Manejos precisos e estratégias já utilizadas por campeões mundiais de produtividade destravam a produtividade no milho em ambiente irrigado

Manejos precisos e estratégias já utilizadas por campeões mundiais de produtividade destravam a produtividade no milho em ambiente irrigado

Implantação do manejo americano, realizado pela Pioneer®, marca de sementes da Corteva Agriscience, registrou aumento de produtividade de 10% a 15% no cultivo do grão

Manejos precisos e estratégias já utilizadas por campeões mundiais de produtividade destravam a produtividade no milho em ambiente irrigado

Os produtores brasileiros que plantam o milho verão já estão com grande parte das áreas já implantadas. Antes da semeadura, diversos fatores devem ser considerados pelo milhocultor, como a escolha de híbridos, mapeamento de solo, monitoramento manejo e histórico de pragas, doenças e plantas daninhas. A previsão climática, contudo, requer cada vez mais atenção, uma vez que o estresse hídrico é um cenário desafiador para o desenvolvimento da cultura.

Neste contexto, uma estratégia de manejo da Pioneer®, empresa prestes a completar 100 anos de história, e marca de sementes da Corteva Agriscience, trouxe altas produtividades em ambiente de irrigação, envolvendo as áreas de proteção de cultivos, biológicos e as soluções de performance de plantas da Stoller, marca da Corteva Agriscience.

O “manejo americano”, como é conhecido, foi realizado em Rolador (RS), na Sementes Giovelli, além de outros locais. “Já estávamos obtendo produtividades bem acima da média da região com o portfólio Pioneer® na propriedade. Dessa forma, visando aprimorar práticas de manejo, adequamos estratégias utilizada por vencedores do National Collection of Yeast Cultures, nos Estados Unidos, onde foram promovidos ajustes finos de cada manejo, possibilitando construir uma produtividade não imaginada safras atrás”, explica Luis Eduardo Rockenbach, representante de Vendas Pioneer®, marca de sementes da Corteva Agriscience, que acompanha há mais de 18 anos as áreas da região.

“Cada propriedade necessita uma proposta diferenciada de manejo aliada ao perfil de solo, com foco no monitoramento nutricional ao longo da fenologia da planta” destaca Marcos Rubens Figueiredo, Agrônomo de campo da Pioneer®. O trabalho focou o alto rendimento, dentro dos pilares de perfil de solo, fertilidade, irrigação, genética de plantas, ajuste de população, regulagem no fornecimento de nutrientes como zinco, fósforo, potássio e nitrogênio – essenciais para a cultura do milho – além de ferramentas direcionadas à proteção, defesa e fortalecimento da planta. Todo o manejo, acompanhado pelo time de campo da companhia, resultou em aumentos médios de produtividade de 10 a 15% nas propriedades, na safra 2024/25.

“Em um cenário cada vez mais desafiado pelo estresse hídrico, – sobretudo na Região Sul -perfil de solo, nutrição e irrigação são estratégias fundamentais de manejo que, quando bem estruturadas, mostram que é possível alcançar altas produtividades, além do monitoramento realizado de lavoura possibilitar identificar melhorias e ajustes nutricionais”, ressalta Marcos Rubens Figueiredo, Agrônomo de Campo da Pioneer®.

Chave para a produtividade do milho: escolha da genética

Para a safra 2025, a continuidade do trabalho do manejo americano na propriedade segue com o híbrido superprecoce P25300PWU, lançamento da marca com nova genética, sendo o material com mais alto rendimento produtivo do atual portfólio Pioneer®. O material demonstrou, em ensaios realizados junto a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), a produtividade de 416 sacas por hectare (sc/ha), o equivalente a 25 toneladas por hectare (ton/ha) – os resultados podem variar conforme as condições locais.

O P25300PWU possui a tecnologia PowerCore Ultra, com quatro proteínas inseticidas que conferem auxílio à proteção da lavoura contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura, além de tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio, possibilitando maior flexibilidade no controle de plantas daninhas. Além disso, o híbrido tem o tratamento de sementes industrial mais completo do mercado, o LumiGEN®.

“Na safra passada, a marca foi responsável por desenvolver os híbridos com genética campeã de produtividade do Concurso GETAP, na categoria regional Sul, tanto sequeiro quanto irrigado. A Pioneer® também detém o record mundial de milho com quase 700 scs/há, conquistado em Virginia, nos Estados Unidos. Temos a responsabilidade de, juntamente com o agricultor, definir o melhor material para cada talhão da propriedade”, pontua Figueiredo.

Milho em foco: atenção aos detalhes se traduz em produtividade!

Durante todo o ciclo, a cultura (do milho) demanda uma grande quantidade de nitrogênio por tonelada de grãos, o produtor utilizou a ferramenta BlueN™, da Stoller, marca da Corteva Biologicals. A solução contém uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum, que converte o nitrogênio que está disponível no ar em nitrogênio assimilável pelas plantas, sendo absorvido via folha, fornecendo N durante todo o ciclo da cultura, uma estratégia adicional complementando o manejo de adubação nitrogenada e contribuindo para que a lavoura atinja altos patamares produtivos e rentabilidade.

Além das soluções em biológicos da Stoller e o híbrido da Pioneer®, a Sementes Giovelli apostou também em ferramentas voltadas ao fortalecimento e ao desenvolvimento do milho. É o caso de uma combinação de soluções Stoller, que ajudam a aumentar a sanidade e peso dos grãos, sendo um manejo completo para a cultura.

O agricultor, em uma das entradas na lavoura, aplicou Starter Mn, assegurando assim a melhor absorção, translocação e assimilação de nutrientes como o manganês, em combinação com Cellerate, fertilizante foliar recomendado principalmente para gramíneas e que melhora o aproveitamento do nitrogênio, pois contém molibdênio em sua formulação, e oferece zinco, atuando nos processos de respiração e fotossíntese.

Em estágios mais avançados da cultura, também utilizou como ferramenta o Re-leaf, que atua na nutrição das plantas de dentro para fora, fortalecendo seu desenvolvimento através da ação combinada de Zinco e Cobre, melhorando a síntese de lignina, atuando no sistema antioxidante das plantas, na formação de proteínas e no potencial fotossintético.

Junto com o pessoal da Pioneer®, nossa propriedade escolheu o híbrido correto, ajustou a adubação e obtivemos bons resultados. Desta forma, pretendemos continuar no projeto com a marca, pois estamos agregando potencial produtivo. O manejo americano nos trouxe aumento de produtividade na última safra”, celebra Leandro de Carvalho, coordenador Agrícola da Sementes Giovelli.Grão ainda mais forte

Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades