Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Notícias do Mercado Matérias de capa Nova geração de escavadeiras Cat

Nova geração de escavadeiras Cat

-

- Advertisement -
Faça mais rápido com menos custo.
- Advertisement -

Empresas e investidores do segmento sabem que o mercado de máquinas pesadas está cada dia mais competitivo. Muitos fabricantes, variedade de modelos, novas tecnologias e diferentes argumentos de venda exigem que o consumidor estude a fundo as opções antes de realizar o investimento, seja de curto ou longo prazo.

Quando o assunto são escavadeiras hidráulicas, estudar é ainda mais importante. O motivo? Elas são as máquinas com o maior número de fabricantes e modelos disponíveis no mercado brasileiro. Não por menos, as escavadeiras hidráulicas são atualmente um dos equipamentos mais utilizados em qualquer tipo de trabalho: construção, demolição, mineração, movimentação de materiais, terraplenagem. São equipamentos que oferecem diversos benefícios como versatilidade, alcance e desempenho.

Há estimativas do mercado de que a cada três equipamentos pesados vendidos hoje no mundo, um é escavadeira hidráulica. Ou seja, um terço da frota mundial. Nesse cenário competitivo, o leitor deve se perguntar: Qual é o diferencial desses modelos?

O segredo é entender o que o cliente precisa

O especialista de aplicações de produtos da Caterpillar, Maurício Briones, é um profundo conhecedor de escavadeiras. Sua função é ajuda os clientes a extrair o máximo de suas escavadeiras Cat® ao aprenderem como usar os equipamentos em cada aplicação.

Maurício conta que as áreas de marketing industrial da Caterpillar realizam um trabalho contínuo e profundo de investigação e pesquisa com clientes dos mais diversos perfis em todo o mundo para captar e interpretar suas necessidades e expectativas de modo a direcionar seus engenheiros a conceber a melhor escavadeira do mercado.

E eles fizeram isso usando o pioneirismo e inovação do time Caterpillar para empregar sua engenharia e tecnologias inéditas na construção da nova geração de escavadeiras hidráulicas, transformando em realidade as expectativas e necessidades dos clientes.

A nova geração de escavadeiras hidráulicas Cat apresentada mundialmente a menos de dois anos reúne uma enorme gama de atributos e benefícios em três incontestáveis indicadores altamente relevantes aos clientes: 45% de aumento de eficiência do operador; 20% na redução do consumo de combustível e 15% de redução nos custos e tempo de manutenção.

Como a nova geração de escavadeira Cat® conseguiu isso?

“Com uma engenharia ousada e criativa, alta dose de tecnologias totalmente inovadoras e nunca antes oferecidas aos clientes de forma padrão nos equipamentos”, conta Briones.  

De fato, algumas das tecnologias empregadas na nova geração são oferecidas no mercado por empresas terceiras que fazem adaptações no equipamento, mas isso costuma ser oneroso e exige muitas horas de máquina parada. E merece cautela, pois exigem intervenções mecânicas como soldas, furos, pintura, além de horas de calibrações e outros ajustes.

De acordo com várias fontes consultadas, o resultado pode não ser muito bom.  De acordo com a fabricante, adquirir um equipamento com essas tecnologias já padrão de fábrica evita a indesejável “dor-de-cabeça” de sofrer com indisponibilidade do equipamento. Tudo isso por um investimento muitas vezes significativamente menor.

20% de economia de combustível

A fabricante destaca que poderia registrar nesta reportagem várias páginas sobre tudo o que a nova geração de escavadeiras Cat oferece somente no quesito de economia de combustível.

Mas preferiu resumir ao máximo, sem perder a essência:

  • Redução nas RPM’s do motor, sem perda de potência ou torque. Isso traz uma imediata redução no consumo, além de diminuir os níveis de ruído da máquina;
  • Aumento da eficiência hidráulica sem “roubar” energia do motor, tornando o uso do combustível muito mais eficiente;
  • Modos diferenciados de trabalho, com destaque para o modo SMART que se adapta ao operador, economizando combustível sem perder potência;
  • Sistema automático de redução de RPM do motor caso o operador não movimente o equipamento por alguns segundos;
  • Desligamento automático do motor se a máquina ficar um certo tempo em marcha lenta, o que evita consumir combustível desnecessariamente.

De acordo com os engenheiros da Caterpillar, esses itens fazem com que o cliente obtenha até 20% de economia, dependendo da condição e severidade de trabalho, e se o cliente fará uso das tecnologias a seguir.

15% de menos custos de manutenção

Neste tópico, também há muitas novidades na nova geração de escavadeiras Cat. Um exemplo é a diminuição considerável no número de filtros no sistema hidráulico. Em um período de 6.000 horas, quando um equipamento convencional terá trocado em torno de 16 filtros, a nova geração de escavadeiras Cat exigirá a troca de apenas dois filtros.

“Além disso, alinhamos melhor os intervalos de manutenção para que em uma única parada de máquina o cliente faça tudo, sem a necessidade de paradas intermediárias. Com isso, ele aumenta muito a disponibilidade da sua máquina”, reforça Briones. Ele também destaca que filtros de maior eficiência nos sistemas de combustível e alimentação de ar do motor também ajudam a alcançar os 15% de redução nos custos de manutenção.

O sistema hidráulico, agora sem controle piloto, permitiu uma redução importante no número de mangueiras. A fabricante afirma que, com isso, reduziu-se bastante as conexões e pontos de vedação, portanto, menos riscos de vazamentos. Com isso, a máquina continua trabalhando por mais tempo. Com menos mangueiras, também se reduz a quantidade de óleo hidráulico utilizado, refletindo em redução de custo com a aquisição e troca de óleo.

45% de eficiência do operador

Segundo o especialista de aplicações de produtos da Caterpillar, é nesse quesito que a nova geração de escavadeiras da Caterpillar trouxe as maiores inovações, não só atendendo como superando a expectativa dos clientes. “Muitas das novas tecnologias nem sequer eram imaginadas pelos usuários de escavadeiras hidráulicas, mas o que ouvimos hoje dos clientes é do quanto eles estão positivamente satisfeitos com o ganho de eficiência proporcionado aos operadores”, conta Maurício Briones.

Balança on board

As pesquisas de campo realizadas pela Caterpillar mostraram a grande dificuldade dos operadores de escavadeiras em saber quanta carga carregavam a cada ciclo ou mesmo para calcular a produção no fim do dia.  “Saber o quanto de material foi tirado ou ainda faltava para carregar os caminhões era algo muito difícil de calcular”, explica o especialista.

Cálculos de densidade, fator de enchimento, capacidade da caçamba são sabidamente os melhores referenciais para calcular um carregamento. Mas qualquer mudança nessas variáveis altera completamente o resultado final, gerando perdas e custos adicionais com retrabalho, repesagem, ajustes de carregamento, caminhões com carga ociosa, sobrepeso ou aguardando carregamento.

Tudo por erros ou dificuldade de cálculo. Com a balança, padrão nas escavadeiras da nova geração, com exceção dos modelos GC, o operador passa a saber com precisão quanto está sendo carregado, com a possibilidade de informar o tipo de material carregado e em qual veículo, com relatório detalhado de produtividade no fim do dia.

O operador pode programar a balança conforme seu objetivo de carga. Durante o carregamento, o monitor informa instantaneamente o quanto falta para atingir o peso desejado. O sistema permite ao operador repesar rapidamente ou cancelar uma pesagem caso tenha alguma dúvida quanto à precisão da informação, tudo rápido e de forma muito simples.

Já o proprietário do equipamento pode acompanhar a produtividade de suas escavadeiras de forma constante e até mesmo saber qual máquina e operador estão apresentando os melhores ou piores resultados.

Cercas virtuais de segurança

Acidentes e incidentes dentro das áreas de trabalho representam muitas vezes um prejuízo considerável ao projeto. Além da integridade física do operador e das demais pessoas na proximidade do equipamento, um acidente inesperado pode acarretar longas paradas das máquinas e provocar danos materiais.

A nova geração de escavadeiras hidráulicas da Caterpillar permite aos operadores, de dentro da própria cabine, estabelecerem os limites de alcance da máquina. “Pode-se limitar a altura para evitar choques com fios energizados de postes, a profundidade no caso de tubulações e estruturar aterradas, e ainda limitar os giros laterais, para evitar batidas em postes, muros ou invadir uma via transitável, por exemplo”, explica Maurício Briones.

O próprio operador pode definir esses limites de trabalho no monitor da máquina de forma simples e rápida. Assim, a máquina impede que o operador ultrapasse esses limites. Sem essa preocupação, ele pode se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Sistema de nivelamento

Assim como a balança, esta tecnologia largamente utilizada por operadores na América do Norte e Europa é oferecida pela primeira vez como padrão de fábrica. Fácil de usar, o sistema informa ao operador, pelo monitor da máquina e de forma luminosa ou auditiva, a profundidade do corte da caçamba no terreno ou seu enchimento, dispensado uma pessoa do lado de fora para ficar medindo a valeta com gabarito ou estaca.

A possiblidade de programar o equipamento evita o trabalho impreciso, lento e sujeito a erros, além do risco de acidente ao expor um humano no local de operação. O sistema permite ao operador executar valas inclusive com inclinação, num talude, por exemplo, a partir de um simples ponto de referência. Tudo em tempo real e executando a tarefa de uma só vez, sem a necessidade de novas passadas da caçamba.

“Nossos estudos indicam que o uso desse sistema reduz sensivelmente o tempo de execução de um projeto, bem como reduz os custos com consumo de combustível, despesas com topografia e até mesmo com funcionários que poderão ser alocados para outras frentes de trabalho”, avalia o especialista de aplicação de escavadeiras da Caterpillar.

Recursos ‘autônomos’ de assistência

Segundo a fabricante, essa tecnologia é para muitos clientes e operadores a novidade mais surpreendente da nova geração de escavadeiras Cat. Os recursos de assistência permitem que a própria máquina realize determinados movimentos ou operações de forma autônoma, mantendo o operador  100% atento ao trabalho que está realizando, sem se preocupar com movimentos e operações paralelas. No total, as escavadeiras Cat trazem quatro assistências que o operador poderá utilizar. Conheça quais são elas:

Assistência de caçamba. Mantém o ângulo da caçamba em uma posição previamente determinada e de forma automática, sem que o operador sequer precise tocar nos controles. Muito útil para realizar cortes de acabamento em que um determinado ângulo é requerido.

Assistência de lança. Ajusta automaticamente a lança conforme a máquina sai de seu ponto de estabilidade durante uma escavação. Muito útil em operações de limpeza de superfície e escavações agressivas.

Assistente de giro.  Permite ao operador girar a máquina para ambos os lados sem se preocupar com o momento ideal de frear o giro, pois é a própria máquina que assume essa função a partir da informação inserida pelo operador sobre o ponto que deseja que a máquina pare. É um enorme benefício em situações em que o operador precisa fazer muitos giros repetitivos em uma mesma posição, como exemplo, em uma escavação de valeta. Essa tecnologia reduz drasticamente o tempo e o esforço do operador.

Assistente de nivelamento.

A companhia avalia que esse recurso é provavelmente o mais utilizado pelo operador. A partir das informações do Sistema de Nivelamento (profundidade, inclinação, por exemplo), o assistente de nivelamento mantém a máquina em um padrão de trabalho sem permitir ao operador exceder ao corte desejado.

Com esse recurso acionado, o operador escava sem se preocupar com a distância que está da medida-alvo, pois é a máquina que executa a operação, seja um corte de talude, valeta ou qualquer outro corte. O operador movimenta apenas o braço da escavadeira, enquanto que a posição da lança e o ângulo da caçamba são automaticamente ajustados pela própria escavadeira.

Aprendizagem intuitiva

Com todas essas novidades, a nova geração de escavadeiras da Caterpillar é realmente uma revolução para esse equipamento. É possível que, quando não se conhece as vantagens e os benefícios dessas novas máquinas, muitas dúvidas podem surgir, como se a qualificação dos operadores é algo complexo. A fabricante assegura que, embora a capacitação deva ser constante, permitindo aos operadores acompanharem as novas tecnologias, a Caterpillar entende que essa prática ainda não é comum em vários mercados, como o brasileiro. “Por isso, a nova geração foi projetada para que a operação seja intuitiva. Alguns poucos minutos de operação do equipamento para experimentar seus recursos são suficientes para o operador adaptar-se aos instrumentos e recursos e naturalmente inseri-los ao dia a dia da operação”, afirma Maurício Briones.

Liberdade de trabalho 

A Caterpillar informa que se alguém ainda tiver qualquer receio quanto às tecnologias destacadas nessa reportagem, vale fazer uma reflexão muito importante. Todos esses novos recursos não estão conectados à funcionalidade da escavadeira. Simplesmente podem ou não ser ligados pelo operador. Desligados, a escavadeira trabalha de forma convencional. “Isso é uma grande diferença na maneira como inserimos as tecnologias, dando ao proprietário e  operador o poder de escolher quando usar cada recurso dessa ‘caixa de tecnologias’ bem diante de seus olhos e pronta para elevar a segurança, precisão, qualidade, eficiência, economia e produtividade”, acrescenta Maurício Briones.

Empresa – Caterpillar

(Fonte:Redação EaeMáquinas)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

John Deere é eleita uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil

Empresa também ficou em 3º lugar entre as empresas do setor automotivo...

Ministro da Infraestrutura participa de videoconferência com governadores da região Norte sobre obras na BR-319/AM

Pavimentação da rodovia vai permitir maior segurança e redução no tempo de...

Com a sistematização, produtor transforma a pior área para colheita em referência de alto rendimento.

Em cinco anos, a agricultura de precisão transformou uma área de baixa...

Sistema híbrido de trabalho

Modelo de Home Office - Estúdio 4. Divulgação. Nem totalmente em casa, nem...
Previous
Next

Produtores da Amazônia Legal podem conhecer soluções da Kepler na Agrolab Amazônia

Empresa marca presença em feira que acontece de maneira virtual, buscando estreitar...

CNH Industrial eleita novamente uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Pelo terceiro ano, empresa é reconhecida pelo jornal Valor Econômico e Strategy&. Prêmio reflete esforços em focar o cliente...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você