Macroex Importadora entra no segmento ferroviário e traz Rail King ao Brasil

A Macroex, empresa de comércio exterior que provê serviços de importação para companhias em todo o Brasil, anuncia entrada no transporte ferroviário de cargas e de passageiros como representante exclusiva dos rebocadores Rail King no Brasil. A empresa tem como objetivo atender a concessionárias, operadoras de vias férreas e órgãos públicos ligados ao transporte ferroviário, projeta faturamento de R$ 100 milhões no segmento em três anos.
Com um modelo de negócios One Stop Shop , a Macroex aposta em suporte técnico e estoque nacional para reduzir prazos de fornecimento. Para isso, combina um serviço consultivo técnico e comercial, pesquisa de equipamentos junto a fornecedores em outros países, promove a importação, monta o estudo de tributação, a logística e a entrega ao cliente em território nacional.
Outra novidade é que a importadora também vai manter um portfólio de equipamentos, máquinas e componentes para equipar vias férreas e material rodante, de fornecedores conhecidos no setor ferroviário.
Um dos principais desafios do setor ferroviário é o prazo elevado de fornecimento, que pode chegar a 180 dias. Para mitigar esse gargalo, a Macroex utilizará a estrutura logística em Vitória (ES), para manter estoques locais de itens críticos, prontos para pronta-entrega.
Entre os equipamentos e componentes estão rodas e eixos ferroviários, acessórios e componentes de frenagem, suspensão e peças para material rodante, máquinas para oficinas ferroviárias, e peças para carros ferroviários. Todos seguem padrões de certificação UIC, ABNT e AAR, garantindo conformidade com os requisitos técnicos e de segurança exigidos pelo setor.

“Nosso diferencial está na forma como nos relacionamos com o setor. Entendemos a linguagem técnica das concessionárias, o que torna mais eficiente a interlocução com fornecedores e acelera a solução de demandas complexas”, explica Veltan Martinelli, executivo da área comercial de negócios ferroviários da Macroex.
Com essa nova frente, a Macroex fortalece seu compromisso com a infraestrutura nacional e se posiciona como um hub de soluções para o setor ferroviário, reunindo fornecedores globais e entregando aos clientes tecnologia, eficiência e suporte técnico especializado.
“Atuamos como parceiros técnicos e estratégicos, realizando uma análise de viabilidade na busca e aquisição de equipamentos e peças, organizando todo o processo de importação e logística até o recebimento no cliente. A estrutura no Brasil garante um pós-venda ágil e seguro”, conclui Aurélio Pretti, diretor-presidente da Macroex.
Rail King no Brasil
O momento da atuação da Macroex é propício: o Brasil possui cerca de 30 mil km de malha ferroviária, mas apenas 10 a 12 mil km estão em operação efetiva. Para 2026, o governo federal prevê oito leilões de concessão ferroviária em 2026, visando captar R$ 530 bilhões em investimentos de longo prazo.
A Macroex é a representante exclusiva no Brasil do Rail King, rebocador ferroviário que opera em pátios de manobra e em linha férrea com mais eficiência operacional e menor custo que locomotivas tradicionais.
Os modelos Rail King são robustos, resistentes e oferecem potência e desempenho tanto em estrada quanto em trilhos. São projetados para maximizar a segurança, a eficiência e o conforto do operador, e contam com três modelos com cabine lateral, com esforço de tração de até 21 toneladas-força, e dois modelos com cabine de largura total, com esforço de tração de até 41 toneladas-força.
Com design que prioriza alta visibilidade e versatilidade, as unidades Rail King oferecem emissões ultrabaixas e menor consumo de combustível – consome apenas 10% do combustível necessário para iniciar o movimento de uma locomotiva. A proteção anticorrosiva, os chassis de aço reforçado e a resistência à umidade garantem menores custos operacionais e de manutenção por muitos anos.
“Para a Macroex, entrar no setor ferroviário representa um passo estratégico dentro de seu plano de expansão e diversificação. Acreditamos no potencial logístico do Brasil e queremos contribuir com a modernização da malha ferroviária, entregando mais tecnologia, segurança e previsibilidade para concessionárias no setor”, afirma Aurélio Pretti, diretor-presidente da empresa.






