saber mais acesse www.tmg.agr.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!