Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a…

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

A YANMAR no Brasil, multinacional japonesa que atende a diversos segmentos da indústria, entre eles o da construção civil, com a comercialização de máquinas compactas, conta nesta edição da revista EaeMáquinas a receita para liderar mercado de miniescavadeiras: tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente.

Ao longo dos anos, a marca foi crescendo no setor e registrando uma permanência contínua na liderança de miniescavadeiras no país. A fabricante conta que essa conquista é resultado de um efetivo trabalho de acompanhamento das necessidades dos clientes, do aperfeiçoamento do produto, da variedade de modelos disponíveis e da habilidade na fabricação e comercialização

Ainda de acordo com o gerente da marca, essa conquista da empresa segue amparada pela ascensão do setor construtivo nos últimos anos. “O crescimento econômico, a recuperação do mercado imobiliário e a expansão da infraestrutura faz com que as obras continuem sendo impulsionadas no Brasil, e isso contribui para os nossos resultados”, afirma Oliveira.

Para se ter uma ideia do potencial do setor no país, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2023, a indústria da construção civil deve crescer 2,5%. A projeção leva em conta o resultado consistente do mercado nos últimos dois anos, o ciclo de negócios do setor imobiliário em andamento e a forte demanda habitacional. O relatório também registra o progresso do setor da construção civil no último biênio (2021/2022) que foi de 17,7%, ante 8,2% da economia nacional. Nos 12 meses encerrados em setembro de 2022, o avanço foi de 8,8%, segundo os dados.

“Esses números demonstram a necessidade de investimentos em todo o setor. Na área de máquinas e implementos, não é diferente. A demanda por esses produtos é cada vez maior, e estamos em busca de melhorias contínuas para atender às necessidades dos construtores”, informa o gerente comercial.

Potencial do segmento

A Soterra, especializada em terraplanagem e localizada em Porto Feliz, interior do estado de São Paulo, é um exemplo da expansão do segmento de construção civil. A empresa dobrou os negócios em menos de três anos de operação.

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

“Começamos nosso negócio em 2021, bem no momento da pandemia. Antes, atuávamos em segmentos diferentes e não tínhamos nenhuma experiência no ramo da construção civil, mas, sim, apenas o sonho de empreender. E, após uma análise do mercado, percebemos que o setor expandia e decidimos investir”, conta o empresário Milton Nunes de Almeida Júnior, que é sócio do seu irmão, Marcelo Nunes de Almeida, na Soterra.

Antes de entrar no mercado brasileiro de construção civil e atuação no segmento, os irmãos passaram alguns meses em estágio com parceiros da YANMAR, onde afirmam que aprenderam na prática tudo sobre o setor e a operação das miniescavadeiras.

“Fomos acolhidos por todo o time da empresa, especialmente pela revenda da marca na região, que entregou não só o equipamento, mas todo conhecimento técnico e teórico para trabalharmos com terraplanagem e perfurações”, contam os empresários

Os irmãos afirmam que começaram a empresa somente com uma miniescavadeira, uma ViO17 da YANMAR e, no decorrer dos anos, ampliaram o portfólio de máquinas e implementos. Atualmente, contam com três miniescavadeiras da marca modelo ViO35, além de mais cinco pessoas no time, para auxiliar nas demandas e projetos.

“Nós encontramos no mercado de miniescavadeiras um oceano azul e somos imensamente gratos pela história que construímos. A entrada no mercado e o crescimento não seriam possíveis sem todo o suporte e direcionamento da YANMAR, além, claro, de toda a qualidade e eficiência das máquinas em nosso dia a dia”, afirmam.

Suporte e garantia ao cliente

A YANMAR explica que as miniescavadeiras, assim como os outros equipamentos da marca, possuem dois anos de garantia sendo que o primeiro ano é aplicado para todos os componentes, e o segundo, contempla o trem de força: bomba e comando hidráulico, motores de deslocamento e giro, e motor diesel, entre outros componentes, conforme diretrizes do manual de garantia do fabricante.

“Isso tudo atrelado a uma ampla rede de revendedores altamente treinados e atuantes em todo o território nacional – mais de 400 revendedores autorizados, sendo 20 dedicados exclusivamente ao segmento de construção civil, e 29 pontos de atendimento”, diz a companhia.

Versatilidade e tradição

A história da YANMAR no Brasil começa em 1957 e se entrelaça com a crescente do setor construtivo nos últimos anos. Com sede em Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo, a marca, desde 2018, detém a liderança no mercado brasileiro de miniescavadeiras, produto no qual é especialista e, ainda, a pioneira ao fabricar o primeiro modelo do mundo, a YB600C, em 1968.

Variando de 1 a 10 toneladas de peso operacional, o portfólio de miniescavadeiras da fabricante são, de acordo com a empresa, versáteis para trabalhar em diversos canteiros de obras, desde a construção civil até a agricultura, adaptando-se facilmente às demandas, pois permitem a utilização de uma vasta gama de implementos

Dentre as principais características técnicas das miniescavadeiras, o destaque, de acordo com a companhia, vai para a motorização combinada a um eficiente sistema hidráulico.

“As miniescavadeiras são equipadas com motores que são referência mundial, desenvolvidos com as mais altas tecnologias do mercado, submetidos a um rigoroso controle de qualidade, entregando alto desempenho, confiabilidade, durabilidade e fácil manutenção”, aponta a companhia.

Outro benefício das máquinas, conforme a fabricante, está nos motores que, juntamente ao sistema hidráulico exclusivo da marca, trazem maior rendimento operacional e o menor consumo de combustível.

“O sistema hidráulico combinado com as funções Modo Eco + A/D torna as miniescavadeiras mais eficientes em termos de economia de combustível, proporcionando menos aquecimento e menor esforço ao motor e aos componentes hidráulicos”, enfatiza a coordenadora comercial do departamento de construção civil da YANMAR South America, Juliana Santos.

No Modo Eco, comenta Juliana, é possível reduzir a rotação máxima do motor de 2.200rpm para 1.900rpm, sem perder o rendimento do sistema hidráulico, ideal para trabalho com menor carga, mantendo a agilidade, sem desperdício de combustível.

“Já a função A/D (auto desaceleração), consiste em reduzir a rotação do motor, deixando-o em marcha lenta se não for acionado o sistema hidráulico por mais de 4 segundos”, explica.

Na sequência, afirma a coordenadora comercial, é possível retomar a rotação do motor no modo selecionado inicialmente, de forma automática, a partir de qualquer movimento hidráulico. “Este recurso, que é bastante utilizado em carregamento de caminhões, gera maior agilidade no trabalho, ajudando a economizar combustível, reduzir a emissão de poluentes e a garantir maior disponibilidade operacional”, destaca.

Outro ponto de destaque, de acordo com a marca, são as proteções de cilindro que, segundo a YANMAR, são as únicas do mercado com o padrão de proteção na lança, no braço e na caçamba, ou seja, possuem proteção em todos os cilindros.

“Essa característica é uma tecnologia exclusiva e patenteada. Sua estrutura é de aço flexível, garantindo proteção à haste do cilindro, independentemente de expansão ou retração. O recurso ajuda a minimizar eventuais danos e/ou custos em necessidade de troca e reparação destes cilindros, que podem ocorrer em decorrência do contato durante a operação”, detalha.

Segundo a companhia, as miniescavadeiras que fazem parte da linha ViO entregam o verdadeiro Giro Zero. Por meio dele, comenta a companhia, os operadores podem otimizar e aumentar a performance no trabalho devido à possibilidade de operar em áreas confinadas e realizar escavação lateral de valas, bem próximas às paredes, sem sair do alinhamento, pois o equipamento conta também com o diferencial de articulação da lança.

“Nessa manobra, a cabine da máquina pode fazer um giro em 360º, no qual nem o contrapeso, nem a parte frontal da estrutura superior excedem a largura das esteiras”, explica a coordenadora comercial.

Tecnologia e inovação

Outro destaque das máquinas, conforme a multinacional, está nos recursos exclusivos. Um exemplo, conforme a companhia, é a tecnologia SA-R (SMART-ASSIST REMOTE), um dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento e está disponível nas versões a partir de duas toneladas.

“Por meio dele, é possível acompanhar o trabalho da máquina pelo celular ou computador e obter informações em tempo real como dados das horas trabalhadas, sinalização de início e de término de cada atividade, ferramenta de gerenciamento de manutenção, serviço de notificação de erro e alerta antifurto, entre outros”, informa a fabricante.

De acordo com o gerente de pós-vendas da YANMAR South America, Rodrigo Marques, o dispositivo acompanha a demanda dos consumidores por tecnologia e inovação, e soma-se às vantagens das miniescavadeiras que já são validadas no mercado brasileiro.

“No geral, as miniescavadeiras são mais eficientes do que outros equipamentos, como as retroescavadeiras, por exemplo, que necessitam ser patoladas para escavar deixando o processo de escavação lento. Além disso, as miniescavadeiras, por serem menores, são mais fáceis de manobrar em espaços confinados, e mais sustentáveis, uma vez que consomem menos combustível e produzem menos emissões. E a adesão às novas tecnologias desencadeia mais uma vantagem competitiva na escolha do equipamento: a entrega de mais produtividade e eficiência”, ressalta Marques.

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

O gerente de pós-vendas explica ainda que os produtos são equipados com painel de LCD que sinalizam ao operador algumas informações essenciais em tempo real, como nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.

“Ainda dentro do painel, os modelos da marca possuem a opção de calendário, pelo qual é possível verificar o número exato de horas trabalhadas nos últimos 90 dias. Já na tela de manutenção, o operador pode programar e acompanhar as manutenções periódicas e/ou preventivas”, frisa.

Rompedores hidráulicos para equipamentos compactos

Segundo a YANMAR, integrado ao portfólio de miniescavadeiras, a marca possui ainda uma linha completa de rompedores hidráulicos. “Os implementos são reconhecidos pela qualidade e por oferecerem excelente relação entre potência e peso, alinhados a uma performance superior, pois possuem uma estrutura projetada para suportar alto poder de impacto. Eles requerem menos fluxo de óleo, ajudando a reduzir a fadiga na bomba hidráulica”, afirma a companhia.

Os rompedores hidráulicos, de acordo com a empresa, contam com um número mínimo de peças, resultando na redução dos custos de manutenção e maior durabilidade.

“Eles também foram desenvolvidos para oferecer baixo nível de vibração e emissão de ruídos, o que permite uma operação mais suave”, assegura a companhia. A linha de rompedores é composta por modelos de 90 a 570 kg de peso operacional para equipamentos compactos de 1 a 11 toneladas.

“A linha de rompedores  é uma excelente opção para as empresas que precisam de um implemento eficiente e durável para realizar trabalhos de demolição, rompimento de concreto e solo, renovações de edificações entre outras”, conta a coordenadora comercial do departamento de construção civil da YANMAR South America, Juliana Santos.

Segundo ela, todos os modelos possuem um ano de garantia e acompanham duas ponteiras; caixa de ferramentas; kit de vedação; manômetro e jogo de mangueiras.

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

Miniescavadeiras YANMAR até 2 toneladas

SV08 – A menor miniescavadeira da marca define o padrão para um trabalho em espaços confinados. Com apenas 1 tonelada, a SV08 tem potência de 7.7KW, esteira de borracha e de largura ajustável que varia entre 680mm e 840mm, e motor diesel. A junção de todas essas características permite que a máquina tenha acesso a locais estreitos, uma vez que consegue passar pelo batente de uma porta sem danificar pisos e paredes, graças ao seu baixo peso operacional e às suas esteiras de borracha.

ViO12 – Com apenas 1.265kg, a ViO12 tem potência de 9.3Kw. O modelo permite ajustar as esteiras entre 830mm e 1000mm, garantindo estabilidade e acesso a lugares estreitos. Também é equipada com esteira de borracha e motor diesel YANMAR três cilindros, modelo 3TNV70. A máquina é ultracompacta e ideal para abertura de piscinas, obras de saneamento, jardinagem, etc.

ViO17 – Com potência e Giro Zero, a ViO17 possui 2.200mm de profundidade de escavação e, segundo a marca, é econômica em termos de consumo de combustível. “A miniescavadeira ViO17 é a melhor opção em sua categoria”, garante a fabricante. Ela possui 1.740kg de peso operacional e motor 3 cilindros de 10.1kw de potência. O modelo também possui ajuste de esteiras entre 950mm e 1280mm, como as SV08 e ViO12.

Os três modelos contam com o exclusivo sistema de abertura e fechamento de esteiras, com um pistão que se movimenta em um único sentido. As estruturas dianteiras e traseiras das máquinas são móveis, porém, em duas partes, que correm paralelamente e de forma separada, e com um “espaço vazio”.

Desta forma, o sistema de ajuste se mantém limpo, evitando o acúmulo de terra e outros materiais dentro da estrutura. Isso, explica a companhia, permite que elas sejam abertas e fechadas com mais facilidade e eficiência, reduzindo os índices de problemas de funcionamento e de manutenção.

ViO20 – A YANMAR afirma que este modelo foi criado para aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de tempo. A máquina conta com o exclusivo sistema de engate rápido, para uso de implementos, além de possuir a tecnologia SA-R e Giro Zero. Possui de 2.125kg a 2.225kg de peso operacional e 14.6kw de potência.

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

Miniescavadeiras YANMAR até 4 toneladas

ViO27 – Segundo a fabricante, além de possuir o sistema hidráulico otimizado, estabilidade avançada e o Giro Zero, a ViO27 foi desenvolvida para aumentar a produtividade com qualidade e segurança. Possui de 2.625kg a 2.735kg de peso operacional a depender da configuração da esteira de borracha ou aço respectivamente e 15.8kw de potência.

ViO30/VIO35 – A ViO30 e a ViO35 chegaram ao mercado brasileiro no final de 2014 com peso operacional de 3.175kg a 3.825kg a depender da configuração da esteira e cabine, tendo opção de cabinada com ar condicionado, o qual, informa a companhia, é superior a concorrência em termos de desempenho. Vêm equipadas com um motor YANMAR 3 cilindros, modelo 3TNV88-ZSBV, com 20.4kw de potência.

Os equipamentos possuem engate rápido hidráulico que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes e placas compactadoras. A empresa explica que o engate rápido, aliado à linha hidráulica adicional de série, aumenta a diversificação e, consequentemente, gera maior lucratividade.

Além do peso operacional, os dois modelos possuem algumas diferenças dimensionais em sua largura e no conjunto braço/lança. Isso confere a ViO35, maior estabilidade no manuseio de materiais e maior profundidade de escavação. Já na ViO30, garante a adequação em trabalhos confinados. Deste modo, a marca afirma disponibilizar a solução ideal para cada tipo de trabalho, dentro de uma mesma classe.

Miniescavadeiras YANMAR até 6 toneladas

ViO55 – O modelo, segundo a fabricante, foi pensado para atender os operadores mais exigentes. A YANMAR informa que a miniescavadeira ViO55 impressiona pelo baixo consumo de combustível, conforto, durabilidade e facilidade de operação. Ideal para terraplanagem, demolição, sucata, fundação de prédios e outras aplicações, possui peso operacional de 5.565kg, profundidade de escavação de 3900mm, motor YANMAR, 4 cilindros e turbo, com 36.1kw de potência.

 

Miniescavadeiras YANMAR até 8 toneladas

ViO80 – Com 8.285kg de peso operacional e 39.3kw de potência de motor, o modelo entrega, diz a marca, qualidade e robustez, Giro Zero, e conta com articulação da lança, uma exclusividade da companhia para máquinas desta categoria. “Como todos os produtos YANMAR, a ViO80 oferece o que há de melhor em segurança para proteção do operador”, explica a empresa. A cabine possui proteção ROPs (Roll Over Protective Structure) e FOPs (Falling Object Protective Structure) de acordo com a norma  de segurança ISO 12117-2 e ISO 3411.

Tecnologia, inovação, qualidade e foco no cliente é a receita da YANMAR para liderar mercado de miniescavadeiras

Miniescavadeiras YANMAR até 10 toneladas

SV100 – Com 54.7kw de potência no motor e 9.825kg de peso operacional, a miniescavadeira YANMAR SV100, possui, dentre as principais características, um peso operacional que possibilita, de acordo com a marca, mais facilidade durante o transporte da máquina, além de rendimento de trabalho similar às escavadeiras de 12 toneladas disponíveis no mercado, porém com características exclusivas das miniescavadeiras YANMAR, como deslocamento lateral da lança e lâmina frontal. A máquina ainda conta com dispositivo mecânico de inversão de comando operacional, que, segundo a fabricante, é ideal para diferentes perfis de operadores.

Contato
Empresa: YANMAR South America Industria de Máquinas LTDA.
Telefone: +55 19 3801-9200
Site: https://www.yanmar.com/br

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!