LOTS Group, Scania, SENAI-SP, Ultragaz e Itaipu Norte cruzam o Brasil para levar Escola Móvel de Economia Circular à COP30
Caminhão movido a biometano percorrerá mais de três mil quilômetros até chegar a Belém (PA)

Como sair de São Paulo e chegar a Belém (PA) carregado de propósito? A resposta está na parceria entre Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, que juntos cruzam o interior do Brasil em caminhões movidos a biometano – combustível renovável gerado a partir de resíduos orgânicos. Esta viagem leva aos participantes da COP30 (30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climática) experiência única de imersão nos conceitos e práticas da Economia Circular, por meio da Escola Móvel do SENAI-SP.
“O projeto mostra a distância que existe entre ambição e ação – aqui concretizada em fazer a rota com uso de um combustível renovável”, diz Patricia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Operação Industrial da Scania. “Mais do que apontar os desafios de infraestrutura, queremos levantar possibilidades, evidenciar eficiência logística e mostrar que por meio de parcerias é possível escalar a tecnologia e fortalecer o ecossistema de transporte e logística. Isso tudo com um elemento educador e acessível relevante”, complementa a executiva. Do ponto de partida em São Bernardo do Campo, hub industrial da Scania, até o destino no SENAI-PA, na cidade de Belém (PA), serão mais de três mil quilômetros percorridos, com uma parada especial no SENAI-DF, em Brasília.
“Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, percorremos 31 cidades do Estado de São Paulo, levando conscientização sobre a necessidade de transformar os modelos tradicionais de produção e consumo ao promover a economia circular desde o design inteligente até a reutilização de materiais. E o ponto final foi a participação no Fórum Mundial de Economia Circular, realizado na capital paulista”, conta Getulio Rocha Junior, gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP. “Sensibilizar a sociedade sobre a urgência de repensar comportamentos em prol da sustentabilidade é essencial, um movimento que iniciamos no ano passado e que integra ações práticas aos objetivos da COP30”, completa.
A energia que movimenta a Escola Móvel até a cidade-sede da COP30 é o biometano — combustível 100% renovável produzido a partir da purificação do biogás, gerado pela decomposição de resíduos agrícolas, urbanos e lodo de esgoto, fornecido pela Ultragaz, pioneira no setor de energia. “Para a Ultragaz, fomentar parcerias que provoquem mudanças e promovam a infraestrutura necessária para o uso do biometano é essencial para liberar todo o potencial desse energético, capaz de posicionar o Brasil como referência em descarbonização. Afinal, o biometano representa uma oportunidade concreta de alavancar a redução de emissões de carbono de frotas pesadas e indústrias, além de impulsionar a transição energética no país”, enfatizou Erik Trench, Diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.
O percurso foi cuidadosamente estruturado com apoio da LOTS Group – braço logístico da Scania. Garantindo alta eficiência logística, de um trajeto que sai da região Sudeste, passa pelo Centro-Oeste, até chegar ao destino em Belém, mesmo diante dos desafios de infraestrutura no país. Toda a operação será monitorada em tempo real pelo Centro de Comando Digital (DCC) da LOTS, assegurando precisão no acompanhamento da frota, otimização do trajeto e sinergia entre as empresas envolvidas.
Segundo Edson Guimarães, CEO LATAM da LOTS Group, a iniciativa reforça a visão de futuro da companhia: “A Rota para Belém é um passo decisivo para mostrar ao mundo que o Brasil já tem condições de liderar a transformação para a logística sustentável. Mais do que realizar a transição energética de frotas, neste projeto, provamos que a eficiência nasce da combinação entre tecnologia, inteligência de dados e a real colaboração entre empresas por meio da dedicação e experiência de profissionais altamente capacitados. Ao lado de parceiros como Scania, Ultragaz e SENAI-SP, levamos à COP30 um exemplo concreto de que é possível rodar caminhões de ponta a ponta do país com inovação, redução de emissões e impacto social positivo.”
Mais do que inovação tecnológica, a rota também será marcada pelo protagonismo feminino: uma motorista da LOTS Group conduzirá o caminhão durante o trajeto de ida até Belém. A participação integra o programa Elas no Volante, criado para ampliar a representatividade das mulheres no transporte rodoviário de cargas (um setor historicamente masculino). “Esse projeto é ainda mais especial porque contará com o protagonismo de uma motorista da LOTS à frente de um caminhão movido a biometano, simbolizando diversidade e inclusão em um setor desafiador”, destaca Guimarães.
“Participar deste movimento reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável. A COP30 é um marco para reforçar que os setores de transporte e logística podem liderar a transição para uma economia de baixo carbono, e estar ao lado da Scania nos motiva a seguir fortalecendo esse papel”, comentou Glaycon Dias, diretor regional da Itaipu Norte, concessionária Scania do Grupo WLM, com presença estratégica e sólida atuação no estado do Pará.
Escola móvel do SENAI-SP e um “mergulho” nos conceitos da Economia Circular
A Escola Móvel do SENAI-SP contempla uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, desvendando seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação.
O modelo de produção e consumo que predomina hoje se baseia em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar. Já a Economia Circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, promove a reutilização, o reparo e a reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.
Biometano: um passivo ambiental que se torna ativo energético
O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, dejetos de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano. Hoje, o Brasil tem 14 plantas de biometano, com capacidade total de gerar 900 mil metros cúbicos por dia. O volume é pequeno se comparado aos cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás natural consumidos diariamente. De acordo com a Abiogás, a oferta deste combustível 100% sustentável poderia ser multiplicada por quatro. A entidade que reúne as empresas do setor de biometano vê um potencial teórico de 120 milhões de metros cúbicos a longo prazo no país.
A Scania foi a pioneira a apresentar no país um caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, e ainda gás natural liquefeito (GNL), em 2018. O início das vendas foi em 2019. De lá pra cá, já foram 2 mil unidades vendidas. A fabricante ajudou a desenvolver o setor agregando distribuidores, produtores, embarcadores e agentes públicos para fomentar os corredores azuis, garantir a cobertura de gás pelo litoral e, recentemente, iniciar o processo de interiorização da expansão dos postos de gás. O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
As pioneiras soluções da Scania são oferecidas em caminhões semipesados e pesados vocacionados para atender aplicações urbanas, coleta de lixo, fora de estrada e rodoviárias para diversos segmentos. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos e seguros. As potências oferecidas são 280, 340, 420 e 460 cavalos, nas trações 4×2, 6×2 e 6×4.






